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Física Aplicada

Código: MI071103     Sigla: FISAPL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://qf.ff.up.pt/fisica/
Unidade Responsável: Laboratório de Química Aplicada
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 294 MICF - Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC de Física Aplicada tem como objectivo expor ao estudante um conjunto de conhecimentos estruturados e conceitos fundamentais de física e interligá-los com os fenómenos químicos e biológicos; fornecer experiência básica no tipo de medições físicas que conduzem a resultados quantitativos de interesse para as Ciências Farmacêuticas.

Programa

Fenómenos de Superfície:Equilíbrio em interfaces; Interfaces planas e curvas;
Capilaridade; tensão superficial; Adsorção em interfaces líquidas; Isotérmica de adsorção de Gibbs; Tensioactivos; Excesso superficial; Formação de micelas e concentração micelar crítica; Aplicações biológicas dos agentes tensioactivos; Adsorção em interfaces sólidas; Adsorção de gases por sólidos; Entalpia de adsorção; Quimissorção e fisissorção
Isotérmicas de adsorção características; superfície específica dos sólidos; Adsorção de solutos por sólidos; Isotérmica de Freundlich; Tipos de adsorventes; Adsorção e catálise; Aspectos práticos da adsorção


Fenómenos de Transporte: Transporte de matéria; Conceito de difusão: Leis de Fick; Medida dos coeficientes de difusão; Diálise e ultrafiltração; Efeito de Donnan; Transporte através de membranas naturais: tipos de transporte; Transporte sob o efeito de forças centrífugas: difusão e sedimentação natural; ultracentrifugação ; Velocidade de sedimentação; Equilíbrio de sedimentação; Electroforese; Introdução à Reologia; Introdução; Deformação elasticidade e fluxo; Reologia; Deformação, elasticidade e fluxo; Interpretação molecular do fluxo;Fluxo laminar e fluxo turbulento: Viscosidade: comportamento Newtoniano; Medida da viscosidade; Fluxos não-Newtonianos; Tixotropia; Macromoléculas e Coloides; classificação; Métodos para a determinação do tamanho, forma e massa molecular das macromoléculas; Utilidade dos polímeros em ciências farmacêuticas; Macomoléculas biológicas: aplicações farmacêuticas e biotecnológicas; Sistemas coloidais; Natureza do sistema coloidal; Classificação dos sistemas coloidais; Características estruturais dos sistemas coloidais; Propriedades ópticas, osmóticas e eléctricas; Exemplos e aplicação dos sistemas coloidais


Óptica: Natureza da luz ; Teoria corpuscular e ondulatória ; Princípios da propagação da luz; Fontes de luz: objectos luminosos e iluminados , A cor ; Óptica geométrica ; Fundamentos teóricos, Tipos de reflexão ; Leis da reflexão ; Reflexão em espelhos planos e esféricos; Refracção ; Índice de refracção ; Lei de Snell - Descartes ; Refringência do meio; Ângulo limite ; Reflexão total; Dioptros planos / prismas ; Formação de imagens/dioptros planos ; Lâminas de faces paralelas; Prismas ; Lentes esféricas; Classificação ; Lentes convergentes e divergentes; Polarização ; tipos de polarização, polarizadores; actividade óptica; Dicroismo circular; Instrumentação e aplicações, Instrumentos ópticos ; O olho humano ; Defeitos da visão e sua correcção


Electricidade :O campo eléctrico;Fluxo do campo eléctrico ; Lei de Gauss para o campo eléctrico; Propriedades de um condutor colocado num campo eléctrico; Polarização eléctrica da matéria; Susceptibilidade e permitividade eléctricas ; Capacitância eléctrica ; Energia do campo eléctrico; Corrente eléctrica ; Lei de Ohm ; Força electromotriz ; Condutividade ; Potência eléctrica; Associação de resistências ; Circuitos de corrente contínua ; Interacção magnética ; Força magnética sobre uma carga em movimento ; Campo magnético de uma carga em movimento ; Conceitos de Electrónica; Sinais eléctricos e sua natureza; Elementos activos e passivos ; Exemplos de circuitos electrónicos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas(2x 60 min) - exposição oral recorrendo a material didático adequado;
Aulas laboratoriais (1x 120 min) - realização de trabalhos laboratoriais . Os trabalhos são executados pelos estudantes, em grupos (2 -3 estudantes) em sistema rotativo ;
Aulas praticas (1x60 min) - resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Não há obrigatoriedade de frequência às aulas teóricas. A frequência às aulas laboratoriais e práticas é obrigatória. As regras de frequência às aulas laboratoriais e práticas são as que estão fixadas nas normas de avaliação em vigor para o ano lectivo de 2010/2011, aprovadas em Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Contribuem para a classificação final da UC a classificação obtida na parte laboratorial e na parte teórica. A classificação final é a média aritmética das notas obtidas na laboratorial e na teórica, contribuido a primeira com um peso 25% e a segunda com 75%. Os estudantes terão que ter uma classificação mínima de 9,5 valores na componente laboratorial para se poderem apresentar a exame teórico.
Os estudantes que não obtiveram aprovação nos anos anteriores a 2008/2009, terão que repetir a componente laboratorial e serem avaliados nos mesmos moldes que os estudantes inscritos pela primeira vez em 2010/2011.
Poderão realizar exame laboratorial nas datas fixadas pelo Conselho Pedagógico os estudantes em regime especial ou os estudantes que embora tenham frequentado todas as aulas laboratoriais, por motivos justificados, não puderam comparecer à última aula.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estão de acordo com a normas de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhorar a classificação deverão requerer um exame final teórico. A classificação laboratorial mantém-se excepto se o estudante requerer também a sua melhoria através da realização de um exame laboratorial.

Observações

O conteúdo programático da UC foi desenhado admitindo que os estudantes possuiam conhecimentos básicos de matemática, biologia e química.
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