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Química Orgânica I

Código: MI071101     Sigla: QORG1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 328 MICF - Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS
Adquirir uma visão clara das potencialidades e de aplicação da Química Orgânica.
Adquirir conhecimentos teóricos, bem como a flexibilidade e capacidade de generalização do seu uso, de modo a conduzir a uma preparação eficaz que permita compreender, aprofundar e aplicar os conceitos a casos concretos, ou seja, relacionar e aplicar os conceitos a diferentes áreas que integram a estrutura curricular do curso
Combinar os conhecimentos básicos ministrados na unidade curricular com uma consulta bibliográfica adequada, de forma a resolver as dúvidas e os problemas a eles associados. Incentivar para a pesquisa bibliográfica assim como para a leitura, análise e discussão de artigos científicos que abordem temas relacionados com aplicação da matéria, como por exemplo a sua ligação com aspetos relacionados com a Saúde, Sociedade e Indústria, estimulando desta forma autossuficiência.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Classificar as reações dos compostos orgânicos, e caracterizar os aspetos estruturais que conferem e influenciam a sua reatividade e respetivas propriedades físico-químicas.
Compreender as reações químicas e justificar mecanisticamente os factos ocorridos.
Aplicar o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetar os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquirir o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica, através da realização de exercícios de revisão e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Aprender técnicas de obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de amostras de origem diversa. Desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, rigor, trabalho em equipa e de observação. Planear experiências laboratoriais, organizar e interpretar dados experimentais.
Aplicar as regras de segurança laboratoriais e as boas práticas de utilização do material e equipamento.
Desenvolver a capacidade de iniciativa experimental, crítica e de autoavaliação das experiências efetuadas. Elaborar relatórios precisos e reprodutíveis.

Programa

PROGRAMA TEÓRICO
Estudo de compostos orgânicos, generalidades. Alcanos, halogenetos de alquilo, alcenos, alcinos e hidrocarbonetos aromáticos: estruturas, nomenclatura, propriedades fisico-químicas, métodos de obtenção e reatividade, mecanismos reacionais. Estereoquímica e análise conformacional.


PROGRAMA LABORATORIAL
Execução de trabalhos laboratoriais visando a obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de compostos orgânicos.

Bibliografia Obrigatória

Ault Addison; Techniques and experiments for organic chemistry. ISBN: 0-935702-76-8
Marmor Solomon; Laboratory methods in organic chemistry. ISBN: 0-8087-3997-2
Vollhardt K. Peter C.; Organic chemistry: structure and function. ISBN: 0-7167-4374-4
McMurry John; Organic chemistry. ISBN: 978-0-495-11628-8
Sykes Peter; Estudo dos mecanismos das reacções orgânicas
McMurry Susan; Study guide and solutions manual for McMurry.s organic chemistry. ISBN: 978-0-495-11268-6
Tomé Augusto; Introdução à nomenclatura de compostos orgânicos. ISBN: 978-972-592-278-1
Madalena M M Pinto e cols.; Manual de Trabalhos laboratoriais de Química Orgânica e Farmacêutica, Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-750-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- AULAS TEÓRICAS (3 horas/semana): apresentações em Power Point e em “quadro convencional”. Procura-se associar as matérias ministradas à vida do dia a dia e também a fornecer bases propedêuticas para outras unidades curriculares. No final de cada tópico, é incentivada a discussão sobre o tema e a resolução de questões.

- AULAS LABORATORIAIS: Após aulas de discussão de bases de métodos (1 semana) e uma aula laboratorial de demonstração (1 semana) os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana) são efetuados em grupos de 2 a 3 alunos de acordo com um cronograma.

Os docentes responsáveis encontram-se disponíveis para atendimento dos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

a) A assistência às aulas teóricas não é obrigatória.

b) Estudantes com frequência às aulas laboratoriais em 2012/2013:

b1) Avaliação da componente laboratorial:
-Os estudantes serão avaliados durante as aulas laboratoriais. Os estudantes com classificação da avaliação laboratorial distribuída inferior a 10 devem realizar uma prova laboratorial prévia ao exame teórico final, em data indicada no calendário letivo. A prova laboratorial é eliminatória.

b2) Avaliação da componente teórica:
-Por exame final escrito que contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas do corrente ano letivo.

c) Estudantes com frequência às aulas laboratoriais em 2009/2010 e 2010/2011 2011/2012:
-A classificação laboratorial dos estudantes será mantida, devendo estes estudantes efetuar apenas o exame final escrito, que contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas no corrente ano letivo.

d) Os Estudantes com frequência às aulas laboratoriais em anos anteriores a 2009/2010, serão avaliados apenas por exame final escrito, que contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas e laboratoriais.

e) Os estudantes que, por lei, estejam dispensados da presença nas aulas laboratoriais, deverão realizar exames laboratorial e teórico na época de exames. O exame final escrito contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas e laboratoriais.

Fórmula de cálculo da classificação final

COMPONENTE LABORATORIAL
- Serão avaliados, nas aulas laboratoriais o desempenho dos estudantes, o acompanhamento da unidade curricular e os relatórios dos trabalhos laboratoriais, entregues na aula subsequente à que foi realizado o trabalho. Estes aspetos contribuirão com 40% para a nota da componente laboratorial. Na componente laboratorial será ainda tida em conta a classificação obtida numa prova escrita a realizar durante o período de aulas, contemplando toda a matéria laboratorial. Esta prova contribuirá com 60 % para a nota da componente laboratorial.
- A nota da componente laboratorial terá como fator de ponderação 25% para a nota global da unidade curricular.

COMPONENTE TEÓRICA
- Será avaliada por exame final escrito, que contemplará a totalidade da matéria correspondente ao programa teórico. Este terá como fator de ponderação 75% para a nota global da unidade curricular.

-Na avaliação global os Estudantes com classificação igual ou superior a 10 serão considerados aprovados; os Estudantes com classificação inferior a 10 serão considerados reprovados.

Provas e trabalhos especiais

Durante o período de aulas será efetuada uma prova escrita contemplando toda a matéria do programa laboratorial.
Os alunos dispensados de frequência de acordo com as Normas Gerais de Avaliação deverão realizar um exame laboratorial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FFUP em vigor no ano letivo.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será efetuada mediante a realização de exame final escrito, que contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas. A classificação da avaliação laboratorial distribuída será mantida e corresponderá a 25% da classificação final.

Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química Geral e Físico-Química. Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.
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