Com o objetivo de responder de forma eficaz às necessidades da sociedade e acompanhar a evolução das competências exigidas aos profissionais de saúde, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) aposta numa aproximação estratégica entre o ensino e a prática da profissão farmacêutica.
Num momento em que a nova Diretiva Delegada (UE) 2024/782 da Comissão Europeia, de 4 de março de 2024, impõe novos desafios ao ensino superior na área da saúde, o Conselho Científico da FFUP tem vindo a analisar e a adaptar o plano curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. O objetivo? Garantir uma formação de excelência, alinhada com as exigências atuais da profissão farmacêutica.
Como parte desta reflexão, nasce o Ciclo de Conferências do Conselho Científico – Academia e Profissão Farmacêutica, uma iniciativa que promete reunir vozes influentes do setor para debater temas emergentes e estratégicos para o futuro da profissão.
A 4ª conferência realiza-se no próximo dia 16 de julho, às 18h, via Zoom, e está aberta a todos os docentes da FFUP.
Sob o tema “O farmacêutico na comunidade: da observação à intervenção baseada em evidência através da farmácia comunitária”, a conferência contará com a intervenção do Doutor António Teixeira Rodrigues, Diretor de Soluções e Evidência em Saúde da Associação Nacional das Farmácias (ANF).
Esta é a quarta de uma série de conferências que têm vindo a fortalecer a ligação entre o meio académico e o setor farmacêutico, promovendo um ensino cada vez mais dinâmico, atual e alinhado com os desafios contemporâneos da profissão.