Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > SD

Saúde Digital

Saúde Digital  

A UC (InovPED) Saúde Digital visa preparar futuros profissionais de saúde (e outros interessados na área) para a transformação digital na área da saúde.
Esta transformação decorre a um ritmo acelerado por toda a Europa e já se começa a sentir Portugal, especialmente desde a pandemia, sendo um passo inadiável no contínuo desenvolvimento dos cuidados de saúde. As soluções digitais têm potencial para transformar radicalmente os sistemas de saúde e a educação na área, proporcionando melhores resultados em saúde, serviços e qualidade através de avanços tecnológicos. É expectável que, dentro de dez anos, 75% dos doentes e cuidadores utilizem serviços de saúde digital, nomeadamente na gestão do bem-estar, no acesso aos cuidados de saúde e na gestão das doenças crónicas.

Esta formação é uma formação de referência, com forte componente prática, que afirma da Universidade do Porto como centro de referência na área da inovação em saúde digital, e do Envelhecimento Ativo e Saudável, visando dar resposta aos maiores desafios societais associados à transformação digital da saúde e dos cuidados. Esta é uma área de reconhecido valor e relevância social, fortemente alinhada com as prioridades definidas pelo Horizon Europe.
É ainda uma oportunidade única para os alunos de hoje se preparem para o mercado de trabalho do futuro.

Como parte da formação prática da disciplina serão formados grupos de trabalho que desenvolverão, com o apoio dos docentes da disciplina, projetos inovadores na área da Saúde Digital. No final do semestre os grupos de trabalho poderão apresentar os seus projetos a um painel de júris que irá eleger uma equipa vencedora que receberá um prémio de ¤500, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da sua ideia.


A UC Saúde Digital é realizada com o apoio dos projetos EIT Health e INVENTHEI.

PROGRAMA



Informações



Data e local

Quartas-feiras do 2º semestre, das 14:00 às 18:00 (2h teóricas + 2h teórico-práticas).
Início a 22 de fevereiro de 2023.
Complexo FFUP/ICBAS
Anfiteatro 5

O regime de frequência do curso é presencial.

Créditos
6 ECTS


Destinatários
Esta formação tem como destinatários estudantes do primeiro, segundo e terceiro ciclos de estudos dos cursos das áreas da saúde e sociais, ou afins, assim como profissionais destas áreas. Estudantes de outras áreas que demonstrem motivação e interesse poderão também ser admitidos na formação.


Critérios de seleção:
A seleção dos candidatos será efetuada com base nos seguintes critérios:
1) Titular de, ou inscrito em, licenciatura/mestrado/doutoramento, sendo dada prioridade aos cursos da área da saúde e da área social, ou afins:
- área da saúde e área social: 10 pontos;
- áreas afins: 8 pontos;
- outras áreas: 5 pontos.
2) Média de curso (para os concluídos) ou média das unidades curriculares concluídas (para os inscritos):
- Média entre 18 e 20 valores: 10 pontos;
- Média entre 15 e 17 valores: 8 pontos;
- Média entre 12 e 14 valores: 5 pontos;
- Média entre 10 e 11 valores: 3 pontos.
Os que concluíram doutoramento serão considerados com 10 pontos.
Os estudantes que apresentem resultados qualitativos nas unidades curriculares serão considerados com 3 pontos.
3) Avaliação da carta de motivação.
A média de curso ou média das unidades curriculares concluídas será usada como critério de desempate.


Propina
Público em geral: 202¤ (inclui seguro escolar no valor de 2¤)
Estudantes inscritos na UP: 25¤


Nº vagas
20 (mínimo)
40 (máximo)

20 vagas são exclusivas para estudantes inscritos na U.Porto


Candidaturas

1ª fase
Apresentação de candidaturas: até 13/02/2023 >>> Candidatura online
Afixação de resultados definitivos: 15/02/2023
Matrícula e inscrição: 15/02/2023
Eventual colocação de suplentes: 16/02/2023

Os estudantes inscritos na UP devem garantir que têm créditos (ECTS) disponíveis para inscrição no curso (6 ECTS). O limite máximo de inscrição em ano letivo na UP é de 75 ECTS anuais e 42 semestrais. Excecionalmente, em casos de conclusão de curso, os estudantes podem inscrever-se a um total de 81 ECTS anuais e 48 semestrais, após pedido e autorização do Diretor e Conselho Pedagógico da instituição onde estão inscritos.

Os documentos estrangeiros ou emitidos no estrangeiro devem ser autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou em alternativa, legalizados pelo sistema de Apostilha nos termos da Convenção de Haia. Documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, deverão ser traduzidos para a língua portuguesa.

Informação adicional
expediente@ff.up.pt

Dados Gerais

Sigla: SD
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2020/2021
Duração: 1 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Saúde Digital (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-04 às 20:58:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias