Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais


O Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais é um 3º ciclo de estudos conjunto do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto, com a participação de 3 centros de investigação classificados como unidades de excelência em investigação científica pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Biologica Molecular e Celular (IBMC) e a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE).

O PDCTA constitui uma plataforma de ensino avançado e de investigação de excelência incluindo docentes/investigadores de áreas diversas no âmbito das Ciências do Ambiente e da Vida. O objetivo central é preparar recursos humanos de elevada qualificação científica e técnica multidisciplinar que possam contribuir para enfrentar os impactos ambientais causados pelos problemas globais actuais, especialmente no que se refere aos efeitos adversos e riscos de agentes químicos e outros stressores no ambiente e na saúde humana, animal e de ecossistemas.

O PDCTA tem a duração de 4 anos, sendo o projeto de tese de doutoramento iniciado logo no primeiro semestre em ambiente de investigação científica de excelência, estimulando-se naturalmente a produtividade científica de elevada qualidade. Assim, entre outros requisitos, é condição para submissão e defesa pública da Tese de Doutoramento a integração nesta de pelo menos um artigo científico original (full lenght paper) em que o doutorando é o 1º autor, aceite, em publicação ou já publicado em revista internacional da especialidade indexada (e.g. ISI Web of Knowledge, Medline,...). A pedido do(a) estudante e através das vias oficiais poderá ser reconhecida e creditada a experiência e competências adquiridas anteriormente em contexto académico, científico ou profissional, no âmbito da "Opção".

Competências Profissionais
Será oferecido conhecimento e treino interdisciplinares avançados em Toxicologia e Contaminação Ambientais e áreas associadas num contexto internacional e multidisciplinar, incluindo a capacidade de reconhecer e caracterizar problemas ambientais e os efeitos destes na saúde humana, animal e de ecossistemas; planear e implementar programas de investigação e/ou acção capazes de responderem de forma eficaz a situações teóricas e aplicadas; obter, analisar e interpretar dados; avaliar e gerir riscos e recursos ambientais; comunicar resultados e riscos a diversos tipos de interlocutores.


Para informações sobre Candidaturas e procedimentos administrativos, por favor, consulte a página do ICBAS que é a Instituição Administrativa deste curso.





Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-03-18 I  Página gerada em: 2019-11-22 às 17:45:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais