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Biologia Celular

Código: MI071102     Sigla: BIOCEL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 261 MICF - Plano de Transição 2023/24 1 - 6 65 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Maria Coutinho Nogueira Marta Borges Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Prática e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Georgina Lopes Correia da Silva 0,23
Margarida Maria Coutinho Nogueira Marta Borges 2,23
Elísio Manuel de Sousa Costa 0,54
Prática e Laboratorial Totais 12 24,00
Margarida Maria Coutinho Nogueira Marta Borges 11,00
Elísio Manuel de Sousa Costa 9,00
Irina Filipa Lima Lousa 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Atendimento em inglês aos estudantes; materiais de estudo em inglês; avaliação em inglês (Assistance in English to students; English study materials; English assessment)

Objetivos

Pretende-se que o estudante:

  • Adquira e consolide conhecimento sobre os conceitos básicos da Biologia Celular/Bioquímica, e as principais metodologias experimentais para o estudo da célula.
  • Compreenda as características estruturais comuns a todas as células eucarióticas: organização interna e funcional, expressão e transmissão da informação genética, estrutura e função de proteínas.
  • Compreenda a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula.
  • Atinja os objetivos propostos de uma forma gradual ao longo do semestre.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal de informação científica e trabalho colaborativo.

 

Resultados de aprendizagem e competências


  • Aquisição de conhecimentos sobre os mecanismos biológicos essenciais para o funcionamento celular.

  • Compreensão e reconhecimento da importância da célula nos mecanismos fisiopatológicos.

  • Aquisição de competências laboratoriais, nomeadamente na manipulação e observação ao microscópio ótico. Apreensão de técnicas experimentais essenciais no estudo da célula, inerentes à investigação na área das ciências biológicas, mas também inerentes à prática laboratorial padrão.

  • Relacionar os conceitos abordados na componente teórica com a componente prática-laboratorial.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

Componente Teórica

  • A evolução da célula. Componentes químicos das células.
  • Estrutura e função de proteínas. Metodologias laboratoriais de fracionamento e estudo de proteínas.
  • Ácidos nucleicos. Organização estrutural da cromatina e dos cromossomas eucarióticos.
  • Exemplos de processos genéticos moleculares básicos: transcrição, replicação e tradução.
  • Organização celular: biomembranas, citosol, estrutura e função dos diversos organelos celulares
  • Metodologias laboratoriais para o estudo da célula.
  • Função celular: transporte transmembranar de moléculas e iões; conceitos básicos de síntese de lípidos; conceitos básicos de energética celular; síntese proteica e distribuição de proteínas na célula; principais vias de degradação proteica; tráfego vesicular e via secretória de proteínas;
  • Citoesqueleto: microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários.
  • Junções celulares. Adesão Celular. Moléculas de adesão celular. Matriz extracelular.
  • Comunicação celular.
  • Ciclo celular: Interfase e mitose. Meiose.
  • Morte Celular. Metodologias laboratoriais para estudo de morte celular.
  • Células estaminais.
  • Cancro.


Componente Laboratorial 

  • Microscópio ótico.
  • Preparações histológicas a fresco, preparações definitivas sem inclusão e preparações definitivas com inclusão.
  • Colorações citoquímicas e imuno-histoquímica. Medição de células.
  • Cultura celular e observação de células ao microscópio ótico invertido. Observação de preparações citológicas com marcação celular fluorescente ao microscópio de fluorescência.
  • Realização de pesquisa digital sobre temas relacionados com os conteúdos ministrados nas componentes teórica e laboratorial.

Bibliografia Obrigatória

Harvey Lodish; Molecular cell biology. ISBN: 978-1-4641-8339-3

Bibliografia Complementar

Bruce Alberts; Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4464-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão magistrais, ministradas com recurso a um sistema de apresentação digital.

No início do semestre será ministrada uma aula de explicação dos trabalhos laboratoriais e das atividades in class learning a realizar durante o semestre.

Os trabalhos laboratoriais serão realizados individualmente pelos estudantes e de acordo com um cronograma previamente estabelecido.  Os estudantes serão acompanhados pelo docente durante a execução dos trabalhos laboratoriais para explicação e esclarecimento de dúvidas.

As atividades in class learning versam temáticas abordadas durante as aulas teóricas e têm como objetivo a sua integração na componente laboratorial. Serão fornecidos instruções e material de apoio no Moodle. Durante estas atividades os estudantes serão acompanhados pelo docente sempre que possível, promovendo-se a articulação entre os estudantes, a análise e interpretação da informação e esclarecimento de dúvidas. No final de cada atividade será realizado um quiz individualmente na plataforma Moodle.

Os docentes estarão disponíveis nas horas de atendimento aos alunos, anunciadas no início do semestre e/ou por marcação prévia.

A calendarização das aulas laboratoriais e da avaliação distribuída poderá ser ajustada durante o semestre e será disponibilizada no Moodle.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 10,00
Teste 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 97,00
Frequência das aulas 65,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas teóricas não são obrigatórias. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor, ou seja, o estudante não pode exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

A frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes. Assim, para o ano letivo corrente, consideram-se válidas as frequências obtidas nos anos letivos 2022/23 e 2023/24.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde ao somatório do exame final (80%) e da avaliação distribuída (20%).

A avaliação distribuída é constituída por: i) Quizzes realizados durante o semestre durante as aulas laboratoriais (10 %); ii) exame laboratorial (10 %).

A avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores. Os estudantes com classificação inferior a 9,5 são considerados reprovados. Não estão previstas provas orais.

 

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, de acordo com a legislação em vigor, poderão ser dispensados da frequência das aulas laboratoriais, terão que obrigatoriamente realizar o exame laboratorial. O exame laboratorial poderá ser realizado durante a última semana de aulas laboratoriais (com os estudantes ordinários) de acordo com o cronograma pré-estabelecido pelo docente, ou nas épocas de exames normal ou de recurso.  A aprovação nesta prova é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita final.

. 

Melhoria de classificação

Os estudantes podem requerer melhoria de classificação, uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes áquela em que obtiveram aprovação. 
A classificação final da unidade curricular será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.

Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química e Biologia ministrados no ensino secundário. 

Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se estudantes de mobilidade com fluência em inglês. A UC é lecionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam material de apoio aos estudantes em inglês. Os processos de avaliação dos estudantes de mobilidade poderão ocorrer a seu pedido, em inglês.

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