Código: | MI071102 | Sigla: | BIOCEL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Naturais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 261 | MICF - Plano de Transição 2023/24 | 1 | - | 6 | 65 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Margarida Maria Coutinho Nogueira Marta Borges | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Prática e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Georgina Lopes Correia da Silva | 0,23 | ||
Margarida Maria Coutinho Nogueira Marta Borges | 2,23 | ||
Elísio Manuel de Sousa Costa | 0,54 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 12 | 24,00 |
Margarida Maria Coutinho Nogueira Marta Borges | 11,00 | ||
Elísio Manuel de Sousa Costa | 9,00 | ||
Irina Filipa Lima Lousa | 4,00 |
Pretende-se que o estudante:
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:
Componente Teórica
Componente Laboratorial
As aulas teóricas serão magistrais, ministradas com recurso a um sistema de apresentação digital.
No início do semestre será ministrada uma aula de explicação dos trabalhos laboratoriais e das atividades in class learning a realizar durante o semestre.
Os trabalhos laboratoriais serão realizados individualmente pelos estudantes e de acordo com um cronograma previamente estabelecido. Os estudantes serão acompanhados pelo docente durante a execução dos trabalhos laboratoriais para explicação e esclarecimento de dúvidas.
As atividades in class learning versam temáticas abordadas durante as aulas teóricas e têm como objetivo a sua integração na componente laboratorial. Serão fornecidos instruções e material de apoio no Moodle. Durante estas atividades os estudantes serão acompanhados pelo docente sempre que possível, promovendo-se a articulação entre os estudantes, a análise e interpretação da informação e esclarecimento de dúvidas. No final de cada atividade será realizado um quiz individualmente na plataforma Moodle.
Os docentes estarão disponíveis nas horas de atendimento aos alunos, anunciadas no início do semestre e/ou por marcação prévia.
A calendarização das aulas laboratoriais e da avaliação distribuída poderá ser ajustada durante o semestre e será disponibilizada no Moodle.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Teste | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 97,00 |
Frequência das aulas | 65,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas teóricas não são obrigatórias. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor, ou seja, o estudante não pode exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
A frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes. Assim, para o ano letivo corrente, consideram-se válidas as frequências obtidas nos anos letivos 2022/23 e 2023/24.
A classificação final corresponde ao somatório do exame final (80%) e da avaliação distribuída (20%).
A avaliação distribuída é constituída por: i) Quizzes realizados durante o semestre durante as aulas laboratoriais (10 %); ii) exame laboratorial (10 %).
A avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores. Os estudantes com classificação inferior a 9,5 são considerados reprovados. Não estão previstas provas orais.
Os estudantes que, de acordo com a legislação em vigor, poderão ser dispensados da frequência das aulas laboratoriais, terão que obrigatoriamente realizar o exame laboratorial. O exame laboratorial poderá ser realizado durante a última semana de aulas laboratoriais (com os estudantes ordinários) de acordo com o cronograma pré-estabelecido pelo docente, ou nas épocas de exames normal ou de recurso. A aprovação nesta prova é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita final.
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Os estudantes podem requerer melhoria de classificação, uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes áquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da unidade curricular será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química e Biologia ministrados no ensino secundário.
Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se estudantes de mobilidade com fluência em inglês. A UC é lecionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam material de apoio aos estudantes em inglês. Os processos de avaliação dos estudantes de mobilidade poderão ocorrer a seu pedido, em inglês.