Investigação em Farmácia Prática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos e competências sobre investigação em farmácia prática de forma a permitir a participação em equipas e interpretar os resultados de investigações que sirvam de base para a tomada de decisão no exercício da profissão farmacêutica.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao concluírem esta unidade curricular, os estudantes devem ter a capacidade:
• De identificar a diferença entre uma ideia de investigação e uma verdadeira questão de investigação desenvolvida com apoio de num protocolo.
• De identificarem os métodos de investigação mas apropriados para uma dada questão de investigação na área de farmácia prática.
• De compreender a escolha de testes estatísticos para conseguir identificar diferenças, associações e causalidade.
• De desenvolver um projeto de investigação aplicável num ambiente de exercício profissional (i.e., hospitalar ou ambulatorial).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
A unidade curricular de Investigação em Farmácia Prática requer estudantes com a maturidade esperada de um estudante de 3º ano que está a concluir a primeira parte do seu mestrado integrado. Beneficia do ensino prévio de várias unidades curriculares de Química Farmacêutica, Tecnologia Farmacêutica e Farmacognosia e da unidade curricular de Farmacologia prevista para decorrer em simultâneo.
Programa
Programa teórico
- Protocolo de investigação (busca de literatura)
- Criação de uma base de dados
- Desenhos de estudos epidemiológicos
- Viés e limitações nos estudos
- Conceitos básicos de estatística aplicada
- Investigação com questionários
- Estudos com doente simulado
- Estudos de utilização de medicamentos
- Investigação qualitativa
- Síntese de evidência, qualitativa e quantitativa
- Escrita de um artigo científico
- Apresentação oral e em poster
Programa teórico-prático
Durante as aulas teórica-práticas os estudantes irão desenvolver, em grupo de quatro, um projeto de investigação, integrando e aplicando os conhecimentos e competências adquiridos ao longo das aulas teóricas, que deverá ser entregue para a avaliação final da unidade curricular.
Bibliografia Obrigatória
varios; Pharmacy Practice Research Methods, Babar ZUD, 2020. ISBN: 978-981-15-2992-4
Bibliografia Complementar
McDowell I; Measuring Health, 2006. ISBN: 978-0-19-516567-8
varios; Epidemiology kept simple, Gerstman BB, 2003. ISBN: 0-471-40028-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da disciplina de Investigação em Farmácia Prática pretende-se que seja um ensino híbrido (B-learning) maioritariamente presencial mas complementado com ensino tutorial recorrendo a uma plataforma de e-learning.
AULAS TEÓRICAS:
As aulas teóricas são ministradas com recurso a um sistema de apresentação (Power Point e pequenos filmes). Fomenta-se ainda a participação nas aulas mediante questionamentos sobre materia ainda não exposta pelo docente.
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS:
Nas aulas teórico-práticas, os estudantes deverão apresentar um trabalho colaborativo (em grupos com o máximo de cinco elementos). No final do semestre, cada grupo deverá ter desenvolvido uma pequena investigação cujos resultados deverão ser entregues em formato de apresentação oral ou poster a congresso.
Software
EndNote
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística > Estatística médica
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Teste |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
92,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade: as aulas teóricas não são obrigatórias, ainda que altamente recomendadas.
Estudantes com baixa assiduidade às aulas teóricas deverão passar exame oral do seu conteudo. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor, ou seja, o estudante não pode exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A
classificação final consiste no somatório da avaliação do trabalho apresentado pelo grupo (cotação máxima de 16 valores) com a da avaliação distribuída individual resultante da participação nas aulas e a prova final (cotação máxima de 4 valores).
Os estudantes que não apresentem projeto, ou que a participação nos projetos seja considerada insatisfatória, não superarão a UC na epoca normal, devendo apresentar-se na epoca de recurso a um exame oral sobre o componente teorico da UC.
Melhoria de classificação
Estudantes que desejem melhorar a classificação obtida na época normal (por melhoria ou por recurso) terão a oportunidade de realizar um
exame oral sobre a parte teórica da UC na epoca de recurso.