Código: | MI073227 | Sigla: | ALHUM2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 165 | MICF - Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os estudantes para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b) preparar os estudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer aos estudantes conhecimentos de alimentação e nutrição que lhes permitam incluir no aconselhamento farmacêutico, a alimentação e a dietoterapia, tão relevante nalgumas patologias.
Sempre que possível serão convidados peritos nas diferentes áreas de estudo da UC, nomeadamente profissionais da Farmácia Comunitária, da Farmácia Hospitalar, da área legislativa e do controlo da qualidade de diferentes produtos referenciados ao longo das matérias ministradas. Deste modo os estudantes têm contacto com as diferentes áreas de trabalho relacionadas com a UC, adquirindo mais competências para futuros escolhas profissionais.
A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de unidades curriculares dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde. Os estudantes deverão ser capazes de perceber quais as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação, a forma como uma correta alimentação pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta temática.
É também discutida a importância do farmacêutico na equipa multidisciplinar para os casos que necessitam de alimentação entérica e/ou parentérica e a importância de estarem familiarizados com estas matérias para terem um papel ativo nas decisões a serem tomadas.
O contacto com profissionais das diferentes áreas de trabalho envolvidas na UC ajuda a que os estudantes entendam melhor a importâncias das matérias ministradas.
Tratando-se de uma disciplina aplicada serão tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.
Programa teórico
1. Alimentação / Nutrição /Saúde.
Definições: saúde, alimentação, nutrição, dietética e nutrição clínica. Importância do alimento na sociedade. Importância do alimento em Ciências Farmacêuticas.
Desafios para a indústria alimentar para responder às preocupações dos consumidores, às tendências de futuro e aos novos comportamentos com a pandemia.
Papel do Farmacêutico no aconselhamento nutricional e de suplementos alimentares. Intervenção dos farmacêuticos enquanto profissionais de saúde na educação alimentar.
2. Suplementos alimentares: importância em farmácia comunitária. Enquadramento legal
Diferenças relativamente aos medicamentos. Evolução das vendas entre farmácias e outros estabelecimentos (mass market). Exemplos de SA vendidos para diferentes situações e sua composição: sistemas digestivo, urinário e cardiovascular; sistema nervoso e perturbações do sono; menopausa, gravidez e lactação; saúde osteoarticular; cabelo e unhas; visão; emagrecimento; suplementos para desportistas.
Suplementos alimentares e o fortalecimento do sistema imunitário. Nutrientes, prebióticos, probióticos e posbióticos. Eixo Intestino-Cérebro. Alimentação, sono e exercício regular.
3. Nutrição artificial (entérica e parentérica) Apoio nutricional. Produtos disponíveis. Realimentação progressiva. Alimentação modificada para certos problemas temporários. Contraste entre a prática da nutrição na saúde e doença. Objetivos da nutrição clínica: Tratar / Prevenir a má-nutrição. Efeitos físicos e psicossociais da subnutrição. Efeito da doença e do estado nutricional; erros metabólicos congénitos e adquiridos.
Nutrição entérica. Benefícios fisiológicos, bioquímicos e metabólicos. Indicações específicas. Contraindicações. Produtos disponíveis no mercado. Fórmulas disponíveis: dietas de fórmula definida; suplementos alimentares / alimentos médicos; alimentos naturais. Fórmulas monoméricas, poliméricas, modulares, especiais e fórmulas padrão. Métodos de infusão.
Alimentação parentérica total e total periférica. Bolsas tricompartimentadas. Cuidados na preparação de misturas nutritivas parentéricas. Papel do farmacêutico como elemento integrante da equipa multidisciplinar para instituição do suporte nutricional.
4. Patologias cuja prevenção/controlo pode conseguir-se pela dietoterapia:
- Desordens deficitárias de iodo: Bócio e Cretinismo, uma das maiores prioridades na saúde e nutrição internacional; a causa mais comum de dano cerebral com prevenção. Ciclo do iodo. Ingestão, necessidades e disponibilidade. Alimentos bociógenos. Deficiência no Homem e tipos de correção.
- Cuidados nutricionais nas doenças dos ossos: Osteoporose, osteopenia, osteonecrose e osteomalácia. Fatores de risco acrescido. Prevenção da osteoporose e tipos da doença e suas causas. Recomendações de ingestão de cálcio e vitamina D. Fatores que influenciam positivamente a absorção e que a dificultam. Nutrientes com efeito benéfico nos ossos; constituintes alimentares com efeitos adversos nos ossos. Suplementos de Cálcio. Alimentos ricos em Cálcio.
- Intervenção nutricional na diabetes. Definição de Diabetes mellitus; importância a nível mundial e nacional e previsão para os próximos anos. Tipos de diabetes, perturbações do metabolismo e complicações aos diferentes níveis (micro e macrovasculares; olhos, rins, coração, vasos e nervos). Fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Fatores de risco acrescido. Regime alimentar para tratamento do diabético: objetivos, necessidades nutricionais e atividade física regular. Proteína e nefropatia diabética. Consumo limitado de lípidos e suplementos. Vitaminas e minerais. Hidratos de carbono, fibra e açúcares. Índice glicémico. Situações de especial atenção no diabético. Adoçantes artificiais.
- Alimentação na doença celíaca: conceito, prevalência e critérios de diagnóstico. Regime alimentar: importância na saúde e bem-estar do doente; alimentos proibidos e permitidos; importância da rotulagem dos alimentos e da confiança nas marcas. Cuidados a ter na manipulação dos ingrediente e alimentos processados.
- Anemias nutricionais: deficiências de ferro e de vitaminas (B12 e B9 -ácido fólico). Sintomas, diagnóstico e tratamento. Alimentos ricos e formas de aumentar a absorção. Alimentos aconselhados e a evitar. Ferro e gravidez, amamentação e suplementos.
Problemática relativa ao ácido fólico; fortificação ou não dos alimentos. Estudos que demonstram o interesse da fortificação e alguns que a questionam.
- Importância da alimentação nas doenças hereditárias do metabolismo das proteínas: o caso particular da alimentação no doente com fenilcetonúria.
- Cuidados nutricionais nas doenças neurodegenerativas
- Vitamina D e saúde humana: revisão do conhecimento atual sobre a sua importância.
- Psoríase versus Alimentação
- Alimentação e prevenção do cancro. Carcinógenos e Quimiopreventivos dos alimentos. Recomendações dietéticas. Suporte nutricional a pacientes cancerosos.
Programa das aulas práticas e laboratoriais
Elaboração de uma monografia sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os estudantes avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.
Análise laboratorial de controlo da qualidade de suplementos alimentares comercializados:
- Teor de antioxidantes e capacidade antioxidante
- Composição em ácidos gordos ómega-3
- Teor total e perfil em tocoferóis (Vitamina E) de um suplemento.
- Avaliação dos aminoácidos presentes em suplementos e verificação da adequação do rótulo
- Quantificação da cafeína em suplementos alimentares e produtos para desportistas.
No final de cada aula laboratorial os estudantes fazem um relatório em que além de apresentarem os resultados obtidos, discutem a qualidade do produto, no que se refere à rotulagem, aos possíveis efeitos esperados, à dose disponibilizada e ao cumprimento da legislação.
Artigos científicos recomendados pelos docentes ao longo do período de aulas.
Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação interativa estudantes-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.
Todas as aulas incluem exemplos práticos de trabalhos efetuados sobre o tema tratado e comentários de situações do dia a dia, sempre com o intuito de incutir o pensamento crítico aos estudantes e de os preparar para situações que viverão a nível profissional no futuro.
No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os estudantes para situações do dia a dia.
A monografia a desenvolver pelos estudantes será dedicada a suplementos para melhoria da imunidade.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 97,00 |
A assistência dos estudantes às aulas teóricas não é obrigatória.
No que se refere às aulas práticas, as aulas laboratoriais são de fequência obrigatória. As aulas de preparação da monografia, por um grupo de estudantes, não são obrigatórias, embora o docente esteja, na sala atribuída, à disposição dos estudantes para ajudar a resolver problemas que vão surgindo com o trabalho.
Considerando 12 semanas de aulas, e de acordo com o referido acima, considera-se ser possível 1 falta às aulas laboratoriais.
Avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação final resultará da informação obtida em duas frequências escritas, a realizar nos períodos definidos (75% da nota) e ainda da valoração referente à monografia (25% da nota).
Não será considerada uma nota mínima nas frequências. A nota final será o somatório dos diferentes eventos de avaliação.
Assim: 1ª freq.+ 2º freq. + Monog = Nota final
Freq. (máx. 6 val. teórica + 1,5 lab = 7,5 valores)
Monografia ( máx. 5 valores)
As frequências terão a duração de 1 hora e englobarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Serão constituídas por perguntas de resposta curta, verdadeiro/Falso, resposta múltipla e de desenvolvimento, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos.
Os exames serão feitos no moodle, com tecnologia informática.
Conforme as normas de avaliação da FFUP.
O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP.