Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI074172

Projeto I

Código: MI074172     Sigla: PROJ1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Qualquer área científica do Ciclo de Estudos

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 30 MICF - Plano Oficial 4 - 6 104 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Atendimento em inglês aos estudantes; materiais de estudo em inglês; avaliação em inglês (Assistance in English to students; English study materials; English assessment)

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar o estudante de competências para a execução, sob orientação, de um plano de investigação nas suas diferentes vertentes, nomeadamente na:

  • Pesquisa e interpretação bibliográfica;
  • Definição de objetivos e estratégias/metodologias a aplicar;
  • Interpretação e discussão dos resultados obtidos;
  • Elaboração de relatório científico.

 

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo, nomeadamente na elaboração do relatório;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, estratégias de aprendizagem e capacidade de planeamento, nomeadamente na execução prática do projeto;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal, nomeadamente na exposição do trabalho, e trabalho colaborativo relacionado com a integração na equipa de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ter a capacidade de:

  • Desenvolver um projeto de pesquisa bibliográfica consistente e estruturado;
  • Executar metodologias adequadas à recolha dos dados experimentais relacionados com os objetivos propostos;
  • Analisar e interpretar resultados científicos obtidos;
  • Elaborar relatório de projeto de investigação.


Contribuição dos resultados de aprendizagem para os objetivos do MICF na medida dos objetivos de cada projeto desenvolvido. No entanto, destacam-se os seguintes de modo transversal a todos os projetos a desenvolver:

Contribuição para o Quadro 2 da Diretiva da 2005/36/EC:
(d) conhecimento adequado para avaliar dados científicos sobre medicamentos, a fim de ser capaz de fornecer informações adequadas com base nesses conhecimentos

Contribuição para as competências definidas no documento “FIP Global Competency Framework”:
4.8 Garantia de qualidade e investigação no local de trabalho
4.8.1 Aplicação dos resultados da investigação e aplicação na análise dos riscos/benefícios (exemplo investigação pré-clínica, clínica, trials, dados experimentais e avaliação de risco)

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

O programa desta unidade curricular baseia-se em propostas concretas de projetos onde os docentes proponentes deverão indicar, para além do título do projeto, um pequeno resumo do mesmo onde sejam, também, incluídas as metas a atingir relativamente às competências do aluno (Max 1 página).
Os programas serão apresentados pelos docentes aos Coordenadores da unidade curricular Projeto I. A aprovação dos programas é da responsabilidade dos referidos Coordenadores.

Bibliografia Obrigatória

Comissão da Farmacopeia Portuguesa; Farmacopeia portuguesa 9.8

Observações Bibliográficas

Bibliografia a indicar pelo respectivo supervisor

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC Projeto I tem um carácter “tutorial” e enquadra-se no modelo pedagógico “Project Based Learning”, estando obrigado o orientador do projeto a envidar os esforços necessários para a sua plena concretização. As metodologias específicas de ensino e aprendizagem a aplicar são necessariamente diversificadas para os diferentes estudantes. No entanto, os projetos a desenvolver devem enquadrar os estudantes nas áreas científicas específicas de cada um dos departamentos da FFUP, nomeadamente Ciências Biológicas, Ciências do Medicamento e Ciências Químicas.

 

Dado o carácter tutorial desta unidade curricular, as 162 horas de trabalho atribuídas a esta unidade curricular (6 ECTS) distribuem-se por 13 semanas de trabalho a 8 horas por semana, sendo as restantes horas destinadas à elaboração do relatório e apresentação finais. O estudante deve entregar o relatório ao fim de 15 semanas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 42,00
Trabalho de investigação 90,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de cumprir pelo menos 75% das horas atribuídas ao trabalho de investigação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final resulta da informação do orientador, da apreciação do trabalho escrito e sua apresentação oral (no máximo 20 min) e respectiva discussão (no máximo 20 minutos). Estas três componentes têm a ponderação de 40%, 30% e 30%, respectivamente, no cálculo da classificação final.
Só poderão ser sujeitos à avaliação final os relatórios assinados/validados pelo orientador.
O relatório e a respectiva defesa serão avaliados por um júri constituído pelo arguente (outro docente da área onde se insere o projeto), pelo orientador e por um dos Coordenadores da unidade curricular. A apresentação oral e a discussão do relatório terão lugar em data a definir pelos Coordenadores, no calendário previamente definido.

Provas e trabalhos especiais

Não é aplicado.

Trabalho de estágio/projeto

O relatório escrito seguirá a estrutura básica de um artigo científico e terá, no máximo, 30 páginas. O estudante deverá submeter o respetivo pdf na aplicação "turnitin" da página Moodle da UC até 3 dias úteis antes do dia da prova.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não é aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só poderá contemplar a valoração do relatório, desde que este seja re-escrito. A melhoria terá lugar no final da época de recurso.

Observações

Estudantes de Mobilidade

Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se Estudantes de Mobilidade com fluência em Inglês.

Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19

Na circunstância de impossibilidade de execução laboratorial dos projetos propostos, a Comissão Científica do MICF abre a possibilidade de os estudantes desenvolverem uma monografia teórica sobre tema a indicar pelo respetivo orientador. A monografia deverá seguir as características definidas na ficha da UC, ou seja, um máximo de 30 páginas.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 11:45:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias