Código: | MI074131 | Sigla: | TFARM4 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=837 |
Unidade Responsável: | Laboratório de Tecnologia Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 188 | MICF - Plano Oficial | 4 | - | 6 | 52 | 162 |
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Prova oral | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 116,00 |
Frequência das aulas | 46,00 |
Total: | 162,00 |
Previsão do número de aulas teóricas por estudante – 26
Previsão do número de aulas laboratoriais por estudante - 10
Para a obtenção de frequência o estudante terá de participar em, pelo menos, 3/4 do número previsto de aulas laboratoriais (limite de faltas = 3 aulas). Além disso, deverá ter correspondido à avaliação laboratorial exposta a seguir.
1-AVALIAÇÃO LABORATORIAL
Componentes da avaliação laboratorial distribuída:
a) Avaliação durante as aulas laboratoriais sobre preparações oftálmicas, preparações parentéricas e comprimidos de libertação modificada.
Durante cada uma destas aulas serão feitas PERGUNTAS aos elementos de cada grupo acerca dos fundamentos do trabalho a realizar. No final de cada aula, cada grupo deverá entregar a FICHA DE PREPARAÇÃO de cada um dos trabalhos realizados, bem apresentada e com a informação suficiente para tornar o lote rastreável.
b) Realização de um trabalho sorteado de entre os trabalhos realizados nas aulas laboratoriais.
A cada estudante será atribuída uma classificação pelo trabalho realizado. Para terem aprovação na avaliação laboratorial, os estudantes terão de obter nesta componente uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
A não aprovação na avaliação laboratorial é impeditiva da realização do exame teórico.
Os estudantes que não tenham aprovação na componente laboratorial, só poderão usufruir de uma segunda oportunidade de avaliação laboratorial na época normal de exames.
2-AVALIAÇÃO TEÓRICA
O exame escrito final será realizado na data fixada pelo Conselho Pedagógico, durante a época de exames.
Os estudantes que tenham classificação igual ou superior a 9,5 estão aprovados. Os estudantes que tenham classificação inferior a 9,5 estão reprovados.
O método de avaliação da disciplina segue as Normas de Avaliação para o ano letivo 2018/2019 aprovadas pelo Conselho Pedagógico.
O cálculo da classificação final segue os moldes expostos em "Obtenção de frequência".
Avaliação laboratorial distribuída
A classificação laboratorial final resulta da média ponderada das componentes da avaliação laboratorial a) (perguntas) e b) (trabalho sorteado) que correspondem, respetivamente, a 15% e 20% do valor total da classificação final.
Os estudantes que na avaliação laboratorial distribuída tenham uma classificação inferior a 9,5 valores poderão realizar exame laboratorial na época normal de exames.
Avaliação teórica
O exame teórico final é constituído por uma prova escrita que incide sobre toda a matéria ministrada nas aulas teóricas. Este exame realizar-se-á nas datas fixadas pelo Conselho Pedagógico para a época de exames.
Os estudantes terão de obter uma classificação maior ou igual a 9,5 valores no exame teórico para terem aprovação.
Classificação final
Peso relativo da avaliação laboratorial na classificação final – 35%
Peso relativo da avaliação teórica na classificação final – 65%
Melhoria de nota
Se o estudante pretender fazer melhoria de nota, terá obrigatoriamente de fazer o exame escrito final na época de recurso, abdicando da classificação obtida nas duas frequências.
Se pretender, poderá fazer também melhoria da avaliação laboratorial (abdicando da classificação obtida na avaliação laboratorial distribuída), tendo obrigatoriamente de avisar os docentes responsáveis. Neste caso, a classificação final é a média ponderada das classificações obtidas nestas duas novas provas.
Durante a pandemia, a Obtenção de frequência segue o modelo seguinte:
As turmas laboratoriais serão divididas em dois turnos: o turno A e o turno B.
Cada um dos turnos terá 5 aulas laboratoriais presenciais (1 aula de explicação dos trabalhos e 4 aulas de execução dos trabalhos) e 4 aulas à distância.
Durante as aulas laboratoriais, os estudantes executarão fórmulas de preparações oftálmicas e parentéricas.
Durante as aulas à distância, farão um trabalho de formulação de uma forma farmacêutica de libertação modificada.
Previsão do número de aulas teóricas por estudante – 26
Previsão do número de aulas laboratoriais por estudante - 9
Para a obtenção de frequência o estudante terá de participar em, pelo menos, 3/4 do número previsto de aulas laboratoriais (limite de faltas = 2 aulas). Além disso, deverá ter correspondido à avaliação laboratorial exposta a seguir.
1-AVALIAÇÃO LABORATORIAL
Componentes da avaliação laboratorial distribuída:
a) Avaliação durante as 4 aulas laboratoriais sobre preparações oftálmicas e preparações parentéricas.
Durante cada uma destas aulas serão feitas PERGUNTAS aos elementos de cada grupo acerca dos fundamentos do trabalho a realizar. Estas perguntas originarão, para cada estudante, uma informação qualitativa.
b) Realização de um trabalho sorteado de entre os trabalhos realizados nas aulas laboratoriais.
A cada estudante será atribuída uma classificação pelo trabalho realizado. Para terem aprovação na avaliação laboratorial, os estudantes terão de obter nesta componente uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
A não aprovação na avaliação laboratorial é impeditiva da realização do exame teórico.
A classificação da avaliação laboratorial pode ser afectada, positiva ou negativamente, pela informação referida na alínea a).
Os estudantes que não tenham aprovação na componente laboratorial, só poderão usufruir de uma segunda oportunidade de avaliação laboratorial na época normal de exames.
c) Trabalho executado nas aulas à distância
O trabalho desenvolvido pelos estudantes nas 4 aulas à distância será apresentado por ZOOM e será objecto de classificação.
2-AVALIAÇÃO TEÓRICA
O exame escrito final será realizado na data fixada pelo Conselho Pedagógico, durante a época de exames.
Os estudantes que tenham classificação igual ou superior a 9,5 estão aprovados. Os estudantes que tenham classificação inferior a 9,5 estão reprovados.
Durante a pandemia, o Método de Avaliação segue o modelo seguinte:
O método de avaliação da disciplina segue o Regulamento Específico de Avaliação dos Discentes (READ) FFUP.
O cálculo da classificação final segue os moldes expostos em "Obtenção de frequência".
Avaliação laboratorial distribuída
A classificação laboratorial final resulta da média ponderada das componentes da avaliação laboratorial a) (trabalho sorteado) e b) (formulação de forma farmacêutica de libertação modificada) que correspondem, respetivamente, a 20% e 15% do valor total da classificação final.
Os estudantes que na avaliação laboratorial distribuída tenham uma classificação inferior a 9,5 valores poderão realizar exame laboratorial na época normal de exames.
Avaliação teórica
O exame teórico final é constituído por uma prova escrita que incide sobre toda a matéria ministrada nas aulas teóricas. Este exame realizar-se-á nas datas fixadas pelo Conselho Pedagógico para a época de exames.
Os estudantes terão de obter uma classificação maior ou igual a 9,5 valores no exame teórico para terem aprovação.
Classificação final
Peso relativo da avaliação laboratorial na classificação final – 35%
Peso relativo da avaliação teórica na classificação final – 65%
Melhoria de nota
Se o estudante pretender fazer melhoria de nota, terá obrigatoriamente de fazer o exame escrito final na época de recurso, abdicando da classificação obtida nas duas frequências.
Se pretender, poderá fazer também melhoria da avaliação laboratorial (abdicando da classificação obtida na avaliação laboratorial distribuída), tendo obrigatoriamente de avisar os docentes responsáveis. Neste caso, a classificação final é a média ponderada das classificações obtidas nestas duas novas provas.