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Imunologia

Código: MI072113     Sigla: IMUNOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 196 MICF - Plano Oficial 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Principais objectivos de aprendizagem: pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de:

Aquisição das noções básicas dos componentes que constituem os tecidos e orgãos biológicos implicados na resposta imunológica.
Conhecimento da composição dos diferentes constituintes celulares e moleculares presentes nos fluidos biológicos. Aquisição da metodologia experimental básica utilizada nas determinações das diferentes populações celulares e domínio da técnica de microscopia para análise das diferentes estruturas.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da:

Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;

Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais.

Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.


Evolução da prática experimental do aluno ao longo do semestre para uma maior autonomia e aplicação a novas situações.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ter a capacidade de:

  • Explicar os conceitos básicos da Imunologia;
  • Aplicar os indicadores e parâmetros da avaliação da resposta imunológica;
  • Relacionar os diferentes parâmetros imunológicos em situações de resposta imunológica eficaz ou em situações patológicas ;
  • Interpretar as variações dos diferentes parâmetros imunológicos nas diferentes situações de proteção ou de exacerbação da resposta imunológica;
  • Descrever os principais procedimentos laboratoriais com aplicação clínica;
  • Interpretar protocolos e dados experimentais relacionados com a avaliação da resposta imunológica;
  • Pesquisar fontes de informação credíveis na área da imunologia;
  • Comunicar o risco associado a uma resposta imunológica exagerada.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A unidade curricular Imunologia requer conhecimentos prévios relacionados com a Biologia Molecular e Celular assim como de Microbiologia Geral. Estas unidades curriculares devem, por isso, anteceder o ensino da Imunologia. Os seus conhecimentos são fundamentais para a compreensão os diferentes componentes da resposta imunológica assim como o conhecimento dos diferentes agentes invasores que induzem uma resposta imunológica.

Programa

Teórico:

Sistema imunológico;
Imunidade Inata;
Complemento;
Antigénios;
A estrutura e função das Imunoglobulinas.
Reacções Antigénio – Anticorpo: Afinidade; Avidez; Especificidade dos anticorpos.

Resposta imunológica dirigida.
Resposta humoral primária e secundária.
Tipos de interacções celulares e moléculas imunológicas; Complexo Major de Histocompatibilidade e Receptores das células T e B, complexo CD3 moléculas acessórias e coestimulatórias.
Reconhecimento, apresentação via MHC classe I ou classe II. Superantigénio;

Imunidade Celular: Imunorregulação: papel das células dendriticas, das células NKT e células T reguladoras.
T auxiliares: Th1,Th2, Th17, Th9.
Citoquinas e activação de macrófagos.
Mecanismos de citotoxicidade.

Imunomodelação e imunometabolismo.
Imunogenética: Factores genéticos que inflênciam a resposta imunológica.

Imunização – Imunização passiva e activa.

Tolerância e Autoimunidade.

Estados de hipersensibilidade.

Imunologia Tumoral.

Imunodeficiências primárias e secundárias.

Laboratoriais:

Isolamento de células monon ucleadas do sangue periférico Humano.

Imunofluorescência de células espléticas em lâmina e análise das populações celulares por citometria de fluxo.

Separação de proteínas antigénicas por SDS_PAGE e análise da imunogenicidade por Western Blot.

Doseamento de imunoglobulinas no soro pela técnica de ELISA e detecção das células produtoras de anticorpos por ELISAspot.

Detecção qualitativa da expressão do RNAm que codifica para diferentes interleuquinas por PCR.

Diferentes sistemas de detecção do complexo imunológico antigénio-anticorpo: Imunodifusão radial, Técnica de Rocket, Imunohistoquimica.

Utilização da técnica de aglutinação em Latex para detecção de anticorpos autoimunes.

Apresentação pelos alunos e discussão de artigos ciêntificos relacionados com as técnicas utilizadas durante os trabalhos experimentais.

Bibliografia Obrigatória

Roitt. ; Essencial Immunology , .Oxford: Blackwell Scientific Publications. , 8th ed (Biblioteca)
Roitt, Brostoff and Male. ; Immunology., 5th edition. ((Biblioteca FFUP) )
Deboeck Université. ; Immunology., Male. Aide-Mémoire Illustré., 1996. (Professora)
Cochet, O, Teillaurd, JL, Sautés, C.; Immunological Tecniques Made Easy, 2000. (Biblioteca)
Willian E. Paul. Raven Press. ; Fundamental in Immunology. , Last edition. ((consulta) Laboratório de Bioquímica)
Janeway and Travers.; Immuno Biology. , last edition (Biblioteca)
John E. Coligan; Ada K. Kruisbeek; David H. Margulies; Ethan M. Shevach; Warren Strober.(; Current protocols in Immunology. , Plubished by Greene Publishing Associates and Wiley - Interscience ((consulta) Laboratório de Bioquímica)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão lecionadas pelos docentes da UC. Ocasionalmente poderão ser lecionadas por convidados, cuja área de especialização seja considerada pelo regente uma mais-valia para as referidas aulas. Alguns trabalhos laboratoriais terão o apoio de estudantes de doutoramento com treino e conhecimento das técnicas a serem lecionadas nos mesmos. Todas as aulas serão no entanto acompanhadas pelos docentes da UC.

AULAS TEÓRICAS:

  • As aulas teóricas são essencialmente magistrais, ministradas com recurso a um sistema de apresentação de diapositivos PowerPoint via Data-Show e/ou com recurso a uma ferramenta zoom, que permite a gravação da aula (voz e imagem do PowerPoint).
  • Os estudantes são constantemente desafiados a interpretar os fenómenos descritos e a questionarem o docente relativamente às matérias lecionadas.
  •  As matérias ministradas são acompanhadas com exemplos clínicos e práticos.

AULAS LABORATORIAIS:

  • As aulas laboratoriais versam temas considerados importantes da unidade curricular, recorrendo-se a trabalho experimental utilizado nos laboratórios clínicos de Imunologia.
  • As aulas laboratoriais são sempre precedidas de aulas que contextualizam os trabalhos laboratoriais. Nestas aulas é explicado o conteúdo teórico dos mesmos trabalhos.
  • Os estudantes, no laboratório, efetuam individualmente ou em grupos de 2 alunos de acordo com o cronograma.
  • É fornecido no início do semestre um caderno, onde consta o título do trabalho, objetivos, material laboratorial necessário para a realização do mesmo, técnica de execução do trabalho experimental e bibliografia de apoio.
  • Os estudantes são acompanhados pelo docente durante a execução dos trabalhos propostos, permitindo a constante análise e interpretação dos mesmos.
  • Os resultados são discutidos no final da aula ou na aula seguinte.

 

PLATAFORMA DE E-LEARNING:

  • É apresentada numa aula laboratorial, que é ministrada numa sala de computadores com ligação à Internet.
  • A comunicação com os estudantes é facilitada pela ferramenta dos avisos da plataforma da Moodle e pelo e-mail.
  • São estabelecidos fóruns de discussão sobre casos clínicos matéria abordada no âmbito do programa da unidade curricular.

PERÍODOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO

Estabelecidos na 1ª aula teórica. Os docentes estão contactáveis por e-mail institucional ou pelo fórum de dúvidas da plataforma Moodle.

O método de ensino foi adaptado ao ensino à distância após o período de quarentena devido à epidemia Covid-19.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 25,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 4,00
Frequência das aulas 4,00
Total: 8,00

Obtenção de frequência

- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.

- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Frequência: a frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes. Assim, para o ano letivo corrente, consideram-se válidas as frequências obtidas nos anos letivos 2019/20 e 2020/21.

- Os alunos com a UC em atraso que tenham frequência da mesma e realizado o mini-teste estão dispensado da realização do mesmo no presente ano letivo. Contudo é dada a oportunidade de subida de classificação se o aluno pretender repetir o mesmo.




Fórmula de cálculo da classificação final

- Componente distribuída da avaliação:

Mini-teste sobre a matéria dada nas aulas laboratoriais. A classificação final da avaliação distribuída será expressa no final do semestre lectivo, numa escala de 0 a 20 valores.

 

 - Exame final:

O exame final consistirá numa prova escrita e incidirá sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas. A classificação do exame final será expressa numa escala de 0 a 20 valores.

O exame é de realização obrigatória e os estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 9,5 valores em 20.

Não estão previstas provas orais.

 

 

- Para obter aprovação à unidade curricular, os estudantes precisam de obter uma classificação final mínima de 10 valores (ver cálculo da classificação final, resultante das duas componentes de avaliação), de acordo com as “Normas de Avaliação” da FFUP. Apenas a classificação final será arredondada às unidades.

 

Cálculo da classificação final: 

A classificação final da unidade curricular corresponderá à classificação obtida no Exame final escrito (contributo percentual de 75%) acrescida da classificação obtida na avaliação distribuída (contributo percentual de 25%). A classificação final será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20.

 

 

Provas e trabalhos especiais


Alunos considerados em regime especial, entre outros casos abrangidos pela Lei, são os alunos que são pais de crianças com menos de 3 anos de idade, os indivíduos abrangidos pelo serviço militar obrigatório, dirigentes associativos, atletas de alta competição, indivíduos que exerçam funções efectivas previstas no artigo 73 do Decreto-Lei 448/79 de 13 de Novembro, ratificado, com alterações, pela Lei n º 19/80 de 16 de Julho. - Os exames para os alunos em regime especial são realizados de acordo com o estabelecido na legislação aplicável a cada situação específica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme normas de avaliação FFUP.

Melhoria de classificação

O aluno tem direito a requerer a repetição das provas do exame final para melhoria de nota de acordo com as normas de avaliação da FFUP.

Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Biologia, Genética Molecular e Microbiologia. Recomenda-se a revisão constante desses conhecimentos ao longo do curso de Imunologia. --------------------------------------------------------------- A disciplina poderá eventualmente ser ministrada em Inglês.

Estudantes de Mobilidade

Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se Estudantes de Mobilidade com fluência em Inglês. A UC é leccionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam bibliografia e apoio em inglês. Para além disso, os processos de avaliação dos Estudantes de Mobilidade são passíveis de ser, a seu pedido, em inglês.

Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19

Cenário de limitação na lotação das salas e laboratórios para aulas presenciais

  • A calendarização das aulas e da avaliação distribuida é ajustada e disponibilizada no Moodle da UC,  onde se indica os respectivos sumários e docentes responsáveis
  • Alterações nos “Objetivos”, “Resultados de Aprendizagem e Competências” e “programa”:
    • Sem alterações substanciais
  • Alterações nos “Métodos de ensino e atividades de aprendizagem”:
    • As aulas teóricas serão presenciais à limitação da lotação do anfiteatro, com videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto para os estudantes que não tenham acesso ao anfiteatro;
    • As aulas laboratoriais decorrem nos laboratórios, respeitando 50% da lotação usual, com a divisão da turma em turnos par e ímpar (indexação do turno às semanas par e ímpar do ano: https://calendar.center/pt/semana-par-ou-impar/).
      • As aulas de explicação dos trabalhos laboratoriais serão pré-gravados em vídeo e disponibilizadas (previamente às respetivas aulas laboratoriais) aos estudantes no Panopto. Os estudantes que estiverem no turno que não está em aula laboratorial terão a explicação das mesmas aulas em videos (no Moodle). 
  • Alterações no “Tipo de Avaliação”, “Componente de Avaliação”, “Componente de Ocupação”; Obtenção de Frequência”; “Fórmula de cálculo da classificação final” e “Melhoria de Classificação”:
    • Sem alterações substanciais, podendo, no entanto, alguns processos de avaliação decorrerem à distância

Cenário de todas as aulas decorrerem à distância

  • A calendarização das aulas e da avaliação distribuida é ajustada e disponibilizada no Moodle da UC, onde se indica os respectivos sumários e docentes responsáveis
  • Alterações nos “Objetivos”, “Resultados de Aprendizagem e Competências” e “programa”:
    • Sem alterações. No entanto, a ausência da componente laboratorial compromete parcialmente o objetivo descrito do desenvolvimento de competências metodológicas e o resultado de aprendizagem associado à interpretação de protocolos e dados experimentais
  • Alterações nos “Métodos de ensino e atividades de aprendizagem”:
    • As aulas teóricas serão lecionadas em videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto;
    • As aulas laboratoriais são lecionadas em sessões síncronas e/ou em videos previamente gravados em que se apresentam e se discutem os protocolos laboratoriais, assim como os resultados experimentais esperados.
  • Alterações no “Tipo de Avaliação”, “Componente de Avaliação”, “Componente de Ocupação”; Obtenção de Frequência”; “Fórmula de cálculo da classificação final” e “Melhoria de Classificação”:
    • Sem alterações substanciais, devendo, no entanto, alguns processos de avaliação decorrerem à distância
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