Código: | MI074163 | Sigla: | DSPMED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Tecnologia Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 18 | MICF - Plano Oficial | 3 | - | 3 | 52 | 81 |
Proporcionar aos estudantes os conhecimentos técnico-científicos e regulamentares inerentes aos Dispositivos Médicos e aos Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro, de modo a conferir-lhes as necessárias bases científicas e competências profissionais, designadamente no fabrico, controlo de qualidade, colocação no mercado/assuntos regulamentares, distribuição por grosso, selecção, aquisição, armazenamento, conservação, aconselhamento e dispensa.
Resultados de aprendizagem:
No final, o estudante deve dominar os aspectos técnico-científicos e regulamentares inerentes aos Dispositivos Médicos e aos Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro.
Competências:
No final, o estudante deve ter desenvolvido competências gerais e específicas nos domínios dos Dispositivos Médicos e dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro, designadamente no fabrico, controlo de qualidade, colocação no mercado/assuntos regulamentares, distribuição por grosso, selecção, aquisição, armazenamento, conservação, aconselhamento e dispensa.
O Programa da Unidade Curricular foi elaborado no pressuposto de que os estudantes possuem conhecimentos de Anatomia, Histologia, Fisiologia, Bioquímica, Química Farmacêutica, Microbiologia, Farmacologia, Imunologia, Tecnologia Farmacêutica, Fisiopatologia e Farmacoterapia.
1) Introdução
1.1) Definições e conceitos
1.1.1) Dispositivo Médico
1.1.1.1) Dispositivo Médico Activo
1.1.1.2) Dispositivo Médico Não Activo
1.1.1.3) Dispositivo Médico Feito por Medida
1.1.1.4) Dispositivo Médico Experimental
1.1.1.5) Conjuntos de Dispositivos Médicos para Intervenções
1.1.2) Dispositivo Médico para Diagnóstico “In Vitro”
1.2) Classificação dos Dispositivos Médicos com base nos riscos potenciais inerentes
1.2.1) Classes de risco
1.2.2) Fundamentos da classificação e critérios de aplicação
1.2.3) Implicações práticas da classificação dos Dispositivos Médicos
1.3) Classificação dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico “In Vitro” com base nos riscos potenciais inerentes
1.3.1) Classes de risco
1.3.2) Fundamentos da classificação e critérios de aplicação
1.3.3) Implicações práticas da classificação dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico “In Vitro”
2) Quadros Regulamentares Europeus dos Dispositivos Médicos e dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico “In Vitro”
2.1) Colocação no mercado
2.2) Avaliação da Conformidade
2.3) Autoridade Competente e suas funções
2.4) Organismo Notificado e suas funções
2.5) Marcação CE
2.6) Declaração CE de conformidade e Certificado CE de conformidade
2.7) Rotulagem e folheto de instruções/informativo. Simbologia harmonizada
2.8) Vigilância
2.9) Recolha e eliminação de Dispositivos Médicos e Dispositivos Médicos para Diagnóstico “in vitro”
3) Estudo dos dispositivos mais comuns em Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar
3.1) Material de penso
3.2) Dispositivos para ostomizados
3.3) Dispositivos para incontinência urinária
3.4) Dispositivos para Ortopedia
3.5) Fios de sutura
3.6) Dispositivos de drenagem, dilatação e irrigação
3.7) Dispositivos usados em terapia de compressão venosa
3.8) Dispositivos de medição da pressão arterial
3.9) Dispositivos Médicos para Diagnóstico “in vitro” para autodiagnóstico (glicemia, glicosúria, cetonúria, colesterolemia, triglicerídeos plasmáticos, autoteste da gravidez)
3.10) Outros dispositivos para autodiagnóstico.
Aulas Teóricas: 2 x 50 minutos / semana.
Aulas Práticas / Laboratoriais: 2 horas / semana. Destinadas ao planeamento e execução de ensaios laboratoriais e à realização de exercícios.
Para além dos horários estabelecidos para as aulas, o professor está disponível para atender os estudantes em qualquer horário previamente acordado.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 45,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Total: | 100,00 |
A assiduidade às aulas práticas / laboratoriais constitui um pré-requisito para a obtenção de frequência e, em consequência, para a admissão dos estudantes ao exame final da Unidade Curricular.
De acordo com o Regulamento Específico de Avaliação dos Discentes da FFUP, um estudante cumpre a assiduidade caso o seu número de faltas às aulas práticas / laboratoriais não exceda 25 % das aulas previstas.
Nas aulas teóricas não é obrigatório o cumprimento da assiduidade.
COMPONENTES DA AVALIAÇÃO:
COMPONENTE DISTRIBUÍDA (0-20) – valorizada em função dos trabalhos apresentados pelos estudantes nas aulas práticas / laboratoriais durante o período lectivo (20%);
EXAME FINAL (0-20) – prova escrita que incide sobre todas as matérias efectivamente leccionadas nas aulas teóricas e nas aulas práticas / laboratoriais durante o período lectivo (80%).
Os estudantes com classificação igual ou superior a 9,5 valores (escala 0-20) no exame final são considerados aprovados.
Os estudantes com classificação final inferior a 9,5 valores (escala 0-20) no exame final são considerados reprovados.
CÁLCULO DA CALSSIFICAÇÃO FINAL (0-20):
Classificação obtida no Exame Final x 0,8 + Classificação obtida na Componente Distribuída x 0,2
De acordo com o disposto no Regulamento Específico de Avaliação dos Discentes da FFUP e na legislação aplicável.
De acordo com o disposto no Regulamento Específico de Avaliação dos Discentes da FFUP.
Plano de contingência COVID-19
A presente Ficha da Unidade Curricular Dispositivos Médicos foi elaborada no pressuposto de que as aulas teóricas e práticas/laboratoriais decorrerão presencialmente e sem quaisquer limitações.
Em caso de imposição de restrições motivadas pela COVID-19, as aulas teóricas poderão passar a ser lecionadas num modelo misto de sessão presencial/videoconferência síncrona nos horários pré-estabelecidos. Nesta situação, proceder-se-á ainda aos ajustamentos necessários para que, se necessário, uma parte das aulas práticas/laboratoriais seja lecionada de modo presencial, eventualmente com divisão das turmas em dois turnos, nos horários pré-estabelecidos, e a outra parte seja convertida em aulas teórico-práticas lecionadas por videoconferência nos horários pré-estabelecidos.
Em caso de imposição de encerramento total das instalações da FFUP devido à COVID-19, todas as aulas teóricas e práticas/laboratoriais passarão a ser lecionadas à distância, procedendo-se aos ajustamentos considerados convenientes.
Em caso de imposição de restrições ao funcionamento da UC ou em caso de encerramento da FFUP, proceder-se-á aos ajustamentos considerados necessários do Programa da UC.
Em caso de imposição de restrições ao funcionamento da UC ou em caso de encerramento da FFUP, o exame final da UC poderá ser realizado à distância.
Condições de aceitação de estudantes de mobilidade
Somente são aceites na UC estudantes que compreendam a Língua Portuguesa.