Código: | MI074281 | Sigla: | TPROAL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1257 |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 41 | MICF - Plano Oficial | 4 | - | 3 | 52 | 81 |
A qualidade dos alimentos que consumimos é cada vez mais reconhecida como um fator determinante na saúde humana. Simultaneamente, a formação multidisciplinar do farmacêutico na área da quimica, nutrição e saúde, é mais do que nunca uma característica que importa valorizar e colocar ao serviço da comunidade.
Esta UC pretende demonstrar que, para além das questões relacionadas com a produtividade alimentar, foco dos profissionais de agricultura e tecnologia alimentar, a escolha e otimização dos processos tecnológicos mais adequados com vista à maximização das propriedades nutricionais e bioativas dos alimentos numa vertente ambientalmente sustentável requer uma formação mais abrangente de química e saúde, onde o farmacêutico se impõe.
Paralalemente a uma noção breve de tecnologia alimentar, será dado relevo às tecnologias de processamento alimentar emergentes, em particular em alimentos com potencial nutracêutico ou funcional. Será ainda focada a questão da valorização dos resíduos/desperdícios agro-alimentares, uma prioridade em todo o mundo, que constitui uma perda importante de nutrientes e apresenta elevado impacto económico e ambiental, constituindo uma oportunidade para a obtenção de produtos de valor acrescentado.
Pretende-se que os estudantes compreendam a importância da tecnologia alimentar como ferramenta para maximizar as propriedades nutricionais e bioativas dos alimentos, contribuindo para uma alimentação mais saudável e para uma melhor gestão económica e ambiental dos alimentos.
Igualmente, constitui uma oportunidade para coordenarem conhecimentos adquiridos noutras UC, nomeadamente alimentação humana, química analítica, fitoquímica, etc. percebendo assim o potencial que a sua formação multidisciplinar apresenta e do papel que podem vir a desempenhar nas diversas áreas da industria alimentar e farmaceutica, na produção de alimentos mais suadáveis e de suplementos alimentares.
Pretende-se igualmente desenvolver a faceta empreendedora dos estudantes, acompanhando-os no desenvolvimento de projetos voluntários que poderão ser integrados no concurso de empreendedorismo Start-Up Programme@UPorto.
Componente teórica
Componente laboratorial
As aulas teóricas são lecionadas tendo por base o recurso a meios audiovisuais (datashow e videos), procurando fomentar a participação ativa dos alunos. As aulas praticas incluem visitas de estudo a indústrias da área alimentar. As aulas e atividades a desenvolver no decurso do semestre são disponibilizadas via Moodle.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 11,00 |
Estudo autónomo | 12,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 6,00 |
Total: | 81,00 |
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
Os estudantes deverão participar em pelo menos uma visita de estudo.
A componente prática/laboratorial decorre em regime de horário livre (a agendar com cada grupo), não obrigatoriamente na hora do calendário, e inclui reuniões para acompanhamento da evolução dos trabalhos com o professor (obrigatório).
A avaliação é distribuída. A nota final resulta da avaliação obtida em 2 ou 3 minitestes distribuídos ao longo do semestre (60%) e da avaliação da componente prática (40%).
Não estão previstas quaisquer provas ou trabalhos especiais para a disciplina, excepto nas dos casos previstos por lei para os alunos de regime especial.
Conforme as normas de avaliação da FFUP 2019/2020.
Os alunos que, por lei, estão dispensados da frequência das aulas, não estão dispensados da participação em pelo menos uma visita de estudo, bem como da apresentação do trabalho de pesquisa.
Para efeitos de melhoria de classificação os alunos serão sujeitos a um exame escrito focando a totalidade da matéria ministrada, nas aulas teóricas e práticas e sendo este realizado na época de recurso.