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Alimentação Humana II

Código: MI073227     Sigla: ALHUM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 184 MICF - Plano Oficial 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os studantes para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b)preparar os estrudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer conhecimentos aos estudantes que lhes permitam competir com outros profissionais nas áreas da alimentação e nutrição.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de unidades curriculares dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde. Os estudantes deverão ser  capazes de perceber quais as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação, a forma como uma correta alimentação pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta temática.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sem pré-requisitos.

Programa

Programa teórico

  1. Alimentação / Nutrição /Saúde. Definições: saúde, alimentação, nutrição, dietética, nutrição clínica. Papel do Farmacêutico no aconselhamento nutricional e de suplementos alimentares.
  2. Nutrição artificial (entérica e parentérica) Apoio nutricional. Produtos disponíveis. Realimentação progressiva. Alimentação modificada para certos problemas temporários. Suplementos alimentares. Regimes alimentares clássicos e especiais. Restrição dietética ou dieta restritiva.
  3. Patologias relacionadas com deficiências e excessos nutricionais: Nutrição e doenças dos ossos; Anemias; outras situações de excesso / deficiência de minerais e vitaminas.
  4. Patologias cuja prevenção e/ou controlo pode conseguir-se pela dietoterapia: Diabetes Mellitus. Doença celíaca. Fenilcetonúria. Perturbações cardiovasculares: Antioxidantes e colesterol. Hipertensão. Tratamento e regimes dietéticos aconselhados.
  5. Alimentação e prevenção do cancro. Carcinógenos e Quimiopreventivos dos alimentos. Recomendações dietéticas. Suporte nutricional a pacientes cancerosos.
  6. Ação nutricional na prevenção de doenças neurodegenerativas.

Programa das aulas práticas e laboratoriais

Elaboração de uma monografia sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os estudantes avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.

Análises laboratoriais de controlo da qualidade de suplementos alimentares comercializados:
- Avaliação da capacidade antioxidante
- Avaliação da composição em ácidos gordos ómega-3
- Avaliação do teor total em tocoferóis bem como do seu perfil
- Avaliação dos aminoácidos presentes no suplemento
- Avaliação de cafeína em suplementos.

Bibliografia Obrigatória

Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X

Observações Bibliográficas

Artigos científicos recomendados pelos docentes ao longo do período de aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação interativa estudantes-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.

No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os estudantes para situações do dia a dia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 97,00

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, de acordo com as normas de avaliação da FFUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

A avaliação final resultará da informação obtida em duas frequências escritas, a realizar nos períodos definidos (75%) e da classificação da monografia (25%).

As frequências terão a duração de 1 hora e englobarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Serão constituídas por perguntas de resposta curta, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP.

Melhoria de classificação

O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP. 

Observações

Tratando-se de uma disciplina aplicada serão tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.

Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19:

Apesar das alterações impostas aos "Métodos de Ensino e Atividades de Aprendizagem", o programa da UC foi lecionado com os ajustes abaixo indicados:

Aulas teóricas:

- semanas 5 a 7: foram disponibilizados os documentos de apoio às aulas presenciais e retiradas dúvidas por email.

- a partir da 8ª semana: as aulas passaram a ocorrer à distância, com disponibilização de powerpoints e aulas previamente gravadas, assim como de outros documentos de apoio (ex: artigos científicos??).

Apenas duas aulas práticas/laboratoriais (relativos aos Trabalhos nº 4 e nº5 ocorreram à distância), uma vez que todas as outras foram ainda lecionadas presencialmente. Foram realizadas sessões síncronas via Zoom onde foi feita a explicação detalhada dos trabalhos laboratoriais, tendo-se disponibilizado protocolos ilustrados, vídeos e material de apoio de forma a dar a conhecer todos os passos e etapas que são realizadas no laboratório para a execução desses mesmos trabalhos. As dúvidas foram sempre esclarecidas quer através das sessões síncronas quer via email.

A avaliação da UC decorreu com os elementos de avaliação previstos e com igual fórmula de cálculo da classificação final. Ocorreram algumas alterações nos processos de avaliação e ajustes no calendário dos momentos de avaliação:

Entrega dos trabalhos de monografia até 15 de junho; entrega de dois relatórios referentes às aulas laboratoriais: até 10 de maio e até 24 de maio, respetivamente.

A avaliação Moodle (da componente teórica) decorreu à distância a 15 de maio e a 12 de junho (o equivalente às 2 frequências programadas). A avaliação decorreu com recurso a mecanismos de garantia de integridade académica.

Melhoria da classificação: pode ocorrer na época de recurso, sendo apenas possível melhorar a classificação da componente teórica, carecendo de inscrição nos serviços académicos para o efeito.

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