Código: | MI073227 | Sigla: | ALHUM2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 184 | MICF - Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os studantes para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b)preparar os estrudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer conhecimentos aos estudantes que lhes permitam competir com outros profissionais nas áreas da alimentação e nutrição.
A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de unidades curriculares dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde. Os estudantes deverão ser capazes de perceber quais as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação, a forma como uma correta alimentação pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta temática.
Sem pré-requisitos.
Programa teórico
Programa das aulas práticas e laboratoriais
Elaboração de uma monografia sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os estudantes avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.
Análises laboratoriais de controlo da qualidade de suplementos alimentares comercializados:
- Avaliação da capacidade antioxidante
- Avaliação da composição em ácidos gordos ómega-3
- Avaliação do teor total em tocoferóis bem como do seu perfil
- Avaliação dos aminoácidos presentes no suplemento
- Avaliação de cafeína em suplementos.
Artigos científicos recomendados pelos docentes ao longo do período de aulas.
Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação interativa estudantes-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.
No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os estudantes para situações do dia a dia.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 97,00 |
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, de acordo com as normas de avaliação da FFUP.
Avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação final resultará da informação obtida em duas frequências escritas, a realizar nos períodos definidos (75%) e da classificação da monografia (25%).
As frequências terão a duração de 1 hora e englobarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Serão constituídas por perguntas de resposta curta, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos.
Conforme as normas de avaliação da FFUP.
O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP.
Tratando-se de uma disciplina aplicada serão tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.
Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19:
Apesar das alterações impostas aos "Métodos de Ensino e Atividades de Aprendizagem", o programa da UC foi lecionado com os ajustes abaixo indicados:
Aulas teóricas:
- semanas 5 a 7: foram disponibilizados os documentos de apoio às aulas presenciais e retiradas dúvidas por email.
- a partir da 8ª semana: as aulas passaram a ocorrer à distância, com disponibilização de powerpoints e aulas previamente gravadas, assim como de outros documentos de apoio (ex: artigos científicos??).
Apenas duas aulas práticas/laboratoriais (relativos aos Trabalhos nº 4 e nº5 ocorreram à distância), uma vez que todas as outras foram ainda lecionadas presencialmente. Foram realizadas sessões síncronas via Zoom onde foi feita a explicação detalhada dos trabalhos laboratoriais, tendo-se disponibilizado protocolos ilustrados, vídeos e material de apoio de forma a dar a conhecer todos os passos e etapas que são realizadas no laboratório para a execução desses mesmos trabalhos. As dúvidas foram sempre esclarecidas quer através das sessões síncronas quer via email.
A avaliação da UC decorreu com os elementos de avaliação previstos e com igual fórmula de cálculo da classificação final. Ocorreram algumas alterações nos processos de avaliação e ajustes no calendário dos momentos de avaliação:
Entrega dos trabalhos de monografia até 15 de junho; entrega de dois relatórios referentes às aulas laboratoriais: até 10 de maio e até 24 de maio, respetivamente.
A avaliação Moodle (da componente teórica) decorreu à distância a 15 de maio e a 12 de junho (o equivalente às 2 frequências programadas). A avaliação decorreu com recurso a mecanismos de garantia de integridade académica.
Melhoria da classificação: pode ocorrer na época de recurso, sendo apenas possível melhorar a classificação da componente teórica, carecendo de inscrição nos serviços académicos para o efeito.