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Fisiopatologia e Farmacoterapia I

Código: MI074236     Sigla: FPFTE1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1082
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 171 MICF - Plano Oficial 4 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com a unidade curricular (UC) de Fisiopatologia e Farmacoterapia I pretende-se que o estudante seja capaz de: (1) conhecer os principais mecanismos fisiopatológicos das doenças, (2) aprender os princípios básicos da farmacoterapia das diferentes doenças, (3) integrar os conceitos aprendidos por forma a analisar criticamente planos farmacoterapêuticos concretos, (4) estimular o acompanhamento e avaliação crítica da evolução muito rápida de conhecimentos nesta área.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC espera-se que o estudantes seja capaz de: (1) identificar os principais mecanismos fisiopatológicos das doenças abordadas, (2) analisar casos clínicos concretos, (3) discutir as vantagens e desvantagens do uso de diferentes fármacos perante casos clínicos concretos, (4) escolher os fármacos mais indicados para determinada situação clínica, (5) responda aos desafios colocados nas aulas, respondendo a questões concretas e apoiando a discussão.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de língua inglesa técnica serão úteis para a leitura de algum material de apoio.

Programa

Patologias de diferentes órgãos e sistemas e recomendações sobre a farmacoterapia correspondente. Principais mecanismos fisiopatológicos da doença e sua abordagem farmacoterapêutica. Em relação à farmacoterapia serão realçados os princípios que fundamentam a seleção de determinado fármaco em determinada situação clínica, tendo em conta os aspetos farmacocinéticos mais relevantes, a ação terapêutica e os efeitos secundários, as contra-indicações e possíveis interações farmacológicas.

1. Fisiopatologia e farmacoterapia de doenças do sistema osteoarticular

1.1. Reumatismos inflamatórios e mecânicos

1.2. Osteoporose

1.3. Artrite reumatóide

2. Fisiopatologia e farmacoterapia de doenças mentais

2.1. Perturbações do humor

2.2. Distúrbios da Ansiedade

3. Fisiopatologia e farmacoterapia de doenças do sistema respiratório

3.1. Asma brônquica. Dispositivos usados para administração inalatória de fármacos.

3.2. Gripe e constipação

4. Fisiopatologia e farmacoterapia de doenças do sistema gastrointestinal

4.1. Úlcera péptica

4.2. Colite ulcerosa 

4.3. Perturbações da motilidade intestinal (diarreia e obstipação)

5. Fisiopatologia e farmacoterapia de doenças do sistema cardiovascular

5.1. Hipertensão arterial

5.2. Enfarte agudo do miocárdio

5.3. Acidente vascular cerebral

5.4. Insuficiência venosa e trombose venosa

Bibliografia Obrigatória

Herfindal Eric T. ed.; Clinical pharmacy and therapeutics. ISBN: 0-683-03963-6
Dipiro Joseph T. 340; Pharmacotherapy. ISBN: 0-07-136361-0
Guimarães Serafim; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. ISBN: 972-0-06029-8
Brunton Laurence L. 340; Goodman & Gilman. ISBN: 85-7726-001-1
Young Lloyd Y. ed.; Applied therapeutics: the clinical use of drugs. ISBN: 0-915486-09-1

Observações Bibliográficas

O corpo docente deverá disponibilizar aos alunos o material audiovisual eventualmente usado nas aulas e, caso se aplique, casos clínicos e artigos científicos publicados em revistas científicas de mérito reconhecido, que sejam pertinentes para os temas em discussão. Esta bibliografia complementar poderá ser consultada no URL da disciplina.
Os alunos serão encorajados a efectuarem pesquisas bibliográficas em publicações periódicas internacionais existentes na biblioteca da Faculdade e/ou do departamento de Farmacologia ou disponíveis através de fontes de informação electrónicas, como a PubMed. Estas pesquisas permitirão alargar os conhecimentos discutidos no decorrer das aulas, constituindo um elemento fundamental para a realização dos trabalhos propostos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Fisiopatologia e Farmacoterapia I é presencial, completado pela Internet, através do acesso, pela rede informática da Universidade do Porto, a uma plataforma de e-learning (Moodle). A UC atribui 5 créditos no sistema ECTS, pelo que se estima que obrigue a 135 horas de trabalho do estudante, das quais apenas 52 serão presenciais. O ensino presencial será distribuído por 26 aulas teóricas semanais de 1 hora cada e 13 aulas laboratoriais semanais de 2 horas cada. A presença em pelo menos 75% do total das aulas laboratoriais é obrigatória pelo regulamento pedagógico da Faculdade. O ensino pela Internet é feito através do URL da disciplina. Nas aulas teóricas serão hierarquizados os aspetos mais relevantes de cada tema, concretamente no que respeita aos principais mecanismos fisiopatológicos das doenças e à correspondente abordagem farmacoterapêutica, sendo fomentada a interactividade e o raciocínio, e os estudantes orientados para o estudo individual. As aulas laboratoriais acompanharão a cronologia das aulas teóricas e são fundamentais para a discussão mais aprofundada dos diversos assuntos, com especial ênfase para os relativos à farmacoterapia. Privilegiam a interatividade, a colocação e resolução de problemas, o esclarecimento de dúvidas, a aplicação de conceitos e raciocínios teóricos a situações concretas. Os estudantes serão estimulados a prepararem previamente o tema da aula laboratorial, tendo em vista o melhor funcionamento desta e a rentabilização da aprendizagem. Os estudantes serão incentivados a desenvolver um trabalho no contexto do programa, tendo por base a farmacoterapia de um doente real. O corpo docente estará disponível para acompanhar os estudantes de forma presencial, durante o horário de atendimento, e pela Internet. O horário de atendimento será comunicado aos alunos na primeira aula teórica e disponibilizado no material de apoio. 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A presença dos alunos nas aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% do total das aulas laboratoriais previstas. As aulas teóricas não são de assistência obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC é distribuída com exame final; inclui 3 componentes de avaliação: avaliação contínua, trabalho, exame final.

O exame final consistirá numa prova escrita com a duração máxima de 1h30min, com questões de escolha múltipla que incidirão sobre as matérias ministradas nas aulas teóricas e laboratoriais e terá a cotação máxima de 20,00 valores (50 questões x 0.4 valores). A classificação é feita por normalização e análise edumétrica das perguntas, tendo em conta as omissões. O exame poderá ser realizado em computador.

A componente de avaliação distribuída será concretizada pela (A) participação nas aulas laboratoriais (avaliação contínua) e (B) realização de um trabalho, no âmbito do programa, baseado num doente real. A participação nas aulas laboratoriais (A) será avaliada com base (1) na regularidade de participação ativa nas aulas laboratoriais, (2) na qualidade da mesma e (3) na assiduidade, com a ponderação respetiva de 40:40:20 para uma cotação máxima de 20,0 valores. A assiduidade será avaliada proporcionalmente ao número de aulas laboratoriais efetivamente ministradas, terá a cotação máxima de 20,0 valores e a cotação mínima correspondente ao mínimo exigido para que o estudante tenha frequência da UC. A regularidade da participação será avaliada proporcionalmente ao número de aulas laboratoriais em que o estudante esteve presente, com uma cotação máxima de 20,0 valores. A qualidade da participação será avaliada em cada aula de 10 a 20 valores (10 valores correspondem a um estudante que esteve presente na aula mas não participou ativamente na mesma), e corresponderá à média (arredondada à décima) dos valores individuais obtidos nas diferentes aulas. O trabalho (B) será avaliado tendo em conta: (1) apresentação global, (2) cumprimentos das normas, (3) estrutura, (4) desenvolvimentos científico, (5) citações e bibliografia, e (6) resumo para o doente; terá uma cotação máxima de 20,0 valores.

Para que a componente de avaliação distribuída seja tida em consideração, o estudante deve obter uma nota mínima de 8,00 valores no exame final. Se tal se verificar, será aplicada a fórmula 20% avaliação contínua + 20% trabalho + 60% exame final. Uma vez que a avaliação contínua pretende ser um estímulo à participação dos estudantes, o resultado obtido nesta componente será apenas tido em conta nos casos em que favoreça o estudante. Caso contrário, a classificação final da UC resultará da fórmula 20% trabalho + 80% exame final. Será considerado um mínimo de 50 centésimas para arredondar a classificação final ao número inteiro imediatamente superior.

A avaliação não inclui a realização de uma prova oral.

Provas e trabalhos especiais

Em casos especiais pode ser equacionada a realização de uma prova oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação implica apenas a repetição do exame final.

Observações

No âmbito desta disciplina são importantes conhecimentos de Anatomia e Histologia, Fisiologia, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica. Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.

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