Código: | MI134263 | Sigla: | ATDV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 26 | MICF - Plano Oficial | 4 | - | 4 | 52 | 108 |
No âmbito da unidade curricular de Alvos Terapêuticos na Doença Vascular pretende-se que o estudante domine conceitos e elementos chave envolvidos envolvidos no desenvolvimento de vasculopatias assim como as abordagens experimentais utilizadas nesta área. Em conjunção com a componente laboratorial será trabalhada a capacidade de comunicação científica entre os estudantes (debates e discussões de artigos científicos) com um objetivo pedagógico e formativo; serão ainda trabalhadas as competências de gestão e trabalho de equipa através da conceptualização de um projeto científico de forma a promover a iniciativa, inovação, liderança e gestão do tempo e recursos; o projeto científico visa a integração dos conceitos apresentados na componente teórica com as metodologias experimentais, esclarecendo dúvidas e debatendo questões, estimulado o raciocínio e interesse por esta área do saber.
Pretende-se que a aprendizagem corresponda a uma autonomia responsável do estudante através da leitura e discussão de artigos científicos (originais e de revisão) relacionados com esta área do saber tendo como ponto de partida temáticas semanais, e em que se promove a aplicação de conceitos que visem o desenvolvimento de competências relacionadas com os mecanismos clássicos e emergentes na farmacologia/farmacoterapia de várias vasculopatias. Assim, os estudantes deverão ser capazes de efetuar uma análise crítica de artigos científicos, identificando aspetos controversos e inovadores nos mesmos, questionando metodologias e as deduções efetuadas com base nos resultados descritos. Os estudantes deverão ainda ser capazes de definir o problema/hipótese, analisar os meios utilizados para encontrar respostas para esse problema e, sempre que possível, propor alternativas e encontrar soluções. Estas competências requerem um domínio do estudante nas diversas estratégias de pesquisa e de procura de informação. Por outro lado pretende-se com a dinâmica das aulas treinar também competências interpessoais e pessoais dos estudantes tais como comunicação entre pares, gestão e trabalho de equipa, promoção de iniciativa,inovação e liderança que hoje em dia constituem fatores de majoração em muitas candidaturas profissionais.
anatomia e histologia; fisiopatologia; farmacologia e farmacoterapia cardiovascular
O ensino da unidade curricular de ALvos terapêuticos na Doença Vacular pretende-se que seja um ensino híbrido (B-learning) maioritariamente presencial mas complementado com ensino tutorial recorrendo a uma plataforma de e-learning. O programa das aulas está projetado para que exista uma articulação e integração de conceitos teóricos e experimentais ministrados e, decorre em aulas presenciais (com recurso a metodologia magistral ou laboratorial) e tutoriais (utilizando a plataforma de e-learning: e-lições, realização de exercícios e análises de estudos de caso). Nas aulas teóricas será efetuada uma exposição magistral dos conteúdos programáticos e, sempre que possível, promover-se-á a discussão interativa com os alunos das matérias em estudo. Nas aulas laboratoriais a discussão e análise de temáticas (previamente disponibilizados na plataforma) será privilegiada e visa a promoção do conhecimento/inter-relação dos mecanismos clássicos e emergentes na farmacologia/farmacoterapia de várias vasculopatias, em que o estudante deverá ainda desenvolver competências interpessoais e pessoais tais como: comunicação entre os estudantes; competências de gestão e trabalho de equipa; promoção de iniciativa, liderança e gestão.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho de campo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Para a obtenção de frequência, o cumprimento da assiduidade nas aulas laboratoriais é obrigatório, de acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.
Classificação final= 40% exame final+60% avaliação distribuída
Avaliação distribuída:
a) contribuição de 30% relativa ao debate e análise dos artigos científicos (estudos de caso)
b) contribuição de 30% relativa à conceção, apresentação e defesa de um projeto cientifico
Aprovação - classificação final igual ou superior a 9,50valores. Não estão previstas provas orais.