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Alvos Terapêuticos na Doença Vascular

Código: MI134263     Sigla: ATDV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 26 MICF - Plano Oficial 4 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No âmbito da unidade curricular de Alvos Terapêuticos na Doença Vascular pretende-se que o estudante domine conceitos e elementos chave envolvidos envolvidos no desenvolvimento de vasculopatias assim como as abordagens experimentais utilizadas nesta área. Em conjunção com a componente laboratorial será trabalhada a capacidade de comunicação científica entre os estudantes (debates e discussões de artigos científicos) com um objetivo pedagógico e formativo; serão ainda trabalhadas as competências de gestão e trabalho de equipa através da conceptualização de um projeto científico de forma a promover a iniciativa, inovação, liderança e gestão do tempo e recursos; o projeto científico visa a integração dos conceitos apresentados na componente teórica com as metodologias experimentais, esclarecendo dúvidas e debatendo questões, estimulado o raciocínio e interesse por esta área do saber.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que a aprendizagem corresponda a uma autonomia responsável do estudante através da leitura e discussão de artigos científicos (originais e de revisão) relacionados com esta área do saber tendo como ponto de partida temáticas semanais, e em que se promove a aplicação de conceitos que visem o desenvolvimento de competências relacionadas com os mecanismos clássicos e emergentes na farmacologia/farmacoterapia de várias vasculopatias. Assim, os estudantes deverão ser capazes de efetuar uma análise crítica de artigos científicos, identificando aspetos controversos e inovadores nos mesmos, questionando metodologias e as deduções efetuadas com base nos resultados descritos. Os estudantes deverão ainda ser capazes de definir o problema/hipótese, analisar os meios utilizados para encontrar respostas para esse problema e, sempre que possível, propor alternativas e encontrar soluções. Estas competências requerem um domínio do estudante nas diversas estratégias de pesquisa e de procura de informação. Por outro lado pretende-se com a dinâmica das aulas treinar também competências interpessoais e pessoais dos estudantes tais como comunicação entre pares, gestão e trabalho de equipa, promoção de iniciativa,inovação e liderança que hoje em dia constituem fatores de majoração em muitas candidaturas profissionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

anatomia e histologia; fisiopatologia; farmacologia e farmacoterapia cardiovascular

Programa

Programa teórico
1)   A estrutura da parede vascular (artéria e veia): as células e a estrutura da parede vascular; remodelação vascular.
2)   Regulação do tónus ​​vascular: biomecânica vascular e a regulação do tónus vascular. Regulação humoral e iónica do tónus vascular. Regulação neurogénica do tónus vascular.
3)   Mecanismos de dano vascular e regeneração como alvos terapêuticos emergentes: disfunção endotelial e doença vascular; envelhecimento vascular; stresse oxidativo e inflamação vascular; biomarcadores para risco vascular.
4)   Alvos terapêuticos clássicos e emergentes na terapêutica de doenças vasculares:
a)    Vasculopatias hipertensiva, diabética e aterosclerótica.
b)   Alterações vasculares de leitos específicos: coronárias, carótida, renal, mesentérica, claudicação intermitente; formação e desenvolvimento de aneurismas; alterações vasculares na disfunção eréctil; doença tromboembólica venosa; embolia pulmonar; varizes e ulceras vasculares das extremidades inferiores; isquémia arterial das extremidades inferiores.

Programa laboratorial
1)   Estratégias de pesquisa bibliográfica: fontes de informação e tecnologias de comunicação; avaliação da qualidade dos diferentes tipos de literatura científica; qualidade da informação publicada.
2)   Elaboração de mapas conceptuais como auxílio no estudo dos modelos/ metodologias na investigação da doença vascular: análise, crítica e debate de artigos científicos; artigos sobre as temáticas emergentes na área.
3)   Elaboração de um projeto com vista à pesquisa de alvos terapêuticos na doença vascular: selecção dos temas a abordar; etapas na elaboração do projeto; apresentação e discussão do projeto.

Bibliografia Obrigatória

Luis M. Botana, Mabel Loza; Therapeutic Targets: Modulation, Inhibition, and Activation. ISBN: 978-04-7058-719-5

Bibliografia Complementar

Maffei, Francisco H. de A.- Lastória, Sidnei-Yoshida, Winston B. - Rollo, Hamilton A.- Giannini, Mariangela- Moura, Regina; Doenças Vasculares Periféricas. ISBN: 978-85-2771-460-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da unidade curricular de ALvos terapêuticos na Doença Vacular pretende-se que seja um ensino híbrido (B-learning) maioritariamente presencial mas complementado com ensino tutorial recorrendo a uma plataforma de e-learning. O programa das aulas está projetado para que exista uma articulação e integração de conceitos teóricos e experimentais ministrados e, decorre em aulas presenciais (com recurso a metodologia magistral ou laboratorial) e tutoriais (utilizando a plataforma de e-learning: e-lições, realização de exercícios  e análises de estudos de caso). Nas aulas teóricas será efetuada uma exposição magistral dos conteúdos programáticos e, sempre que possível, promover-se-á a discussão interativa com os alunos das matérias em estudo. Nas aulas laboratoriais a discussão e análise de temáticas (previamente disponibilizados na plataforma) será privilegiada e visa a promoção do conhecimento/inter-relação dos mecanismos clássicos e emergentes na farmacologia/farmacoterapia de várias vasculopatias, em que o estudante deverá ainda desenvolver competências interpessoais e pessoais tais como: comunicação entre os estudantes; competências de gestão e trabalho de equipa; promoção de iniciativa, liderança e gestão.

Software

http://moodle.up.pt (plataforma de e-learning)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de campo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, o cumprimento da assiduidade nas aulas laboratoriais é obrigatório, de acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

 Classificação final= 40% exame final+60% avaliação distribuída

 Avaliação distribuída

a)    contribuição de 30% relativa ao debate e análise dos artigos científicos (estudos de caso)

b)    contribuição de 30% relativa à conceção, apresentação e defesa de um projeto cientifico  

 Aprovação - classificação final igual ou superior a 9,50valores. Não estão previstas provas orais.

 

   

 

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