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Planeamento e Obtenção de Fármacos

Código: MI073278     Sigla: POFARM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Não
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 0 MICF - Plano Oficial 4 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral desta unidade curricular destina-se a que o Estudante contate com as várias estratégias/metodologias de planeamento e de obtenção de fármacos. Assim, será apresentada uma noção evolutiva e integrada das estratégias para procura de novos fármacos, nomeadamente as estratégias clássicas que recorrem a técnicas de “screening” e descoberta de compostos "hit" e "líder", até ao designado planeamento "racional", que envolve técnicas computacionais de modelação molecular para um planeamento baseado em ligando ou na estrutura do alvo biológico. Pretende-se ainda dar uma noção das metodologias utilizadas na obtenção de fármacos.

 

A existência da unidade curricular de Planeamento e Obtenção de Fármacos justifica-se pela necessidade de complementar o conteúdo das unidades curriculares de Química Farmacêutica, generalistas por natureza, com um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a evolução que tem sofrido a obtenção de novos fármacos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

O Estudante deverá adquirir:

 

- um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a evolução que tem sofrido o processo de descoberta e obtenção de fármacos

 

- uma perspectiva geral do processo de desenvolvimento de fármacos

 

- espírito crítico através duma aprendizagem baseada em problemas (problem based learning) relativo às áreas indicadas

 

- capacidade de expressão adequada, assim como de argumentação através da apresentação e discussão de “estudos de caso”.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Pressupõe-se os conhecimentos básicos de Química Orgânica I, Química Orgânica II, Química Farmacêutica I, Bioquímica e Métodos Instrumentais de Análise.

 

Programa

 

Ministração de conceitos aplicados à descoberta, planeamento e obtenção de fármacos:

 

- Biodiversidade como fonte de fármacos de uma forma sustentada

 

- Química Verde na Indústria Farmacêutica

 

- "Ferramentas" utilizadas na descoberta e planeamento de fármacos: Química Computacional, Cristalografia de Raios X, Ressonância Magnética Nuclear

 

- Estratégias e metodologias em síntese e aplicação a fármacos “blockbusters”

 

As aulas práticas serão destinadas:

 

- à discussão das matérias ministradas nas aulas teóricas

 

-à execução de um trabalho em química computacional

 

- à resolução, por parte dos Estudantes, de problemas que se deparam no planeamento e obtenção de fármacos

 

- à elaboração e apresentação de um “estudo de caso” sobre o planeamento ou obtenção de um fármaco, a realizar pelos Estudantes

 

- à realização de uma prova escrita com consulta

 

 

 

Poderá haver a participação de Docentes e/ou Investigadores convidados afetos a áreas diretamente relacionadas.

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Pinto Madalena M. M. 340; Manual de trabalhos laboratoriais de química orgânica e farmacêutica. ISBN: 978-972-757-750-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações em “Power Point”; procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atraente e dedutiva incluindo aulas de “problem-based learning”. As fontes bibliográficas indicadas durante as aulas são também consideradas material de estudo

 

- Aulas práticas de execução de um trabalho em química computacional.

 

- Elaboração de um relatório sumário de progresso sobre os exercícios de “problem based learning” e de química computacional indicando o que foi considerado mais relevante como aprendizagem

 

- Elaboração, com acompanhamento pelos Docentes, e apresentação pelos Estudantes de um “estudo de caso”.

 

Os Docentes responsáveis estarão disponível para atendimento aos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia.

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia
Ciências Físicas > Química > Química computacional
Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Química combinatória

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

 

- A elaboração de um relatório sumário de progresso é de realização obrigatória

 

- A apresentação e discussão de um “estudo de caso” é de realização obrigatória.

 

_ A avaliação teórica  será efetuada pela realização de uma prova escrita, com consulta, realizada em aula prática ou por exame teórico final, sobre os assuntos tratados durante o semestre nas aulas teóricas.

 

- Os Estudantes terão que obter uma classificação mínima na prova escrita ou exame final igual ou superior a 8,6 valores em 20.

 

- Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 10 valores (somatório das componentes de avaliação).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

 

 

- Apresentação e discussão de um “estudo de caso” - fator de ponderação 50%.

 

- Prova escrita ou exame final da componente teórica : fator de ponderação 50%.


 

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Melhoria de classificação

 

Os Estudantes terão de efetuar um exame final sobre a componente teórica. As outras componentes de avaliação (relatório e estudo de caso) distribuída manterão as classificações obtidas.

 

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