Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI073281

Química Farmacêutica Avançada

Código: MI073281     Sigla: QFAVA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 30 MICF - Plano Oficial 3 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No Curriculum do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas existem duas unidades curriculares semestrais de Química Farmacêutica I e II, posicionadas no 2º e 3º anos do elenco curricular. No entanto, há aplicações terapêuticas relacionadas com as actividades previstas no Acto Farmacêutico que não são abrangidas numa perspectiva da Química Medicinal nessas unidades curriculares. Assim, torna-se importante colmatar estas faltas e, por isso, se propõe a Unidade curricular “Química Farmacêutica Avançada”. Com base na compreensão da doença será definido o alvo terapêutico, apresentado o mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto líder ao fármaco, bem como os fármacos utilizados actualmente na terapêutica e os que se encontram em fase de desenvolvimento. Com base nas doenças prevalentes na comunidade com as quais mais irão contactar os futuros farmacêuticos comunitários e hospitalares serão perspectivadas as tendências e estratégias futuras para a descoberta de novos alvos terapêuticos e novos fármacos para o tratamento dessas patologias. Pretende-se que, para diversos grupos de fármacos, os Estudantes sejam capazes de interpretar a relação estrutura-actividade, metabolismo, assim como apresentar os mecanismos de acção a nível molecular. Haverá o cuidado em fazer participar nalgumas aulas desta UC especialistas nas áreas leccionadas.
Nas aulas práticas recorrendo a trabalhos de pesquisa bibliográfica os estudantes aprofundarão os temas relacionados com as matérias ministradas nas aulas teóricas. Os trabalhos de pesquisa bibliográfica serão discutidos com os Estudantes ao longo do semestre e serão avaliados através da apresentação de monografias e comunicações orais. Pretende-se que o estudante adquira o domínio na elaboração de uma monografa e da respectiva apresentação, assim como na discussão sobre o tema proposto. Pretende-se ainda estimular a capacidade de expressão escrita e oral, de análise crítica e argumentação.

Programa

I. O estudo do alvo terapêutico, do mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto-líder ao fármaco para as patologias prevalentes na comunidade:
1. Aparelho cardiovascular
1.1. Anti-hipertensores: diuréticos, bloqueadores da entrada de cálcio, depressores da actividade adrenérgica, vasodilatadores, inibidores da ECA, venotrópicos
1.2. Antidislipidémicos
2. Sangue
2.1. Anticoagulantes e antitrombóticos
2.2. Anti-hemorrágicos
2.3 Antianémicos
3. Hormonas e medicamentos usados em doenças endocrinas
3.1. Hormonas hipotalâmicas e hipofisárias, seus análogos e antagonistas
3.2. Insulinas e antidiabéticos orais
3.3. Hormonas da tiróide e antitiroideus
4. Aparelho digestivo
4.1. Antiácidos
4.2. Anti-ulcerosos: inibidores da bomba de protões, prostaglandinas
4.3. Modificadores da motilidade gastrointestinal.
4.4. Modificadores da motilidade biliar.
II. Fármacos usados em:
1. Disfunções alimentares: obesidade, bulimia, anorexia
2. Disfunções sexuais
3. Disfunções do crescimento capilar: Alopécia
4. Desabituação tabágica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações em “Power Point”; procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atractiva e dedutiva.
- A realização de uma monografia e comunicação oral será acompanhada por um Docente nas aulas teórico-práticas (2 horas/semana).
O docente responsável estará disponível para atendimento dos estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

- Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente.
- A prova escrita do exame final versará as matérias ministradas nas aulas teóricas.
- Os Estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 8,6 valores em 20.
- Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 10 valores (somatório das duas componentes de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

- Prova escrita do exame final: factor de ponderação 50%.
- Monografia e comunicação oral: factor de ponderação 50%.

Provas e trabalhos especiais

- Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão contactar os Docentes da disciplina para marcar a data da comunicação oral.

Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação os Estudantes terão de efectuar exame final, que engloba todas as matérias ministradas nas aulas teóricas e teórico práticas. A avaliação distribuída relativa à monografia e comunicação oral é mantida para efeitos de melhoria de classificação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:42:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias