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Alimentação Humana II

Código: MI073227     Sigla: ALHUM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 194 MICF - Plano Oficial 3 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os alunos para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b)preparar os alunos, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os alunos a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer conhecimentos aos alunos que lhes permitam competir com outros profissionais nas áreas da alimentação e nutrição.
A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de disciplinas dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde.
Como tal, tem por objectivo apresentar as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação e a forma como esta pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde. Simultaneamente coloca os alunos perante situações reais que têm de resolver utilizando diferentes ferramentas de trabalho e/ou bases de dados que têm ao dispor.

Programa

1. Alimentação / Nutrição /Saúde. Definições: saúde, alimentação, nutrição, dietética, nutrição clínica. Papel do Farmacêutico.
2. Nutrição artificial (entérica e parentérica)
Apoio nutricional. Produtos disponíveis. Realimentação progressiva. Alimentação modificada para certos problemas temporários. Suplementos alimentares. Regimes alimentares clássicos e especiais. Restrição dietética ou dieta restritiva.
3. Patologias relacionadas com deficiências e excessos nutricionais: Nutrição e doenças dos ossos; Anemias; outras situações de excesso / deficiência de minerais e vitaminas.
4. Patologias cuja prevenção e/ou controlo pode conseguir-se pela dietoterapia: Diabetes Mellitus. Doença celíaca. Perturbações cardiovasculares: Antioxidantes e colesterol. Hipertensão.
Tratamento e regimes dietéticos aconselhados.
5. Alimentação e prevenção do cancro. Carcinógenos e Quimiopreventivos dos alimentos. Recomendações dietéticas. Suporte nutricional a pacientes cancerosos.
6. Acção nutricional na prevenção de doenças neurodegenerativas

Programa Laboratorial
Elaboração de um dossier sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os alunos avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, acções sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.

Determinação de sal, cafeína e aspartamo (edulcorante artificial) em alimentos correntes. Pesquisa semi-quantitativa de beta-agonistas por SPE/HPTLC
Avaliação da composição em ácidos gordos por cromatografia gasosa, da acidez e das absorvências no UV de azeites.
Determinação da composição em tocoferóis e tocotrienóis de óleos vegetais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação inter-activa alunos-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.
No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os alunos para situações do dia a dia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final da disciplina resultará fundamentalmente da informação obtida num exame escrito, a realizar no período de exames, após a conclusão das aulas (60%) e da informação obtida, ao longo do semestre, nas aulas laboratoriais com relatórios da parte analítica (40%).
O exame escrito deverá ter a duração de 2 horas e engloba os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. O exame será constituído por uma parte descritiva e outra de respostas curtas, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos.

A nota da parte laboratorial (40% da nota final da disciplina) será constituída, numa escala de 20 valores por: Dossier de suplementos alimentares - 5; Relatórios (1) da 1ª série laboratorial - 1,5; Relatórios (2) da 2ª série laboratorial - 1,5.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação do aproveitamento das aulas laboratoriais será efectuada pelo desempenho demonstrado no decurso das mesmas e pelos relatórios apresentados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP 2010/2011.

Melhoria de classificação

O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP 2010/2011. Esta melhoria aplica-se exclusivamente ao exame escrito final. A nota final do estudante será obtida pela média ponderada da classificação mais alta obtida nos exames escritos com a nota obtida na avaliação distribuída.


Observações

Tratando-se de uma disciplina aplicada foram tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente, Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.
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