Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Portal do Candidato > Sistema de Ensino Superior Português
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

Sistema de Ensino Superior Português

Existem dois sistemas de ensino superior em Portugal: universitário e politécnico. As instituições podem ser estatais ou privadas. O sistema universitário proporciona a formação académica necessária para o desenvolvimento de atividades profissionais e incentiva a pesquisa e análise crítica. O sistema politécnico fornece formação técnica para desenvolver capacidades práticas.

Os graus oferecidos pelo sistema de ensino superior português são: 1º Ciclo: Licenciatura (3 a 4 anos de estudo, entre 180 e 240 ECTS); 2º Ciclo: Mestrado (1 a 2 anos, entre 90 e 120 ECTS); 3º Ciclo: PhD (3 ou 4 anos, entre 180 e 240 ECTS).

Em Portugal o acesso ao ensino superior está sempre sujeito ao sistema de Numerus Clausus: um número limitado de vagas fixadas por cada instituição. A instituição de ensino superior também determina os critérios de seleção, bem como a nota mínima para os candidatos. Esta seleção tem em conta as notas dos exames nacionais e específicos obtidos no Ensino Secundário e outras Faculdades (de acordo com o campo de estudos).

Portugal entre os melhores sistemas de ensino do mundo

Portugal é classificado como o 22.º melhor sistema do mundo no U21 Rankings of National Higher Education Systems 2013, desenvolvido pela "Universitas 21", uma rede de referência que agrega universidades orientadas para a investigação de diversos países.

Este ranking é especialmente relevante face aos rankings habituais já que é o único que compara sistemas de ensino superior e não instituições de ensino superior. Desta forma é possível evidenciar a qualidade da rede institucional e não apenas os seus casos localizados de excelência.

Para mais informações sobre o sistema de ensino superior português, visite o site da Direção Geral de Ensino Superior (DGES).

    Notícias relacionadas

    Ensino superior português em 22.º lugar a nível mundial

    "A publicação do ranking internacional de sistemas de ensino superior (U21 Rankings of National Higher Education Systems 2013) vem confirmar a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial, qualificando Portugal como o 22.º melhor sistema do mundo." in Universia Portugal

    Clique para ler a notícia da Universia Portugal na Íntegra


Recomendar Página Voltar ao Topo