Saltar para:
Logótipo
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > Investigação e Desenvolvimento > Testemunhos Estruturas de I&D e Inovação
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

I&D e Inovação

Estruturas de I&D e Inovação


ISA - Intelligent Sensing Anywhere

Maria Semedo, ISA Ventures Managing Director

O Centro de Competências da ISA no Porto tem como objetivo a integração num parque tecnológico que permita dinamizar atividades relacionadas com a inovação, nas suas mais variadas vertentes e que resulte em sinergias profícuas.

Além dos projetos europeus de I&DT já em curso, emergentes de uma estreita relação com a FEUP, decorrem na ISA várias iniciativas cuja disseminação pode ser alavancada por esta proximidade e cooperação.



Efacec

A Efacec tem uma longa história cujo sucesso está inequivocamente relacionado, entre outros fatores competitivos, com parcerias estratégicas com o mundo académico. A FEUP é, desde há muito, um campo privilegiado de ação para a Efacec, com vários projetos e iniciativas de interesse mútuo.

Podemos destacar o recrutamento contínuo de colaboradores especializados entre alunos que terminam a sua formação na FEUP, mas também um fator decisivo de competitividade que reside nos esforços persistentes da Efacec em Investigação e Desenvolvimento (I&D), competindo a nível global com tecnologias próprias. Várias destas iniciativas de cooperação têm vindo a ser concretizadas com a FEUP, garantindo o financiamento da investigação aplicada na universidade e a criação de novos produtos e soluções comerciais para a Efacec.

Esta parceria de sucesso será continuamente renovada por parte da Efacec, abrangendo o recrutamento de jovens qualificados e a maximização de diferentes áreas de I&D, garantido o reforço da Efacec como uma das empresas portuguesas com maior dimensão internacional nas tecnologias do futuro.


IBM Portugal

A inovação é uma das áreas-chave da estratégia de negócios da IBM e acreditamos fortemente que o investimento em investigação é um dos motores para fazer mover a economia mundial. O grande contributo da IBM para a I&D+i resulta na sua liderança nesta área: há 19 anos consecutivos que somos a empresa que mais patentes regista nos EUA (um total de 6.180 só em 2011). Ao apoiarmos esta visão, sabemos que é a parceria e colaboração com as principais instituições académicas que permite potenciar e partilhar muito deste conhecimento, relevância e inovação.

Em Portugal, a aposta também teria de ser feita ao mais alto nível. Orientado para ser um centro de excelência de investigação aplicada na Engenharia, Gestão e Ciência dos Serviços, o Centre of Advanced Studies (CAS) Portugal foi propositadamente instalado na FEUP pelo seu prestígio, know-how e dinamismo. Visa promover a colaboração entre universidades, governo e os laboratórios de pesquisa da IBM e criar soluções e projetos inovadores, com aplicação prática e potencial comercial. A sua força assentará no ativo despoletado pela interação dos investigadores portugueses da U.Porto com as equipas IBM de I&D e na sua tecnologia. Acreditamos que este laboratório se tornará no primeiro “hub” de investigação Universitário com enorme potencial de âmbito verdadeiramente nacional.

Recomendar Página Voltar ao Topo