Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Exposição ''Outros Retratos e Auto-retratos''
Você está em: Início > Apresentação > Os nossos excelentes
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Boas vindas

Os nossos excelentes

Atribuído anualmente na cerimónia do Dia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Prémio de Excelência Pedagógica tem como principal objetivo o de reconhecer a excelência dos seus/suas docentes e investigadores/as nas atividades de ensino / aprendizagem realizadas nos últimos cinco anos.

2017

   

2016

     
 

Jaime Villate :: Professor Auxiliar Departamento de Engenharia Física

    Luís Miguel Madeira :: Professor Associado Departamento de Engenharia Química
 

É formado em Física pela Universidade Nacional de Colômbia e em Engenharia de Sistemas (Informática) pela Universidade Distrital de Bogotá, (Colômbia) e é Ph.D. em Física pela University of Rochester (EUA). É professor auxiliar do Departamento de Engenharia Física da FEUP desde 1992, lecionando unidades curriculares de Física aos programas em engenharia. Participou em vários projetos de âmbito pedagógico como: Edukalibre (2005), LABS-ON-THE-WEB (2006), StrucTools (2007) e ‘Argumentar, precisa-se!’ (2010).

Foi prestigiado, em 2006, com o Prémio ‘Excelência e-Learning U. Porto’, em 2017 com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP e foi distinguido com o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP (2018).

   

Tem doutoramento na área da Engenharia Química pelo IST, o qual concluiu em 1998. Está na docência na FEUP desde 1999, sendo atualmente Professor Associado do DEQ. Desde o ano em que entrou na FEUP, tem sido coordenador de mobilidade nos cursos de Engenharia Química. É o atual Diretor de Curso do Mestrado Integrado em Engenharia Química, colaborou ativamente no processo de certificação do MIEQ pelo EUR-ACE e foi responsável pelo processo de certificação do MIEQ pela A3ES. Coordenou/participou ativamente na definição dos conteúdos programáticos, metodologias de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas de diversas UCs, onde se incluem Práticas de Engenharia Química IV, Engenharia das Reações III, Energias Renováveis II e Dissertação.

Foi coordenador pela FEUP/UPorto de 3 projetos europeus de educação, incluindo o iTeach – Improving Teaching Effectiveness in Chemical Engineering Education. Faz parte do corpo editorial da revista da Elsevier ‘Education for Chemical Engineers’. É membro do Working Party on Education da European Federation on Chemical Engineering (WPE-EFCE). Tem 4 prémios de Reconhecimento Pedagógico na FEUP e no ano de 2016 ganhou o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP.

2015

   

2014

     
  Manuel Joaquim Oliveira :: Professor Auxiliar Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais     Fernão Magalhães :: Professor Auxiliar Departamento de Engenharia Química
 

É formado em Matemáticas Aplicadas, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ainda na FCUP, iniciou a atividade docente como Monitor. Transitou para a FEUP, em 1993, já como Assistente e aí realizou o doutoramento em Ciências da Engenharia: ramo matemática, tornando-se professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais onde, atualmente, leciona unidades curriculares da área de matemática (como Álgebra, Análise Numérica, Análise Matemática e Estatística) nos primeiros anos de diversos mestrados.

Empenhado na componente pedagógica da carreira docente, inicia formalmente, em 2013, o projeto ‘Consultório Digital de Matemática’ que potencia significativamente o sucesso académico das unidades curriculares sobre as quais atua.

Tem disseminado o impacto e efeitos deste projeto em comunicações orais em conferências, a convite em reuniões e ainda em artigos científicos. Foi distinguido quatro vezes consecutivas com o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP, e foi prestigiado, em 2015, com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP.

   

Formado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, obteve o doutoramento na mesma área na University of Massachusetts Amherst, nos EUA.

É professor auxiliar do Departamento de Engenharia Química da FEUP desde 1997, lecionando unidades curriculares nas áreas de Controlo de Processos, Materiais Poliméricos, Análise Matemática e Informática Industrial.

Exerce investigação em Ciência e Tecnologia de Polímeros, sendo autor de 118 publicações em revistas científicas internacionais e coordenador de 20 projetos de investigação. Foi distinguido 5 vezes com o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP, e foi prestigiado em 2014 com o Prémio de Excelência Pedagógica da mesma instituição. Em 2017 integrou uma das 10 equipas vencedoras da 1ª edição dos ‘Projetos de Inovação Pedagógica’ com o projeto ‘MICO – Experimentação ativa com mini-modelos de controlo de temperatura’.

2013

   

2012

     
 

José Órfão :: Professor Associado Departamento de Engenharia Química

   

Manuel Matos Fernandes :: Professor Catedrático Departamento de Engenharia Civil

 

Doutorado em Engenharia Química pela FEUP, é docente do Departamento de Engenharia Química da FEUP desde 1977, sendo atualmente Professor Associado. Nos últimos anos tem vindo a lecionar as unidades curriculares de Álgebra, Engenharia das Reações I e Química Física das Superfícies, todas do Mestrado Integrado em Engenharia Química.

Obtendo consistentemente um elevado desempenho docente nos Inquéritos Pedagógicos da U.Porto, foi prestigiado em 2013 com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP e distinguido 6 vezes com o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP.

   

Foi 6 vezes galardoado com o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP e, em 2013 recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP. Este prémio foi um reconhecimento não só pelos excelentes resultados nos Inquéritos Pedagógicos da UPorto, mas também pelo seu envolvimento na criação de 2 mestrados na área de engenharia civil, pela reformulação curricular do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, pelo forte envolvimento na criação de visitas de estudo de estudantes a sites de obras, e pela edição de 2 livros de apoio à aprendizagem e manuais para a profissão.

Foi Diretor do Departamento de Engenharia Civil e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. Foi Investigador Responsável do Centro de Estudos da Construção, unidade de I&D com mais de 40 investigadores doutorados, que em 2014 deu origem ao CONSTRUCT, unidade que obteve a máxima classificação na última avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

2011

   

2010 2009

     
 

Raimundo Delgado :: Professor Emérito Departamento de Engenharia Civil

    José Oliveira :: Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
  Doutorado em Engenharia Civil pela FEUP, foi o primeiro Diretor da FEUP no período que se seguiu à Revolução de Abril de 1974, tendo voltado a desempenhar funções diretivas anos mais tarde.

Foi eleito Presidente do Conselho de Representantes da FEUP de 1986 a 1991 e de 2001 a 2014 e membro da comissão de avaliação dos cursos de Engenharia Civil das Universidades Portuguesas.

Aposentado desde 2015 e após ter dedicado 42 anos da sua vida à Faculdade de Engenharia da U.Porto, onde foi responsável por diversas disciplinas na área de Estruturas em Engenharia Civil, continua, enquanto Professor Emérito, a desenvolver e a procurar melhorias de processos para a divulgação da Engenharia Civil.

Foi prestigiado, em 2011, com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP e foi distinguido com o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP em 2013
   

Professor Catedrático do DEGI-FEUP, é investigador do INESC TEC, leciona ainda na Porto Business School da Universidade do Porto onde é membro do Conselho Académico. É também coordenador da comissão permanente para o ensino, qualidade e avaliação do Conselho Geral da UPorto.

A sua área de investigação principal é a Investigação Operacional e os Métodos Quantitativos aplicados à Gestão. Nos dez anos que pertenceu à equipa de gestão da FEUP participou no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para a gestão de instituições do ensino superior. Fica consistentemente colocado entre os docentes com melhor desempenho pedagógico, quer na FEUP quer na PBS, quando considerados os inquéritos pedagógicos preenchidos pelos estudantes. No ano de 2010 ganhou o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP, pelo seu desempenho no quinquénio 2004-2009.

É membro da Comissão Organizadora do evento nacional CNAPPES - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. É Diretor dos cursos: "Competências Transversais para Engenharia: formação pedagógica para lecionar no Ensino Superior" (para doutorandos e postdocs) e "Boas Práticas em Educação Doutoral" (para diretores e supervisores de doutoramento).
     
     

Maria Antónia Caravilla :: Professora Associada Departamento de Engenharia e Gestão Industrial

Doutora em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, é Professora Associada com agregação do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, lecionando unidades curriculares de Investigação Operacional, Sistemas de Apoio à Decisão e Otimização aos programas em engenharia. É também docente na Porto Business School da Universidade do Porto, nos programas MBA e MBA Executivo.

Foi também durante vários anos Professora Visitante da Universidade de São Paulo (USP). Na sua atividade relacionada com a gestão de ensino superior, foi Pró-Diretora para a Gestão e Controlo na FEUP, tendo liderado vários estudos relacionados com indicadores para Instituições de Ensino Superior. Participou também em exercícios de Bechmarking internacional de Instituições de Ensino Superior.

Da sua intervenção na gestão da FEUP na área do ensino destaca-se a promoção da criação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem, em 2008. No âmbito da atividade docente desenvolveu vários projetos pedagógicos cujos resultados foram divulgados em congressos, conferências e workshops (mais de uma dezena de comunicações), e também em palestras convidadas em várias instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil. Recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP em 2009, primeiro ano em que este prémio foi atribuído, pelo seu desempenho pedagógico nos 5 anos anteriores.

Prémios Excelência U.Porto

Os “Prémios de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto” foram criados para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

2015

     
       
 

Manuel Firmino :: Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática

     
 

Licenciou-se em Psicologia (1987), recebendo o Prémio Eng. António de Almeida pela melhor classificação, e obteve o seu doutoramento em Ciências da Educação (2013), aprovado com distinção, como resultado de estudos sobre Modos de Trabalho Pedagógico e de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior, na FPCE da UPorto. Docente universitário desde os anos 80 é atualmente Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da UPorto e Investigador no INESCTEC, assim como Colaborador no MIL e no CIIE.

Recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da UPorto (in aexquo, 2015) e o Prémio de Reconhecimento Pedagógico da FEUP (2013; 2016; 2017). Tem diversas publicações de âmbito pedagógico e foi co-autor de um trabalho selecionado como finalista para o ‘e-Learning Excellency Awards’ na ECEL 2015 e do Projeto de Inovação Pedagógica ‘ClickerUP’ 2017.

Tem uma vasta experiência na formação pedagógica de formadores e de professores do ensino superior, assim como na formação, coaching e counseling para o desenvolvimento de competências (em áreas como liderança, trabalho em equipa, comportamento organizacional, comunicação, negociação, resolução de conflitos, gestão de recursos humanos, avaliação de desempenho, gestão do tempo e do stresse, motivação, inovação e criatividade, inteligência emocional, desenvolvimento pessoal).

Armando Sousa :: Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Obteve o seu doutoramento em 2004 em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da UPorto e, é desde essa data professor Auxiliar no departamento de EEC, na FEUP e investigador do INESCTEC. Os seus atuais interesses de investigação, na área da educação no ensino superior, incluem ‘Tecnologia ao serviço do ensino’, ‘Jogos para aprendizagem’, ‘Robótica para ensino júnior’.

Foi investigador nos projetos da área de educação ‘ClickerUp - Projeto de Inovação pedagógica UP 2017’, ‘PEC 137 - Robôs em movimento’, ‘MEDIS - A Methodology for the Formation of Highly Qualified Engineers at Masters Level in the Design and Development of Advanced Industrial Informatics Systems’ e ‘Vincere - Ciências e engenharia em português’. Foi coautor do trabalho que recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica pela UPorto em 2015 pelo trabalho relacionado com o curso "Projeto FEUP". Outro trabalho no mesmo tema também foi selecionado como finalista para o ‘e-Learning Awards’ na ECEL 2015.
   
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-09-28 I  Página gerada em: 2019-12-12 às 03:54:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais