Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Portal do Candidato > Antes da Partida
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

Antes da Partida

Quer saber mais sobre estudar Engenharia na Universidade do Porto? Este curto vídeo dá-lhe uma ideia do que poderá adquirir com essa experiência.



Antes de embarcar na aventura de estudar em Portugal, deverá certificar-se de que tem tudo em ordem para a viagem e a sua estadia. Deixamos algumas dicas.

Visto de Estudante

Todos os estudantes estrangeiros provenientes de países não pertencentes à UE devem ter um visto de estudante, adquirido na Embaixada ou Consulado Português do seu país de origem. A duração do visto é limitada pelo tempo necessário para a realização do programa de estudos ou trabalho de investigação.

Deve fazer o registo nos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até três dias depois da sua chegada.

Para mais informações, visite o website do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.


Seguro de Saúde

É essencial que todos os estudantes estrangeiros tenham um seguro de saúde durante a sua estadia em Portugal.

Antes de viajarem para Portugal, os estudantes provenientes de países que não fazem parte do Espaço Económico Europeu (EEE) devem pedir mais informações sobre seguros de saúde nos seus países de origem.

Se é estudante brasileiro, então tem direito ao mesmo seguro de saúde que os estudantes nacionais. É apenas necessário preencher o formulário PB – 4 no Brasil, onde deve mencionar o período da estadia durante o qual pretende usufruir de assistência médica em Portugal. Esse período deve ser comunicado ao centro de Segurança Social do Porto.

Um dos problemas que os estudantes enfrentam quando decidem estudar no estrangeiro é a assistência médica.

Antes de viajarem para Portugal, os estudantes provenientes de países que não fazem parte do Espaço Económico Europeu (EEE) devem pedir mais informações sobre seguros de saúde nos seus países de origem.

Os estudantes brasileiros têm direito ao mesmo seguro de saúde que os estudantes nacionais. É preciso preencher o formulário PB – 4 no Brasil, onde deve mencionar o período da estadia durante o qual pretende usufruir de assistência médica em Portugal. Esse período deve ser comunicado ao centro de Segurança Social do Porto.


Não se esqueça também de trazer consigo o seguinte:

  • Documento de Identificação (Passaporte ou Bilhete de Identidade)
  • Carta de Aceitação da Faculdade
  • Confirmação de alojamento, mesmo que seja temporário (Hotel ou Hostel)
  • Duas fotografias tipo passe


Como chegar ao Porto

Localizado no Norte de Portugal, o Porto é uma cidade fácil de alcançar.

De Avião

O Aeroporto do Porto chama-se Francisco Sá Carneiro (+351 707 205 700) e fica 11km a norte do Porto.

O metro é a melhor maneira de chegar ao centro da cidade. A viagem tem uma duração de 30 minutos. A estação de metro (Linha Violeta), que faz a ligação ao centro da cidade, funciona desde as 6h até à 1h30.

Aeroporto – Casa da Música> 23 minutos

Aeroporto – Estação da Trindade> 28 minutos

Aeroporto – Estação da Campanhã> 33 minutos

Aeroporto – Estádio do Dragão> 35 minutos

Aeroporto -FEUP> 40 minutos


O bilhete compra-se nas máquinas e é preciso validá-lo antes de entrar no metro. O preço do bilhete é de ¤1,50. Para mais informações, visite: www.metrodoporto.pt.

Existem três linhas de autocarro que fazem a ligação entre o Aeroporto e o centro do Porto: 601, 602, e 604. O bilhete custa ¤1,50. Para mais informações visite: www.stcp.pt.

Também existe um serviço de táxis disponível no Aeroporto. No início da viagem o taxímetro deve apresentar o valor de ¤1,80. Uma taxa de 20% é aplicada nos seguintes períodos: fins-de-semana e feriados e durante a semana desde as 21h até às 6h. Quando se chama um táxi através de uma chamada telefónica é apresentada uma taxa de ¤0,80, e no transporte de bagagem que exceda as medidas 55com x 35cm x 20cm poderá ser cobrado um suplemento ¤1,60.

Comboio

O Porto tem duas estações de comboio principais: Estação de Campanhã, que proporciona ligações internacionais e ligações com Lisboa, Douro e Minho; e a Estação de S. Bento, que faculta ligações com a Galiza, Douro, Minho, mas também Aveiro e Coimbra.

Transportes Públicos

As melhores maneiras de viajar dentro da cidade são de autocarro ou de metro. Um bilhete de autocarro custa ¤0,90 (se for comprado com antecedência) ou ¤1,50 (se for comprador dentro do autocarro). O metro é composto por 5 linhas que, através da conexão com outro meio de transporte, faz com que seja mais fácil viajar dentro do Porto.

Links úteis

Recomendar Página Voltar ao Topo