Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Portal do Candidato > Porto e Portugal
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

Porto

Quem visita o Porto pela primeira vez, sente imediatamente o pulsar caraterístico de uma cidade que é não só capital da região Norte do país, mas também o principal centro de comércio de todo o Norte peninsular. Tradicionalmente conhecida pelo negócio do Vinho do Porto, a região alberga atualmente grande parte do tecido industrial português, com destaque para o setor têxtil, do calçado, componente automóvel e mobiliário. A sua vertente comercial é favorecida por estruturas como o porto de Leixões, que representa 25% do comércio internacional do país, e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reconhecido como um dos melhores do mundo na categoria de tráfego até 5 milhões de passageiros, e cujas inúmeras ligações low cost à Europa têm trazido um dinamismo crescente à cidade.

A beleza do seu centro histórico, elevado a Património Mundial pela UNESCO, em combinação com os edifícios modernos desenhados por aclamados nomes da arquitetura, como Siza Vieira e Souto Moura, conferem especial encanto à cidade do Porto. Também a agradável atmosfera, excelente gastronomia e oferta de atividades de cultura e lazer, a preços competitivos, tornam-na alvo de elogios por reputadas publicações internationais, como a Lonely Planet.

Descobrir o Porto é ir ao encontro de tantas surpresas quanto uma das cidades mais antigas da Europa poderá proporcionar. Desde apreciar a leve neblina durante uma caminhada matinal, que, em dias de sol, dá à cidade uma tonalidade azulada; a almoçar na Praça da Ribeira, de mão estendida aos pombos e gaivotas que ali vão fazendo companhia, até assistir a um pôr-do-sol numa daquelas esplanadas da Foz, com perfume de maresia. À noite, depois de um jantar num dos tradicionais restaurantes, um café num bar antes de acabar a noite num bar ou numa das discotecas da cidade.

O Porto é uma das cidades mais antigas da Europa e Portugal um dos países mais antigos do Mundo. É por isso que a cidade portuense representa apenas uma das tantas cidades relíquias que nos caraterizam como povo português.

+ Conhece as 10 Razões para visitar o Porto
+ Informações

+ Video sobre o Porto



Locais de diversão

Na cidade Invicta, em todas as esquinas se encontra um café. O Porto conta com centenas de bares, especialmente na zona antiga e nos bairros mais típicos, e em que a vida noturna acaba, tantas vezes, na manhã seguinte.

Ao longo dos últimos anos, o Porto tem vindo a presenciar a reanimação das zonas noturnas da baixa.

A noite começa normalmente no Restaurante Café Ancora D' Ouro, conhecido como o Piolho. Este café é um dos locais preferidos dos estudantes universitários e dos mais antigos da cidade. As paredes estão preenchidas por mensagens das sucessivas gerações de estudantes que por aqui passaram.

Os percursos noturnos incluem já bares como o Rádio, Tendinha dos Clérigos, Plano B, Pitch, Maus Hábitos, entre outros.

Exposições, concertos e espetáculos

No Porto, o acesso a exposições, concertos e espetáculos é relativamente fácil. Muitos destes eventos são de acesso gratuito ou passível de redução através de cartões de desconto, como o cartão de estudante ou o Cartão Jovem.

O Porto também tem vindo a ser palco de um número cada vez maior de espetáculos de música rock e alternativa, bem como de diversos festivais. O "Optimus Primavera Sound", em junho, e as "Noites Ritual Rock", em agosto, são dois exemplos de grandes festivais que se realizam no Porto.

Também o Coliseu do Porto , o Teatro Sá da Bandeira e o Passos Manuel têm sido locais privilegiados para performances musicais ou de teatro. A estes, veio juntar-se a Casa da Música em 2005; projetada pelo holandês Rem Kolhaas, a Casa da Música é hoje a grande sala de espetáculos da cidade e símbolo emblemático do Porto moderno e cosmopolita.

No campo das artes plásticas, há múltiplas opções interessantes na cidade, das quais se destacam o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, da autoria do arquiteto Siza Vieira. Serralves é uma instituição cultural de projeção mundial que tem como missão sensibilizar o público para a arte contemporânea e o ambiente, através do Museu de Arte Contemporânea como centro pluridisciplinar, do Parque como património natural vocacionado para a educação e animação ambientais e do Auditório como centro de reflexão e debate sobre a sociedade contemporânea.

Festivais Internacionais

O Porto é palco de diversos festivais internacionais: tango, marionetas, curtas metragens, tunasque abrangem áreas tão diversas como o tango, marionetas, curtas-metragens, teatro, órgão e multimédia são apenas alguns exemplos. Destacam-se dois festivais de grande dimensão e projeção internacional:

      • O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica - FITEI; realiza-se em março, e reúne grupos de teatro de Portugal, Espanha, e países da América do Sul, tais como o Brasil e a Argentina.
      • O Fantasporto é um festival de cinema fantástico de renome internacional; tem tradicionalmente início na segunda semana de fevereiro, e durante duas semanas põe em cena cerca de duas centenas de filmes de diversos géneros, provenientes de diferentes países.

Cinema e Teatro

O Porto dispõe de uma programação cinematográfica bastante alargada, desde salas onde são exibidos filmes do circuito comercial (nos Centros Comerciais) a salas onde são exibidos filmes de carácter mais independente e alternativo. A maior parte destes cinemas apresenta as suas sessões a partir das 14h00, havendo “sessões da meia-noite” nos cinemas maiores e, ao fim-de-semana, sessões das 02h00.

O Cineclube do Porto e o Cineclube do Norte apresentam sessões especiais, muitas vezes no Rivoli ou na Casa das Artes, que servem também de palco a algumas das sessões do Fantasporto.

Ao nível de teatros e outras salas de espetáculos, o Porto conta com o Teatro Rivoli, com o Teatro São João, com o Teatro Carlos Alberto e com o Coliseu do Porto, a maior sala de toda a região norte do país. Para além disso, há pequenas salas onde atuam as diferentes companhias de teatro, como a Seiva Trupe ou o Tear, e muitos grupos musicais e recreativos.

A Universidade do Porto inaugurou em 1998 o seu Teatro Universitário, no Campo Alegre. O Ateneu Comercial do Porto e o Palácio da Bolsa são igualmente usados para espetáculos, sobretudo musicais.

Festas populares

O São João é a festa mais carismática da cidade do Porto e constitui uma das mais importantes expressões culturais populares de Portugal.

Na noite de 23 de junho, o Porto inteiro participa na sua grande festa popular até o dia amanhecer, percorrendo as ruas, alegremente, continuando a dar voz à tradição de dar pancadinhas com martelos de plástico na cabeça de quem passa. Há balões no céu, há rusgas e fogueiras, dança-se nos bairros típicos, comem-se sardinhas assadas. À meia-noite, inicia-se o espetáculo de fogo de artifício do Douro, que recebe no dia seguinte a tradicional regata de barcos rabelos.

Guia digital turístico

Para o ajudar a conhecer melhor a cidade do Porto, uma estudante do Programa Doutoral em Media Digitais apresentou o TravelPlot, um guia turístico interativo composto por várias plataformas: uma aplicação para iPhone, um site, um mapa, eventos ao vivo e redes sociais (YouTube, Twitter e Pinterest).

Fique a conhecer o Porto através de uma verdadeira “caça ao tesouro”!

Custo de Vida

Apesar do grande aumento dos preços depois da introdução do Euro, Portugal continua a ser um país com um custo de vida relativamente baixo, quando comparado com alguns dos países da Europa comunitária. E o Porto é das cidades de grande dimensão com custo de vida menor.

Os custos com alimentação são de aproximadamente 200 EUR/ mês, e os preços de alojamento poderão variar entre os 15OEUR e os 450EUR mensais, para o arrendamento de um quarto; um studio ou apartamento T1 deverá custar entre os 400,00EUR e os 900,00EUR.

As melhores maneiras de viajar dentro da cidade são de autocarro ou de metro. Um bilhete de autocarro custa ¤0,90 (se for comprado com antecedência) ou ¤1,50 (se for comprador dentro do autocarro). O metro é composto por 5 linhas que, através da conexão com outro meio de transporte, faz com que seja mais fácil viajar dentro do Porto. Uma assinatura mensal de metro para 2 zonas custa cerca de 30¤.

+ Informações Úteis

Portugal

Criado no século XII, Portugal é uma das mais antigas nações da Europa, descendendo de várias origens: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, europeus do norte e mauritanos.

Localizado no extremo sudoeste do continente, Portugal é um país de conquistadores, homens e mulheres de visão, que conseguiu espalhar a sua língua e costumes por todo o mundo. À frente da exploração do mundo durante a Era dos Descobrimentos, os portugueses foram os primeiros europeus a navegar até África, ao longínquo Oriente e ao coração da América do Sul.

Hoje em dia, é um país moderno e desenvolvido, membro da União Europeia desde 1986. Combina harmoniosamente as suas tradições antiquíssimas, com uma abordagem moderna para a inovação, empreendedorismo e parceria internacional.

Embora seja mais conhecido pelas suas praias e pelo clima ótimo durante todo o ano, Portugal é também rico em serras, planícies verdes e muitas outras paisagens magníficas. Estas características geográficas permitem a prática de atividades e desportos aquáticos, de montanha ou mesmo de inverno, na cidade ou no campo. Portugal é visto como dos melhores países do mundo para praticar surf, e pelas suas ondas perfeitas tem atraído os surfistas mais conceituados e campeonatos internacionais desta modalidade.

Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada como a paisagem e o património. Tanto pode saborear um peixe grelhado e fresco, como um delicioso cozido à portuguesa numa mistura suculenta de sabores entre carnes e legumes. Na cozinha nunca pode faltar o excelente azeite português, e para acompanhar a refeição todo o país oferece bons vinhos, do tinto ao branco. Para sobremesa poderá deliciar-se com os nossos doces conventuais, mas não deixe de provar o tradicional pastel de nata.

Todas estas particularidades criam a harmonia perfeita resultante da mistura com um dos nossos maiores tesouros: o prazer de bem receber. Portugal é, de facto, dos países que melhor acolhem os turistas: num estudo feito pelo Fórum Economia Mundial, a hospitalidade e simpatia dos portugueses colocam-no no 7º lugar de uma lista de 140 países.

+ Roteiros Turísticos do Património Mundial - Norte de Portugal
+ Informações

Viajar em Portugal e na Europa

De norte a sul do país é possível observar uma mudança, não só de paisagem, mas também de hábitos gastronómicos, costumes e tradições. Por isso viajar dentro do nosso Portugal pode ser uma experiência tão interessante e cada vez mais fácil de conseguir. Existem inúmeras possibilidades de transporte para que não perca pitada: avião, comboio, autocarro, e se quiser ter uma maior liberdade de horários, agências de aluguer de automóveis.

O Porto é também uma cidade privilegiada pois a partir dela poderá, não só, aceder facilmente a cidades como Santiago de Compostela ou Vigo, situadas na Galiza, mas também a múltiplos destinos europeus através de companhias aéreas low-cost e de uma rede de autocarros internacional.

Recomendar Página Voltar ao Topo