Saltar para:
Logótipo
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Portal Alumni > Voluntariado
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Alumni

Voluntariado

Existem várias possibilidades de desenvolver trabalho de voluntariado através da FEUP/UP. Seguem-se algumas opções abertas aos alumni.

EpDAH – Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária

A EpDAH é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal potenciar o papel da Engenharia para o desenvolvimento humano e minimizar impactos em situações de emergência. Promove a sustentabilidade das soluções e o trabalho de equipa, e conta com a colaboração de voluntários de diferentes áreas do saber.

Com membros em território nacional e internacional, o núcleo do Porto tem sede na FEUP, onde semanalmente se reúnem estudantes, alumni, professores e técnicos quer da área da Engenharia, quer de Economia, Gestão, Arquitetura e outras.

No caso da Engenharia, o contributo para o desenvolvimento e assistência humanitária pode ser feito de diversas formas, desde a construção de escolas, centros de saúde e orfanatos; implementação de sistemas de tratamento de água e energias renováveis; criação de atividades económicas, como por exemplo, pequenas unidades de transformação de fruta ou de outros alimentos; elaboração de mapas de terrenos; design de tecnologias de baixo custo adaptadas com materiais locais; até à implementação de medidas para prevenir a desflorestação e de sistemas de rega ou de saneamento.


    Notícias relacionadas

    E se falássemos de Engenharia para todos?

    "Estamos em pleno "Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa". E porquê não usar toda a Engenharia que há dentro de si em prol do desenvolvimento humano? Esta é uma das metas dos voluntários da EpDAH – Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária." in ADN FEUP

    Clique para ler a notícia do ADN FEUP na Íntegra


G.A.S. Porto - Grupo de Ação Social do Porto

O G.A.S.Porto é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (O.N.G.D.) vocacionada para a Ajuda e Desenvolvimento Humano. Tem a sua sede na FEUP, onde reúne jovens e adultos que disponibilizam o seu tempo livre para atividades de voluntariado na região do Grande Porto ou mesmo em missões à escala humanitária.

Entre os projetos desenvolvidos, encontra-se o apoio a estudantes da FEUP em situação fragilizada. Trata-se sobretudo de estudantes dos PALOP, Timor e outros países estrangeiros que enfrentam dificuldades económicas, sociais ou académicas conduzentes ao insucesso ou abandono escolar.

Voluntariado na UP

A UP, em articulação com as suas unidades orgânicas e outras entidades, tem vindo a desenvolver diversas atividades de voluntariado. Esta aposta resulta do sentido de responsabilidade social na promoção do bem comum e de uma maior justiça social.
A participação em ações de voluntariado é extensível a alumni, funcionários, docentes e não docentes, aposentados ou jubilados, e para os programas reconhecidos pela U.Porto e avaliados positivamente é emitido anualmente um documento comprovativo.

Recomendar Página Voltar ao Topo