Saltar para:
Logótipo
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Galpshare
Você está em: Início > Portal Empresas > Reconhecimento de Empresas
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Empresas

Reconhecimento de Empresas

As comemorações do Dia da FEUP constituem o momento ideal para o reconhecimento daqueles que, durante todo o ano, mais contribuíram para o sucesso da comunidade. As empresas que se destacaram pela colaboração na área da investigação ou do ensino são homenageadas, durante este evento, pelos diferentes departamentos da FEUP.

Empresas reconhecidas em 2013

Barata & Ramilo, S.A. - Parfois

Departamento de Engenharia e Gestão Industrial - DEGI

A forma cuidada e responsável como a empresa Barata & Ramilo S.A. acolhe, de forma continuada, os estu¬dantes que aí realizam projetos de dissertação, bem como o empenho que coloca no acompanhamento dos respetivos trabalhos, justifica plenamente que o Departamento de Engenharia e Gestão Industrial lhe preste o seu público reconhecimento. Registe-se ainda que a Barata & Ramilo S.A. - internacionalmente conhecida pela insígnia Parfois - é hoje uma organização global presente em todo o mundo, facto que valoriza ainda mais a sua contribuição. Para alguns dos ex-estudantes que aí iniciaram a sua vida profissional, a Barata & Ramilo S.A. tem constituído uma verdadeira “escola”, em particular no se refere à sua vertente de internacionalização. O Departa¬mento de Engenharia Industrial e Gestão considera assim inteiramente apropriado que seja destacado o papel que esta empresa vem desempenhando no desenvolvimento das competências dos nossos estudantes.

Continental Mabor – Indústria de pneus, S.A.

Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec

A Continental Mabor decidiu, em 2009, reforçar a sua aposta no desenvolvimento de novas soluções produtivas recorrendo a entidades do sistema Científico e Tecnológico. Foi assim celebrado, em 2010, um protocolo com a FEUP e a FCT associando a empresa ao Programa MIT¬-Portugal - EDAM para o desenvolvimento de um ambicioso projeto de Investigação e Desenvolvimento. Chamado AUTO CLASS, este projeto procura desenvolver um sistema automatizado de classificação dos pneus recorrendo a tecnologias avançadas de captação e tratamento de imagens, de robotização de manu¬seamento dos pneus e de sistemas de apoio a decisão das estratégias de qualidade. O projeto aproxima-se da fase de conclusão que deve resultar na concretização de três teses de doutoramento e de um projeto industrial altamente inovador a nível mundial. A procura constante de conceitos, processos e tecnologias inovadoras, favorecendo sólidas parcerias Indústria - Universidade, envolvendo nomeadamente o DEMec e o INESC TEC, leva-nos ao reconhecimento público desta saudável colaboração.

CPCIS – Companhia Portuguesa de Computadores Informática e Sistemas, S.A.

Departamento de Engenharia Informática – DEI

A CPC.IS tem mantido uma forte ligação à FEUP, ligação que foi fortemente reforçada aquando da criação da LEIC da FEUP, em 1994, de que foi uma das patrocinadoras. Desde esta data tem mantido, de forma continuada, uma forte parceria com as atividades desenvolvidas na FEUP na área da Engenharia Informática, e pelo Depar¬tamento de Engenharia Informática, sendo de destacar os seguintes tipos de apoio e patrocínios: patrocínios de eventos e publicações, concessão de prémios aos melhores estudantes (LEIC/MIEIC), apoios/patrocínios a unidades curriculares, propostas de estágios curriculares (LEIC), propostas de projetos de dissertação (MIEIC).

EFACEC

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – DEEC

A Efacec tem mantido uma forte colaboração com a FEUP e, em particular, com o DEEC e as unidades de investigação que lhe estão associadas, mormente em eletrónica industrial, tecnologias para robó¬tica móvel e no desenvolvimento de aplicações computacionais de alto nível, para gestão de redes elétricas.

FREZITE – Ferramentas de corte, S.A.

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – DEMM

O apoio da FREZITE - Ferramentas de Corte, S.A. na promoção da imagem e do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP, a disponibilidade sempre manifestada para acolher, nas suas instalações fabris, estudantes da LEMM e do MIEMM da FEUP, para a realização dos seus trabalhos de fim de curso, bem como a sua participação, desde a sua génese, do consórcio de empresas que instituíram o Prémio Indústria, fazem desta empresa um parceiro de grande relevância para o DEMM.

REFER - Rede Ferroviária Nacional

Departamento de Engenharia Civil – DEC

A REFER tem prestado, de modo regular inestimável, apoio à Faculdade de Engenharia e, em particular, ao Departamento de Engenharia Civil, desde há pelo menos duas décadas. Esse apoio foi reforçado com o esta-belecimento, em 2009, de um protocolo de colaboração entre as duas instituições. O apoio tem assumido, nomeadamente, os seguintes aspetos: i) o desenvolvimento conjunto de projetos de I&D, quer nacionais, quer europeus; ii) a colaboração em trabalhos de mestrado e doutoramento por meio da disponibilização da infraestrutura para estudos experimentais; iii) o patrocínio financeiro a congressos e outras iniciativas da FEUP. Por tudo o que fica sucintamente exposto, pode afirmar-se que a REFER tem revelado um muito claro entendimento da importância da cooperação entre a Empresa e a Universidade.

SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo, S.A.

Departamento de Engenharia de Minas – DEM

A SOMINCOR tem sido, desde o seu arranque, e independentemente do detentor da sua posse financeira (a EDM, A Rio Tinto, a EuroZinc e a Lundin Mining), uma empregadora constante dos engenheiros de minas formados na FEUP, quer na área da exploração mineira, quer no domínio do tratamento de minérios, quer na área da automação e do controlo. Os nossos antigos estudantes ocupam hoje posições de chefia setorial nesta empresa que tanto contribui para equilibrar a débil balança de pagamentos externa do nosso país. Por todas estas razões, e ainda pelos novos desafios que se antevêem com a futura exploração do jazigo do Lambador, a 1000m de profundidade, num ambiente ocupacional extremamente hostil, e com a necessidade da remoção do mercúrio dos futuros concentrados destes minérios, e para o qual a FEUP pode contribuir para ajudar a encontrar novas soluções, exprimimos o nosso reconhecimento público à SOMINCOR.

UNICER

Departamento de Engenharia Química – DEQ

A UNICER tem um passado histórico de colaboração com o Departamento de Engenharia Química, sendo de destacar: o apoio à realização de teses de doutoramento; o registo de patente conjunta; a participação em projetos de investigação com docentes do DEQ; a realização de estágios em empresa destinado a estudantes do MIEQ e, desde há 4 anos, do MIB - ramo de Engenharia Biológica; a colaboração nas Jornadas de Bioenge¬nharia; e o apoio em palestras no âmbito da unidade curricular de Tecnologia Alimentar (MIB+MIEQ).

Início da Página

Empresas reconhecidas em 2012

Administração dos Portos do Douto e Leixões (APDL), SA

Departamento de Engenharia Civil - DEC

No âmbito das suas atividades, a APDL tem valorizado a componente de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Numerosos estudos desenvolvidos em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP demonstram essa aposta da APDL, nomeadamente: a caracterização da agitação marítima, os modelos labo-ratoriais de quebramares e de muros-cais, a monitorização da qualidade das águas, a caracterização de sedi-mentos dragados, os níveis de ruído, a evolução da restinga do Douro, a alimentação artificial da praia de Ma¬tosinhos e a assessoria aos projetos e concursos dos novos molhes do Douro e do novo terminal de cruzeiros.

A APDL integra os associados fundadores do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos e do Instituto da Cons¬trução e faz-se representar nos seus órgãos de gestão há cerca de duas décadas. Diversas dissertações de dou¬toramento e de mestrado foram concluídas versando temáticas de interesse para a APDL e com o apoio desta Administração. Anualmente, a APDL acolhe visitas de estudo dos cursos da FEUP, destacando-se a visita anual realizada pela opção de Hidráulica do MIEC. Na APDL trabalham diversos profissionais formados na FEUP, assumindo importantes responsabilidades na sua gestão e nas suas complexas empreitadas.

AMTROL-ALFA

Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec

A colaboração da AMTROL-ALFA com o Departamento de Engenharia Mecânica e o Instituto de Engenharia Me¬cânica e Gestão Industrial (INEGI) foi iniciada em 2003 com o desenvolvimento da garrafa PLUMA, e alargada à criação de uma garrafa de média/alta pressão usando a plataforma da atual garrafa, otimizando o conceito de cilindro híbrido.

O desenvolvimento da linha de produtos “cilindros híbridos” conduziu a uma nova unidade fabril que entrou, recentemente, em funcionamento. A procura constante de conceitos, produtos e tecnologias inovadoras recorrendo, sempre que necessário ao DEMec/INEGI, está na origem do reconhecimento público desta sau-dável colaboração.

COLEP

Departamento de Engenharia e Gestão Industrial - DEGI

A colaboração entre a COLEP e o Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, que se tem consubstanciado essencialmente na realização de projetos de dissertação, pode considerar-se a todos os títulos exemplar. De facto, tem sido insuperável a forma cuidada e responsável como a empresa vem acolhendo os estudantes da FEUP, bem como o empenho que coloca na seleção dos temas para estudo e no acompanhamento dos trabalhos. Acresce que a COLEP é uma instituição de renome mundial, com uma sólida cultura focada no cliente, na ética, na respon¬sabilidade social, na criatividade e na melhoria contínua. Constitui um repositório ímpar de boas práticas na área da engenharia e gestão industrial, constituindo assim uma excelente “escola” para estudantes desta Faculdade aos quais é dada a oportunidade de aí realizarem os seus projetos.

Nestas condições, o DEGI considera inteiramente apropriado reconhecer publicamente a contribuição notável que esta empresa tem dado para a qualidade do nosso ensino e investigação.

Continental Mabor

Departamento de Engenharia Química - DEQ

O Grupo Continental em Portugal, através da empresa Indústria Têxtil do Ave, iniciou a sua colaboração com o MIEQ em 2010 com a oferta de dois estágios curriculares. Desde essa altura, este grupo tem tido um grande empenho em desenvolver a ligação com o Departamento de Engenharia Química. Ofereceu aos nossos dois primeiros estudantes um pequeno período de permanência na casa-mãe na Alemanha. Nos últimos anos, o Grupo Continental tem dado emprego a vários dos nossos estudantes, tanto com o grau de mestre como de doutor, quer em Portugal quer na Alemanha. Financiou as Jornadas EQ e deverá continuar como parceira privi¬legiada desta iniciativa tão importante para os nossos estudantes, todos os anos renovada.

A partir deste ano, o Grupo Continental irá também atribuir prémios, que irão distinguir os melhores alunos da FEUP na sua área de atividade.

Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA

Departamento de Engenharia de Minas - DEM

A EDMforneceu ao Departamento de Engenharia de Minas, e ao Centro de Investigação em Geo-Ambientes e Recursos, toda a informação experimental recolhida no campo que estes lhe solicitaram para utilização em projetos de investigação relacionados com a modelação da disper¬são ambiental de radioisótopos de baixa atividade e numa tese de doutoramento sobre este tema.

A EDM constitui um parceiro estratégico prioritário para o Departamento de Engenharia de Minas.

NDrive - Navigation Systems, SA

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - DEEC

A NDrive tem colaborado ativamente com grupos de investigação sediados no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, nomeadamente na área dos sistemas de transporte inteligente que combinam a geo-localização com plataformas de comunicação sem fios.

Há dois projectos paradigmáticos da colaboração da NDrive com a FEUP: o DriveIn e o MOBILES. O primeiro contou também com a colaboração da empresa GeoLink e o Instituto de Telecomunicações, e permitiu equipar centenas de táxis da cidade do Porto com tecnologias de informação, comunicação e navegação avançadas que reduziram de forma muito significativa os tempos de resposta no atendimento aos clientes. O projeto MOBILES contou com a colaboração do INESC TEC e do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel e teve como objetivo tornar a vida dos condutores de veículos elétricos mais simples, informando-os dos locais de carregamento acessíveis dentro do período de autonomia do veículo, bem como as suas disponibilidades e os itinerários mais adequados para lá chegar.

NORCAM – Engenharia e Design Industrial

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - DEMM

O forte apoio da NORCAM numa série de ações visando a promoção da imagem e do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP; a sempre pronta disponibilidade em acolher, com regularidade, nas suas instalações, estudantes essencialmente do MIEMM, para a realização dos seus traba¬lhos de fim de curso; o patrocínio dos prémios indústria, fazem da empresa um imprescindível parceiro.

Portal Sapo

Departamento de Engenharia Informática - DEI

Em 2008, na sequência de vários contactos formais e informais, alguns docentes e estudantes de pós-graduação do Departamento de Engenharia Informática iniciaram projetos experimentais de colaboração com o SAPO, em áreas de extração de informação da web, num espírito de “laboratório informal” em que se aplicaram princípios e técnicas que estavam a ser desenvolvidos em trabalhos de investigação a protótipos de serviços com interes¬se para a empresa. Esta colaboração foi formalizada com a assinatura de um protocolo de colaboração do SAPO com a Universidade do Porto em dezembro de 2008, prosseguiu e foi reforçada com a criação do Laboratório SAPO/U.Porto (labs.sapo.pt/up) no DEI em 2010.

Este laboratório acolhe atualmente trabalhos de estudantes de pré e pós-graduação. Os modelos de colabo-ração com a Universidade do Porto têm evoluído e incluem a candidatura regular de projetos com valor aca-démico e a concessão de bolsas SAPO para projetos em curso. Um exemplo de projeto académico que evoluiu para o desenvolvimento de um produto dentro da empresa é o “Verbatim”, que deu origem ao produto “Voxx”.

Início da Página

Empresas reconhecidas em 2010

CaetanoBus

Departamento de Engenharia Industrial e Gestão – DEIG

A colaboração entre a CaetanoBus, do grupo Salvador Caetano e o Departamento de Engenharia Mecânica e Ges¬tão Industrial (DEMEGI) iniciou-se em 1984, mantendo-se hoje com o DEIG. Em todas as situações foi insuperável a qualidade com que a empresa acolheu os alunos, selecionou os temas para estudo e acompanhou os trabalhos. Trata-se de uma instituição com uma longa experiência e uma sólida cultura fundada na ética e no respeito pelas pessoas e pelo ambiente. Constitui um repositório de boas práticas na área da engenharia industrial e gestão, tratan¬do-se de uma excelente “escola” para muitos dos ex-alunos desta Faculdade que aí iniciaram a sua vida profissional.

CIFIAL, S.G.P.S.

Departamento de Engenharia de Minas – DEM

A empresa CIFIAL, S.G.P.S. tem colaborado de forma muito estreita com o Centro de Investigação em Geo-Am-biente e Recursos sediado no Departamento de Engenharia de Minas da FEUP na execução de um projeto am¬biental de reabilitação de aquíferos de Rio Meão que se desenvolve no âmbito de um protocolo de colaboração entre a FEUP e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Durante a execução desse projeto a CIFIAL acolheu ainda visitas de estudo realizadas no âmbito da disciplina de Hidrogeologia.

A. Brito Indústria Portuguesa de Engrenagens, S.A.

Departamento de Engenharia Mecânica – DEMec

A colaboração entre a FEUP, o INEGI e a A. Brito iniciou-se em 1992, com grande ênfase na I&D aplicado às engrenagens, em particular nos novos materiais, revestimentos de superfície, lubrificantes biodegradáveis e aumento do rendimento através da conceção de engrenagens de baixo atrito. Resultaram desta colabora¬ção a participação da A. Brito e do INEGI em 7 projetos europeus financiados pela UE e 3 projetos nacionais financiados pela FCT. Para além disso os alunos do DEMec realizam frequentemente visitas de estudo à A. Brito, no âmbito das tecnologias de maquinação e dos processos de fabrico de engrenagens.

Schmidt Light Metal Group (SLM)

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – DEMM

O Schmidt Light Metal Group (SLM) tem vindo a estar fortemente envolvido num vasto leque de projetos de I&DT envolvendo docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMM) da FEUP. Por outro lado, desde sempre mostrou pronta disponibilidade em acolher, com regularidade, nas suas instalações fabris, alunos essencialmente do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (MIEMM) da FEUP, para a realização dos seus trabalhos de fim de curso. Todas estas razões, assim como o patrocí¬nio dos Prémios Indústria, fazem desta empresa um imprescindível parceiro do DEMM.

Sonae Indústria

Departamento de Engenharia Química – DEQ

A colaboração da Sonae Indústria com o Departamento de Engenharia Química da FEUP iniciou-se em 2003, através de um projecto de investigação. A partir de 2009 a empresa passou a receber estudantes dos Cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Química e em Engenharia do Ambiente para prepararem a sua Dissertação. Presentemente, co-financia três bolsas de doutoramento. Em 2011, a Sonae vai desenvolver atividades de I&D no Campus da FEUP e a colaboração com o DEQ pode vir a intensificar-se no âmbito de uma participação na construção da primeira plataforma solar em Portugal, usando uma tecnologia híbrida inovadora.

IPortalMais

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – DEEC

A iPortalMais constituiu-se a partir da FEUP. O seu sucesso é um motivo de orgulho para a FEUP, sobretudo porque uma substancial parte dos engenheiros que hoje integra foram alunos desta faculdade. A empresa funciona como um excelente local de estágio e uma fonte de emprego avançado para os mestrados da FEUP. Mas, mais do que tudo, funciona como exemplo e incentivo para todos os que, a partir do nosso país e dos seus conhecimentos, competências e dinamismo, provam que podemos ter sucessos tecnológicos e empresariais que nos projetem na arena internacional.

Grupo Soares da Costa

Departamento de Engenharia Civil – DEC

O Grupo Soares da Costa tem valorizado a componente de I&D&I, como o comprova o Protocolo de Cola-boração com a Universidade do Porto, no âmbito do qual decorrem atualmente dois projetos de investi¬gação. Para além disso, a FEUP, e em particular o DEC, têm contado com o apoio regular da empresa para as suas atividades de ensino, como nas inúmeras visitas de estudo às obras sob a sua responsabilidade e no patrocínio exclusivo dos Concursos de Pontes de Esparguete. Por outro lado, na Soares da Costa trabalham inúmeros profissionais formados na FEUP, alguns dos quais assumindo importantes responsabilidades na condução da Empresa e, em particular, na sua atividade no exterior do nosso País, comprovando a capaci-dade da Engenharia Portuguesa.

Microsoft

Departamento de Engenharia Informática – DEI

Ao longo dos últimos anos, têm sido várias as atividades de cooperação entre a Microsoft e a FEUP, em especial com o DEI, nomeadamente em eventos de formação e divulgação, trabalhos de dissertações, projetos de I&D, eventos científicos, organização de concursos, etc.

Início da Página

Empresas reconhecidas em 2009

CAETANO BUS

Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec

A competência e experiência dos quadros técnicos da CAETANO BUS e o seu elevado espírito, associados a um espírito de abertura à investigação e desenvolvimento, tem permitido consolidar um relacionamento mutuamente profícuo entre esta empresa e o DEMec.

CUF

Departamento de Engenharia Química - DEQ

A CUF-QI, sita no complexo de Estarreja, tem uma grande tradição de colaboração com a comunidade académica. Nos últimos anos, a colaboração com a FEUP cresceu de forma muito significativa. A CUF-QI tem vindo a receber uma média de 3 a 4 alunos de Projecto de Desenvolvimento por ano letivo, está envolvida na formação do Conselho de Empresas do DEQ-FEUP, participa no Programa Doutoral em Refinação, Petroquímica e Química, é membro da Rede de Competência em Polímeros e da Associação para a Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Energias Renováveis (associações cuja criação a FEUP liderou), co-orienta dois alunos de doutoramento da FEUP e co-financia vários projetos de I&D com a FEUP.

A outro nível, a CUF tem colaborado com o DEQ-FEUP, no quadro do Grupo Europeu de Educação em Engenharia Química, da Federação Europeia de Engenharia Química.

DURIT

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - DEMM

O envolvimento da DURIT num vasto leque de projetos de I&DT, muitos deles em parceria com Instituições do Sistema Nacional de Investigação, nomeadamente com docentes e investigadores do DEMM da FEUP; a sempre pronta disponibilidade em acolher, com regularidade, nas suas instalações fabris, alunos essencialmente do Curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP, para a realização dos seus trabalhos de fim de curso, e o patrocínio dos Prémios Indústria, fazem da empresa e de todo o grupo DURIT imprescindíveis parceiros.

EDP

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – DEEC

Ao longo dos últimos anos a EDP tem vindo a desenvolver com FEUP, nomeadamente com o DEEC e o INESC Porto, um grande conjunto de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Consultoria em vários domínios. Neles têm participado várias empresas do Grupo EDP, nomeadamente a EDP Distribuição, a EDP Produção e a Enernova. Esta colaboração tem envolvido também participações conjuntas em projetos Europeus como os projetos MicroGrids e More-MicroGrids.

KAIZEN Institute

Departamento de Engenharia e Gestão Industrial – DEGI

A colaboração entre o KAIZEN Institute e o Departamento de Engenharia Industrial e Gestão (DEIG), e no passado a Secção de Gestão e Engenharia Industrial (GEIN) do antigo Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI), é já longa e profícua. Tal colaboração vem-se concretizando desde a oferta de projetos de dissertação para os nossos estudantes até ao estabelecimento de parcerias na investigação, passando por uma regular colaboração dos seus mais destacados quadros e gestores no apoio à lecionação de unidades curriculares na FEUP.

PT Inovação

Departamento de Engenharia Informática - DEI

A PT Inovação valoriza a criatividade e a inovação e, neste contexto, tem mantido uma forte e permanente ligação ao Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação - acolhendo os seus estudantes em projetos de fim de curso e promovendo projetos académicos de índole variada - assim como a alguns grupos do Departamento de Engenharia Informática, com os quais tem constituído parcerias em vários projetos de I&D.

Solusel

Departamento de Engenharia de Minas - DEM

A empresa Solusel tem prestado, desde há muitos anos, uma excelente colaboração ao DEM e ao curso de Engenharia de Minas, quer proporcionando estágios de fim de curso, quer recebendo regularmente os alunos em visitas de estudo na Pedreira da Quinta do Moinho na Madalena, quer proporcionando visitas a obras em curso de empreitadas em que a Solusel tenha participação.

Teixeira Duarte Engenharia e Construções

Departamento de Engenharia Civil – DEC

A Empresa Teixeira Duarte Engenharia e Construções tem prestado de modo regular um inestimável apoio à Faculdade de Engenharia, e em particular ao Departamento de Engenharia Civil, desde há pelo menos três décadas. De destacar a visita à FEUP de quadros da Empresa para apresentar palestras no âmbito dos cursos de licenciatura e de mestrado; a disponibilização das suas obras e do seu estaleiro central para visitas de estudo, a cedência de elementos do seu arquivo (relatórios de estudos geotécnicos, projetos, fotografias) sempre que foram solicitados pela FEUP para trabalhos pedagógicos e de investigação; o patrocínio financeiro a inúmeros eventos, congressos e outras iniciativas da FEUP; e o apoio a diversos trabalhos de doutoramento, por meio da disponibilização das suas obras para estudos experimentais, do empréstimo de equipamentos e da realização de ensaios com os seus próprios equipamentos, a título gracioso. É ainda de mencionar que na Teixeira Duarte trabalham inúmeros profissionais formados na FEUP, alguns dos quais assumindo importantes responsabilidades na condução da Empresa.

Início da Página

Empresas reconhecidas em 2008

ADIRA

Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec

A relação entre a ADIRA e o Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da FEUP tem 38 anos. Um marco relevante, na época, foi a criação, da disciplina de Comandos Hidráulicos no Curso de Engenharia Mecânica com o apoio da ADIRA. Ao longo destes anos, muitos e variados foram os projetos de interação com a empresa.

A ADIRA sempre manifestou disponibilidade para apoiar iniciativas do departamento, tais como a Associação dos Antigos Alunos e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial – INEGI. É uma empresa aberta a estágios/projetos de fim de curso, bem como um excelente empregador de Engenheiros Mecânicos da FEUP.

Beralt Tin and Wolfram (Portugal) – Minas da Panasqueira

Departamento de Engenharia de Minas – DEM

A Beralt Tin and Wolfram tem dado a melhor colaboração ao curso de Engenharia de Minas, quer na receção de estudantes em visitas de estudo, em trabalhos de projeto de fim de curso, bem como noutros projetos de extensão universitária e em trabalhos de investigação.

BOSCH Termotecnologia

Departamento de Engenharia e Gestão Industrial - DEGI

A colaboração com a BOSCH é já longa e profícua e expressa-se em várias dimensões, que vão desde a oferta de estágios curriculares e de projetos em empresa a parcerias na investigação. Trata-se de uma verdadeira “escola” para muitos dos ex-alunos desta Faculdade que aí iniciaram a sua vida profissional. Nestas condições, o Departamento de Engenharia e Gestão Industrial reconhece a contribuição notável que esta empresa tem dado para a melhoria da qualidade do nosso ensino e investigação.

CIN – Corporação Industrial do Norte

Departamento de Engenharia Química – DEQ

A colaboração com a CIN tem provado ser proveitosa para alunos, Departamento de Engenharia Química (DEQ), docentes e empresa. Os alunos beneficiam de uma melhor formação, diretamente através dos projetos de investigação e indiretamente através do financiamento de projetos pedagógicos no DEQ. A CIN é uma importante patrocinadora dos prémios de mérito e inegável empregadora - convida em média para os seus quadros um ex-aluno por ano, desde 1999.

Critical Software

Departamento de Engenharia Informática – DEI

A distinção da Critical Software pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) deve-se às muito fortes relações que mantidas com esta empresa, as quais se materializam em acolhimento de alunos em projetos de fim de curso, em parcerias de projetos de I&D, vários dos quais já concretizados com grande sucesso, no apoio a trabalhos de disciplinas dos cursos de Informática da FEUP, em inúmeras palestras realizadas por elementos da Critical Software e na atribuição de prémios aos melhores alunos do MIEIC.

FERESPE, Fundição de ferro e aço

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – DEMM

O envolvimento da FERESPE num vasto leque de projetos de I&DT com docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMM) e da FEUP; a sempre pronta disponibilidade em acolher, com regularidade, nas suas instalações fabris, alunos essencialmente do Curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP, para a realização dos seus trabalhos de fim de curso; o patrocínio dos prémios indústria e de mérito, fazem da empresa uma imprescindível parceira.

Mota-Engil

Departamento de Engenharia Civil – DEC

A Empresa Mota-Engil tem dado sempre um grande apoio técnico e financeiro às iniciativas técnico-científicas levadas a cabo pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC), pelo que o Protocolo celebrado com a Empresa tem relevado resultados muito frutuosos para a FEUP, para o DEC e para os Alunos. A Empresa Mota-Engil tem patrocinado o prémio de mérito mais elevado para Alunos do DEC.

Qimonda

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – DEEC

Para além da proposta de temas e o acolhimento de estudantes, em projetos de fim de curso e em trabalhos de dissertação, a Qimonda faculta, ainda aos alunos, o acesso remoto a equipamento de teste extremamente sofisticado e a recente organização e partilha de responsabilidade na oferta de um curso destinado a finalistas e recém-licenciados, também aberto a técnicos da empresa. Salienta-se por fim o facto de a Qimonda ser uma importante empregadora de licenciados da FEUP, de contribuir ativamente para o desenvolvimento do Depar¬tamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e de ser uma das entidades que patrocinam prémios de mérito.

Pertencente à multinacional Qimonda AG, com sede na Alemanha, a Qimonda Portugal S.A. é a maior fábrica europeia de montagem e teste de produtos de memória, o maior exportador a nível nacional (dados no INE 2007), o 2º maior investimento estrangeiro e a maior empresa no setor da Indústria Elétrica e Eletrónica a nível nacional.

Início da Página

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-07-26 I  Página gerada em: 2018-06-19 às 11:07:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais