Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Horário de Verão Biblioteca
Você está em: Início > Portal Empresas > Projetos em Empresa
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Empresas

Projetos em Empresa

Dissertações em Ambiente Empresarial

As empresas podem acolher estudantes finalistas da FEUP, por um período de cerca de 5 meses, para desenvolvimento de um tema que dará origem à Tese de Mestrado e que possibilita a conclusão do curso aos futuros engenheiros graduados pela FEUP.

As instituições podem propor temas para realização de projetos em ambiente empresarial, os quais deverão ser revestidos de caráter suficientemente científico uma vez que darão origem a uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre. Estes projetos podem ser ajustados de acordo com os interesses da FEUP, no que respeita à garantia da qualidade científica dos mesmos. A proposta de temas para a realização destes projetos obedece a uma calendarização específica.

No caso da empresa ter localizações internacionais, poderá acolher estudantes no âmbito do Programa ERASMUS que permite que os estudantes realizem um estágio em ambiente empresarial num outro país da Europa. Este estágio poderá ser realizado com vista ao desenvolvimento da Dissertação. Este Programa tem uma duração mínima de 20 semanas e os estudantes poderão candidatar-se a uma bolsa ERASMUS para suportar custos básicos. As empresas são convidadas a apresentarem propostas ao abrigo do Programa ERASMUS em abril, para estágios no 1º semestre, e em setembro, para os do 2º semestre.

Para saber mais, aceda a testemunhos contados na primeira pessoa.

Programa “Estágios de Verão”

A FEUP acaba de lançar um novo um programa de estágios de verão extracurriculares, o Programa “ESTÁGIOS de VERÃO FEUP” (PEV-FEUP). O PEV-FEUP tem como público-alvo os estudantes do 3º e do 4º ano e permite a promoção da aproximação dos estudantes à realidade empresarial, proporcionando-lhe a aquisição de competências técnicas e pessoais relevantes para a sua futura integração no mercado de trabalho. As empresas podem propor estágios para serem desenvolvidos durante o período de verão, sendo que as tarefas desenvolvidas durante o estágio deverão enquadrar-se na área de estudos do estudante, proporcionando-lhe uma experiência pré-profissional relevante e também uma forma a consolidar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Estágios IAESTE

A IAESTE - The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience – é uma organização internacional que se ocupa da permuta de estágios para estudantes do ensino superior, e que possibilita que as empresas recebam um ou mais estagiários internacionais, proporcionando-lhes uma experiência técnica relevante na sua área de formação.

Os estágios têm uma duração mínima de 6 semanas, podendo prolongar-se até 12 meses. A empresa pode especificar a área de formação mais adequada, nível de estudos, domínio de idiomas, proveniência e outros requisitos que considere fundamentais para delinear o perfil dos candidatos que pretende receber. As empresas nacionais podem apresentar as ofertas de estágio, para estudantes estrangeiros, entre novembro e dezembro.

Projetos LGP - “Linking Great Partners”

O Programa LGP decorre no âmbito da disciplina Laboratório de Gestão de Projetos, do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em colaboração com a unidade curricular Projeto/Estágio da Licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes. No programa são desenvolvidas soluções reais para empresas verdadeiras, pelo que estas têm a possibilidade de definir projetos para serem executados pelos estudantes, assumindo assim o papel de cliente, acompanhando a sua evolução e manifestando o grau de satisfação face aos objetivos do produto. Para tal, os estudantes organizam-se em equipas de 10 elementos, sendo que cada uma se responsabiliza pelo cumprimento de todas as fases de um projeto de software. Estas equipas são depois organizadas em empresas virtuais, desenvolvendo uma entidade corporativa e uma estratégia de marketing.

A realização destes projetos decorre em tempo letivo, sendo o resultado final apresentado num evento especialmente organizado para o efeito. Para os estudantes, esta é uma excelente forma de pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso, enquanto que para as empresas representa uma oportunidade de verem desenvolvidas soluções para os seus projetos por equipas de jovens “engenheiros”.

Para saber mais, aceda a testemunhos contados na primeira pessoa.

Notícias relacionadas

Inovação da Universidade para empresas

"Numa aproximação ao meio empresarial, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto põe os seus alunos de mestrado a trabalhar em projectos onde a criatividade, o empreendedorismo e o trabalho em equipa beneficiam directamente empresas como a PT Inovação e a Inova+. (…) As soluções são criadas no âmbito da disciplina de Laboratório de Gestão de Projectos (LGP) e o objectivo é desenvolver um produto à medida de determinada empresa cliente. " in Jornal de Negócios

Clique para ler a notícia do Jornal de Negócios na íntegra

 

Para mais informações, contacte-nos.

Recomendar Página Voltar ao Topo