| Código: | M.EIC042 | Sigla: | S |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Informática e Computação - Temas Multidisciplinares |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vRAFoi0o3g-jjXKc8T0Ha6pXUnjZDnTWTieni3cCR51pDJDSLn6z48TEpOTKVEGNOUSPpDuzLsubylg/pub?start=false&loop=false&delayms=3000&slide=id.p |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M.EIC | 49 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 39 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Rui Pedro Amaral Rodrigues | Regente |
| Teórico-Práticas: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórico-Práticas | Totais | 2 | 6,00 |
| Luís Filipe Pinto de Almeida Teixeira | 1,125 | ||
| Gilberto Bernardes de Almeida | 1,125 | ||
| Mariana Curado Malta | 1,125 | ||
| Rui Carlos Camacho de Sousa Ferreira da Silva | 1,125 | ||
| Rui Pedro Amaral Rodrigues | 1,50 |
Objetivos:
A unidade curricular terá um conteúdo programático ajustado anualmente, constituído por um conjunto de módulos e palestras convidadas relacionados com:
Tópicos emergentes em Engenharia Informática e Computação (por exemplo, Computação Quântica);
Tecnologias de Informação e Comunicação específicas para clusters e setores de atividade relevantes (setor automóvel e de transportes, setor financeiro, setor da saúde, etc., por exemplo, tecnologias para condução autónoma);
Desafios societais que podem ser resolvidos com recurso às tecnologias digitais ou que são suscitados por essas tecnologias (por exemplo, nos domínios da transição energética, das alterações climáticas, da transformação digital da sociedade).
Módulos disponíveis para 25/26 (estudantes fazem um módulo de cada bloco, dois módulos no total)
Bloco 1: Research Data Management OU Explainable AI within Data Mining
Bloco 2: The Data Behind the Music OU Beyond the Basics of Computer Vision
A distribuição dos estudantes por módulo em cada bloco terá em conta as preferências e o limite de vagas.
Independentemente dos módulos que frequentarem, terão acesso aos recursos disponibilizados para os outro módulos.
Palestras convidadas: a confirmar
Apontamentos relativos às apresentações feitas pelos oradores serão disponibilizados. Artigos científicos recentes a serem sugeridos pelos palestrates.
A metodologia de ensino e avaliação poderá variar de módulo para módulo, podendo alguns ter uma natureza mais experimental em formato workshop, outros uma natureza mais teórica em formato de palestra, e outros mesmo uma natureza mais competitiva em formato de concurso.
Para obter aprovação à unidade curricular, o estudante deve:
realizar com aprovação um módulo de cada bloco, no total de dois módulos
participar em pelo menos uma palestra convidada
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 62,00 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Trabalho de investigação | 60,00 |
| Total: | 161,00 |
Os estudantes estão sujeitos a número mínimo de 75% de presenças em cada um dos módulos, e à participação em pelo menos uma palestra convidada.
A classificação final é calculada a partir da classificação dos módulos frequentados (cada uma com um peso de 45% da nota final) e da participação nas palestras convidadas (cada uma com um peso de 5% da nota final).
Fórmula de Classificação Final:
NotaModulo1, NotaModulo2 — classificações dos módulos frequentados, com um intervalo de 0 a 20.
PresencaPalestra1, PresencaPalestra2 — a presença nas palestras, um valor de 0 ou 1 em cada.
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante é obrigado a:
realizar com aprovação um módulo de cada bloco, no total de dois módulos
participar em pelo menos uma palestra convidada
A fórmula de avaliação de cada módulo individual é definida pelos seus responsáveis, e divulgada no início do ano letivo.