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Seminários

Código: M.EIC042     Sigla: S

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação - Temas Multidisciplinares

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vRAFoi0o3g-jjXKc8T0Ha6pXUnjZDnTWTieni3cCR51pDJDSLn6z48TEpOTKVEGNOUSPpDuzLsubylg/pub?start=false&loop=false&delayms=3000&slide=id.p
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 49 Plano de estudos oficial 2 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Pedro Amaral Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Luís Filipe Pinto de Almeida Teixeira 1,125
Gilberto Bernardes de Almeida 1,125
Mariana Curado Malta 1,125
Rui Carlos Camacho de Sousa Ferreira da Silva 1,125
Rui Pedro Amaral Rodrigues 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-09-05.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Programa, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Objetivos:

  • Apresentar tópicos, tecnologias e metodologias emergentes em engenharia informática não abordados noutras unidades curriculares;
  • Apresentar tópicos, tecnologias e metodologias específicas para clusters e setores de atividade relevantes (ex, automóvel e de transportes, financeiro, da saúde, etc.);
  • Apresentar desafios societais que podem ser resolvidos com recurso às tecnologias digitais ou que são suscitados por essas tecnologias.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:


  1. Identificar, descrever e demonstrar familiaridade com alguns tópicos, tecnologias e metodologias emergentes em Engenharia Informática e Computação, não abordados noutras unidades curriculares;

  2. Identificar, descrever e demonstrar familiaridade com algumas Tecnologias de Informação e Comunicação específicas para clusters e setores de atividade relevantes (automóvel e de transportes, financeiro, da saúde, etc.), não abordadas noutras unidades curriculares;

  3. Identificar, descrever e demonstrar familiaridade com alguns desafios societais que podem ser resolvidos com recurso às tecnologias digitais ou que são suscitados por essas tecnologias, bem como demonstrar capacidade para idealizar soluções tecnológicas, organizacionais e de negócio para endereçar esses desafios.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular terá um conteúdo programático ajustado anualmente, constituído por um conjunto de módulos e palestras convidadas relacionados com:

  • Tópicos emergentes em Engenharia Informática e Computação (por exemplo, Computação Quântica);

  • Tecnologias de Informação e Comunicação específicas para clusters e setores de atividade relevantes (setor automóvel e de transportes, setor financeiro, setor da saúde, etc., por exemplo, tecnologias para condução autónoma);

  • Desafios societais que podem ser resolvidos com recurso às tecnologias digitais ou que são suscitados por essas tecnologias (por exemplo, nos domínios da transição energética, das alterações climáticas, da transformação digital da sociedade).


Módulos disponíveis para 25/26 (estudantes fazem um módulo de cada bloco, dois módulos no total)

  • Bloco 1: Research Data Management OU Explainable AI within Data Mining

  • Bloco 2: The Data Behind the Music OU Beyond the Basics of Computer Vision

A distribuição dos estudantes por módulo em cada bloco terá em conta as preferências e o limite de vagas. 

 Independentemente dos módulos que frequentarem, terão acesso aos recursos disponibilizados para os outro módulos.

Palestras convidadas: a confirmar

Bibliografia Obrigatória

Os palestrantes; Bibliografia sugerida em cada módulo

Observações Bibliográficas

Apontamentos relativos às apresentações feitas pelos oradores serão disponibilizados. Artigos científicos recentes a serem sugeridos pelos palestrates.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino e avaliação poderá variar de módulo para módulo, podendo alguns ter uma natureza mais experimental em formato workshop, outros uma natureza mais teórica em formato de palestra, e outros mesmo uma natureza mais competitiva em formato de concurso.

Para obter aprovação à unidade curricular, o estudante deve:

  • realizar com aprovação um módulo de cada bloco, no total de dois módulos

  • participar em pelo menos uma palestra convidada

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia do conhecimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 62,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 161,00

Obtenção de frequência

Os estudantes estão sujeitos a número mínimo de 75% de presenças em cada um dos módulos, e à participação em pelo menos uma palestra convidada.


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada a partir da classificação dos módulos frequentados (cada uma com um peso de 45% da nota final) e da participação nas palestras convidadas (cada uma com um peso de 5% da nota final).

Fórmula de Classificação Final:

NotaFinal=0.45×NotaModulo1 0.45×NotaModulo2 PresencaPalestra1 PresencaPalestra2
  • NotaModulo1, NotaModulo2 — classificações dos módulos frequentados, com um intervalo de 0 a 20.

  • PresencaPalestra1, PresencaPalestra2 — a presença nas palestras, um valor de 0 ou 1 em cada.

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante é obrigado a:

  • realizar com aprovação um módulo de cada bloco, no total de dois módulos

  • participar em pelo menos uma palestra convidada

A fórmula de avaliação de cada módulo individual é definida pelos seus responsáveis, e divulgada no início do ano letivo.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A mesma que para os restantes estudantes

Melhoria de classificação

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