Código: | L.EIC001 | Sigla: | ALGA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2425.up.pt/course/view.php?id=4115 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 0 | Plano Oficial | 1 | - | 4,5 | 39 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Sílvio Marques de Almeida Gama | Regente |
Teóricas: | 1,50 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 2 | 3,00 |
Sílvio Marques de Almeida Gama | 3,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 14 | 21,00 |
Eliana María Duarte Gélvez | 6,00 | ||
Christian Edgar Lomp | 6,00 |
Esta unidade tem dois objetivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma disciplina propedêutica tem um carácter didático/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às disciplinas mais específicas da Engenharia.
A unidade visa desenvolver ferramentas matemáticas usadas em Engenharia.
O estudante deverá dominar conceitos de cálculo vetorial em R^n, especialmente R^2 e R^3. Deve ser capaz de usar propriedades de matrizes, determinantes, espaços vetoriais e aplicações lineares.
Em particular, o estudante deve ser capaz de:
- reconhecer espaços e subespaços vetoriais reais, determinar suas bases, calcular sua dimensão e coordenadas de vetores numa base;
- reconhecer aplicações lineares e as suas principais propriedades;
- efetuar operações com matrizes e usá-las para resolver sistemas de equações lineares e discuti-los, operar com matrizes associadas a aplicações lineares, determinar vetores e valores próprios, diagonalizar (se possível) uma matriz, e (caso o tempo permita) identificar cônicas e quádricas usando matrizes e valores próprios;
- calcular determinantes, aplicar as suas propriedades e sua interpretação em termos de áreas e volumes.
As horas de contato estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
A avaliação será distribuída sem exame final. A avaliação distribuída consistirá na realização de dois testes escritos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 82,50 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 121,50 |
Não é exigida nenhuma condição para obtenção de frequência.
(i) Serão realizados dois testes, cada um valendo 10 valores, sendo que a classificação final será obtida através da soma das respetivas classificações.
(ii) Qualquer estudante pode optar por não participar na avaliação contínua e obter a sua nota final realizando o exame de recurso.
(iii) Os estudantes podem realizar o exame de recurso tanto para passar à disciplina como para melhorar a classificação. O exame de recurso consiste em duas partes independentes: a Parte I corresponde ao primeiro teste, e a Parte II ao segundo. Os estudantes que pretendam aprovação podem optar por realizar ambas as partes ou apenas uma, mantendo a classificação da outra parte.
(iv) A nota final será a soma das classificações obtidas.
Qualquer exame requerido ao abrigo de estatutos especiais constará de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova (oral ou escrita) eliminatória, destinada a avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
Os estudantes que pretendam melhorar a sua classificação devem realizar ambas as partes do exame de recurso.