Visão Computacional
Ficha provisória
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência de Computadores |
| OFICIAL |
Engenharia Informática |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| M.IA |
56 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A definir pelo docente.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes compreendam e sejam capazes de explicar os conceitos da visão por computador e os algoritmos fundamentais de manipulação de imagens e sequências de vídeo.
Ao concluir esta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1 - analisar um problema específico de visão por computador e identificar os diferentes desafios tecnológicos subjacentes;
2 - compreender e explicar os conceitos da visão por computador e os algoritmos fundamentais de manipulação de imagens e sequências de vídeo;
3 - identificar, discutir, avaliar e aplicar em situações práticas as técnicas de processamento, de análise e de reconhecimento;
4 - usar bibliotecas que implementam alguns dos algoritmos estudados (por exemplo, OpenCV, Keras) e implementar novos algoritmos descritos na literatura;
5 - analisar e compreender artigos científicos nas áreas de processamento e análise de imagem e de visão por computador.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à visão por computador
Aquisição de imagens digitais
- imagens de intensidade (2D) e de distância/posição (3D)
- modelo geométrico e radiométrico de uma câmara
Processamento e análise de imagens de intensidade
- filtragem
- extração de características
- segmentação
Calibração geométrica de uma câmara
- métodos de calibração
Estereoscopia
- geometria epipolar
Reconhecimento de objetos
- seleção de características
- descrição baseada em características locais invariantes
- estabelecimento de correspondências
Aprendizagem automática
- clustering
- classificação
- generalização de modelos
Deep learning
- redes neuronais
- convolutional neural networks (CNNs)
- deteção e segmentação (modelos R-CNN)
Movimento e seguimento
- estimação de movimento
- seguimento baseado em modelos lineares
Estudo de casos
Bibliografia Obrigatória
Szeliski , Richard;
Computer vision : algorithms and applications. ISBN: 978-3-030-34371-2
Gonzalez , Rafael C.;
Digital image processing. ISBN: 0-13-335672-8
Bibliografia Complementar
Goodfellow, I. , Bengio, Y. & Courville, A.;
Deep Learning, 2016
Forsyth, D. A. & Ponce, J.;
Computer Vision: A Modern Approach, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição e discussão das matérias do programa, acompanhadas pela resolução de exercícios. Adicionalmente, são realizados projetos de aplicação das técnicas de visão por computador estudadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
81,00 |
| Elaboração de projeto |
81,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 40% nas componentes AvEx e AvD. 2- Se, por decisão dos docentes, não ocorrer algum dos projetos, a cotação correspondente será redistribuída pelos restantes elementos de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação = AvD * 0.5 + AvEx * 0.5