| Código: | CINF034 | Sigla: | TECM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciência de Computadores |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 10 | Plano Oficial em vigor (2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa | Regente |
| Teóricas: | 1,50 |
| Práticas: | 1,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teóricas | Totais | 1 | 1,50 |
| Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa | 1,50 | ||
| Práticas | Totais | 1 | 1,50 |
| Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa | 1,50 |
1.Introdução às tecnologias multimédia
- História do multimédia.
- Definição e contextualização.
- Caraterísticas dos sistemas multimédia e tipos de media.
- Interfaces multimédia (HCI).
- Sistemas e ferramentas de autoria multimédia.
- Informação Multimédia - Representação e Codificação.
2. Novas tendências das tecnologias de informação e comunicação
- Tecnologias de interação em contextos expositivos e virtuais.
- Análise crítica do uso das tecnologias imersivas (VR + AR + MR).
3. Jogos e AR em Museus
- Espaço Físico e virtual - The reality–virtuality continuum.
- Conhecer tipologia de jogadores
- Envolvimento dos visitantes ao nível de espaço, do objeto e da matéria científica.
- Princípios de desenvolvimento, criação e design de jogos com RA em museus.
- Identificação das fases do processo (entendimento do problema, design e análise, construir e implementar, avaliar a aceitação, verificar)
- Utilização de ferramentas de edição de conteúdos (texto, imagem, vídeo, som)
- Prototipagem em alta e baixa fidelidade.
4. Tecnologias de apoio à inclusão
- Sistemas multimodais.
- Princípios de usabilidade e acessibilidade
- Tecnologias de apoio visitantes com imparidades.
5. Arquivos digitais online
- História e funcionamento da web.
- Pesquisa em arquivos web
- Processos e digitalização de conteúdos digitais
- Acesso e disponibilização de documentos multimédia
- Participação do público.
- Storytelling e gamificação.
- Utilização de plataformas web com diferentes tipos de visualização de dados (cronologias, mapas, informação hierárquica, nuvem de palavras)
As aulas decorrem em regime Teórico e Prático, havendo uma exposição de algumas temáticas fundamentais, que são desenvolvidas através do estudo de casos e da resolução de problemas, bem como pela realizações de tutoriais de cada temática. Desta forma pretende-se a consolidação dos conceitos e dos princípios lecionados, esclarecimento de dúvidas, aquisição de experiência, maior desenvolvimento de temas.
Os trabalhos práticos representam uma das componentes de avaliação final sendo realizados 2 trabalhos de entrega com as temáticas dos media abordados, e um trabalho teórico. Todos os trabalhos serão realizados em grupo, com orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 70,00 |
| Frequência das aulas | 55,00 |
| Trabalho de investigação | 37,00 |
| Total: | 162,00 |
Avaliação:
Participação presencial - 10%
Trabalho prático + apresentação - 20%
Trabalho teorico + apresentação - 20%
Trabalho final + apresentação + relatório - 50%
Nota final: 0,1*PP+0,2*TP+0,20*TT+0,50*TF