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Tecnologia Multimédia

Ficha provisória
Código: CINF034     Sigla: TECM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 10 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa 1,50
Práticas Totais 1 1,50
Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Conhecer os conceitos fundamentais das tecnologias multimédia

  • Conhecer conceitos e componentes fundamentais de redes de computadores

  • Utilizar de ferramentas de produtividade para o tratamento de imagem, som e vídeo.

  • Identificar aplicações informáticas de uso comum em tecnologias multimédia

  • Utilizar ferramentas de criação e edição de conteúdos web 

  • Conhecer algumas técnicas no domínio da multimédia interativa

  • Desenvolver capacidades de avaliação do processo de realização de produtos multimédia

  • Conhecer as técnicas mais adequadas na concretização de produtos multimédia

  • Desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização e de solidariedade na realização de projetos de trabalho em grupo

Resultados de aprendizagem e competências


  • Adquirir os conhecimentos teóricos, serviços e aplicações multimédia e hipermédia, bem como as redes e protocolos mais relevantes

  • Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media. 

  • Desenvolver competências na produção e manipulação de informação em diferentes formatos digitais (texto, som e vídeo), considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia. 

  • Manipular corretamente aplicações informáticas para criação e edição de conteúdos web

  • Manipular corretamente diversas técnicas de multimédia interativa

  • Utilizar adequadamente métodos e técnicas que permitam desenvolver a autoavaliação e a autoexigência de rigor nas tarefas realizadas

  • Realizar projetos de trabalho em grupo que permitam desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização, de solidariedade e de cooperação

  • Utilizar, de forma criativa e crítica, conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de problemas concretos no âmbito da produção multimédia

  • Manifestar abertura e curiosidade face à evolução das tecnologias, numa atitude de constante aprendizagem

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução às tecnologias multimédia


- História do multimédia.
- Definição e contextualização.
- Caraterísticas dos sistemas multimédia e tipos de media.
- Interfaces multimédia (HCI).
- Sistemas e ferramentas de autoria multimédia.
- Informação Multimédia - Representação e Codificação.


2. Novas tendências das tecnologias de informação e comunicação


- Tecnologias de interação em contextos expositivos e virtuais.
- Análise crítica do uso das tecnologias imersivas (VR + AR + MR).


3. Jogos e AR em Museus


- Espaço Físico e virtual - The reality–virtuality continuum.
- Conhecer tipologia de jogadores
- Envolvimento dos visitantes ao nível de espaço, do objeto e da matéria científica.
- Princípios de desenvolvimento, criação e design de jogos com RA em museus.
- Identificação das fases do processo (entendimento do problema, design e análise, construir e implementar, avaliar a aceitação, verificar)
- Utilização de ferramentas de edição de conteúdos (texto, imagem, vídeo, som)
- Prototipagem em alta e baixa fidelidade.

 

4. Tecnologias de apoio à inclusão


- Sistemas multimodais.
- Princípios de usabilidade e acessibilidade
- Tecnologias de apoio visitantes com imparidades.

5. Arquivos digitais online


- História e funcionamento da web.
- Pesquisa em arquivos web
- Processos e digitalização de conteúdos digitais
- Acesso e disponibilização de documentos multimédia
- Participação do público.
- Storytelling e gamificação.
- Utilização de plataformas web com diferentes tipos de visualização de dados (cronologias, mapas, informação hierárquica, nuvem de palavras)

Bibliografia Obrigatória

Nuno Magalhães Ribeiro ; Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012. ISBN: 9789727227440

Bibliografia Complementar

Sousa , Maria van Zeller e; Jogos com realidade aumentada nos museus. ISBN: 978-989-658-790-1
Jenny Chapman, Nigel Chapman ; Digital Multimedia, John Wiley and Sons Ltd, 2009. ISBN: 9780470512166
Diana Marques; Realidade Aumentada em Exposições de Museu Experiências dos utilizadores, Caleidoscópio e Direção-Geral do Património Cultural, 2018. ISBN: 978-989-658-563-1
Yue-Ling Wong; Digital Media Primer, Pearson , 2016
Nuno Fonseca; Introdução à Engenharia de Som, FCA, 2014. ISBN: 987-972-722-728-0
Monteiro Edmundo; Engenharia de redes informáticas. ISBN: 972-722-203-X
Nina Simon; The Art of Relevance, 2016. ISBN: 978-0692701492 (https://artofrelevance.org/buy/)
Nina Simon; The Participatory Museum, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrem  em regime Teórico e Prático, havendo uma exposição de algumas temáticas fundamentais, que são desenvolvidas através do estudo de casos e da resolução de problemas, bem como pela realizações de tutoriais de cada temática. Desta forma pretende-se a consolidação dos conceitos e dos princípios lecionados, esclarecimento de dúvidas, aquisição de experiência, maior desenvolvimento de temas.

Os trabalhos práticos representam uma das componentes de avaliação final sendo realizados 2 trabalhos de entrega com as temáticas dos media abordados, e um trabalho teórico. Todos os trabalhos serão realizados em grupo, com orientação tutorial.

Software

FIGMA
AUDACITY
GIMP
OPENSHOT VIDEO EDITOR
DA VINCI RESOLVE STUDIO
SHOTCUT

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Publicação > Publicações electrónicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 55,00
Trabalho de investigação 37,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


  • Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas (25% das aulas).  As presenças serão registadas em todas as aulas.

  • A avaliação distribuída é determinada pela avaliação dos 2 trabalhos trabalho prático (TP) e um Trabalho teórico (TT).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação:
Participação presencial  - 10%
Trabalho prático + apresentação - 20%
Trabalho teorico + apresentação - 20%
Trabalho final + apresentação + relatório - 50%

Nota final: 0,1*PP+0,2*TP+0,20*TT+0,50*TF


Provas e trabalhos especiais

A definir com os alunos na primeira aula.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação implica a repetição da UC.
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