Competências Transversais - Liderança e Gestão de Desempenho (módulo avançado)
Ficha provisória
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Identificar caraterísticas e condições de uma liderança eficaz com base nos desenvolvimentos teóricos e nos contributos da experiência de especialistas.
- Gerar e gerir processos de liderança que assegurem a produtividade de cada equipa de trabalho, incrementando os níveis de empenhamento e de competência dos seus colaboradores.
- Promover um ajustamento contínuo entre a capacidade de dinamizar os recursos humanos e a de responder às necessidades específicas de cada profissional, procurando garantir uma melhoria contínua do desempenho do líder face aos desafios que decorrem da evolução da(s) empresa(s).
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecimentos: estilos e aplicações da liderança efetiva para melhorar o desempenho
- Atitudes e comportamentos: análise do perfil de liderança e dinamização de recursos humanos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
-INTRODUÇÃO À LIDERANÇA E GESTÃO DE R.H.
Conceitos básicos, "tarefas" e condições de emergência do líder
Zapping na gestão de recursos humanos e caraterísticas do líder
-ABORDAGEM DA LIDERANÇA EFETIVA
Avaliação do nível de desenvolvimento: competência e empenhamento
Aplicação de estilos de liderança adaptados a diferentes pessoas e situações
Exercícios práticos para aumentar o desempenho dos recursos humanos
-ANÁLISE DE CASOS DE ESTUDO SOBRE LIDERANÇA
Apresentação de exemplos de liderança do quotidiano empresarial e
debate em situação de interação com diversos líderes de sucesso
Bibliografia Obrigatória
MANUEL FIRMINO TORRES; Textos de Apoio / Support Texts
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será usado o método expositivo em seminários (apresentações com discussão com os participantes). Será usado o método demonstrativo e ativo com recurso à utilização de atividades práticas e exercícios de treino para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes conteúdos do programa. Será ainda utilizado o método de estudo de casos (apresentação oral de casos, através de testemunhos de convidados e estudo de casos reais trabalhados em grupos pelos participantes). Os trabalhos de grupo serão acompanhados pelo corpo docente com orientação e feedback.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas (com participação obrigatória nos momentos de avaliação)
Fórmula de cálculo da classificação final
Desempenho individual ao longo das aulas: participação e envolvimento (40%)
+ Relatório com análise de casos de estudo (60%)
Observações
Bibliografia Complementar
- Blanchard, Ken (2019). Liderança de Alto Nível, Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman.
- Hersey, P., Blanchard, K. H., (1986). The Essentials of Situational Leadership: Theories, Concepts, Applications: Participant's Manual. Leadership Studies Productions.
- (2019) HBR 10 Artigos Essenciais - Liderança, Harvard Business Review, Actual Editora, Coimbra.
Bibliografia Suplementar
- Arvonen, J., & Ekvall, G. (1999). Effective leadership style: both universal and contingent? Creativity and innovation management, 8(4), 242-250.
- Cooper, C.L. (2004). Leadership and Management in the 21st Century: Business Challenges of the Future. Oxford University Press.
- Goleman, D., Boyatzis, R., Mckee, A. (2019). Os Novos Líderes - a inteligência emocional nas organizações. Lisboa.
- Hersey, P., Blanchard, K. H., Johnson, D. E., (2008). Management of Organizational Behavior: Leading Human Resources. Pearson Prentice Hall. Ninth edition.
- Wren, J. Thomas, (1995). The Leader's Companion: Insights on Leadership Through the Ages. The Free Press, New York.
- Yukl, G. A. (2010). Leadership in organizations. 7th Ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.