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Competências Transversais - Liderança e Gestão de Desempenho (módulo avançado)

Ficha provisória
Código: CTLGD01     Sigla: CTLGD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Competências Transversais - Liderança e Gestão de Desempenho (módulo avançado)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTLGD 0 Plano de Estudos Oficial 1 - 1,5 12 40,5
PDEEC 4 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
PDQUI 0 PE_Doutoramento em Química 1 - 1,5 12 40,5

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00
Outra: 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Identificar caraterísticas e condições de uma liderança eficaz com base nos desenvolvimentos teóricos e nos contributos da experiência de especialistas.

  • Gerar e gerir processos de liderança que assegurem a produtividade de cada equipa de trabalho, incrementando os níveis de empenhamento e de competência dos seus colaboradores.

  • Promover um ajustamento contínuo entre a capacidade de dinamizar os recursos humanos e a de responder às necessidades específicas de cada profissional, procurando garantir uma melhoria contínua do desempenho do líder face aos desafios que decorrem da evolução da(s) empresa(s).

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecimentos: estilos e aplicações da liderança efetiva para melhorar o desempenho

  • Atitudes e comportamentos: análise do perfil de liderança e dinamização de recursos humanos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 -INTRODUÇÃO À LIDERANÇA E GESTÃO DE R.H.
Conceitos básicos, "tarefas" e condições de emergência do líder
Zapping na gestão de recursos humanos e caraterísticas do líder

-ABORDAGEM DA LIDERANÇA EFETIVA 

Avaliação do nível de desenvolvimento: competência e empenhamento

Aplicação de estilos de liderança adaptados a diferentes pessoas e situações

Exercícios práticos para aumentar o desempenho dos recursos humanos


-ANÁLISE DE CASOS DE ESTUDO SOBRE LIDERANÇA

Apresentação de exemplos de liderança do quotidiano empresarial e

debate em situação de interação com diversos líderes de sucesso

 

Bibliografia Obrigatória

MANUEL FIRMINO TORRES; Textos de Apoio / Support Texts

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será usado o método expositivo em seminários (apresentações com discussão com os participantes). Será usado o método demonstrativo e ativo com recurso à utilização de atividades práticas e exercícios de treino para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes conteúdos do programa. Será ainda utilizado o método de estudo de casos (apresentação oral de casos, através de testemunhos de convidados e estudo de casos reais trabalhados em grupos pelos participantes). Os trabalhos de grupo serão acompanhados pelo corpo docente com orientação e feedback.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas (com participação obrigatória nos momentos de avaliação)

Fórmula de cálculo da classificação final

Desempenho individual ao longo das aulas: participação e envolvimento (40%)
+ Relatório com análise de casos de estudo (60%)

Observações

Bibliografia Complementar

  • Blanchard, Ken (2019). Liderança de Alto Nível, Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman.
  • Hersey, P., Blanchard, K. H., (1986). The Essentials of Situational Leadership: Theories, Concepts, Applications: Participant's Manual. Leadership Studies Productions.
  • (2019) HBR 10 Artigos Essenciais - Liderança, Harvard Business Review, Actual Editora, Coimbra.

Bibliografia Suplementar

  • Arvonen, J., & Ekvall, G. (1999). Effective leadership style: both universal and contingent? Creativity and innovation management, 8(4), 242-250.
  • Cooper, C.L. (2004). Leadership and Management in the 21st Century: Business Challenges of the Future. Oxford University Press.
  • Goleman, D., Boyatzis, R., Mckee, A. (2019). Os Novos Líderes - a inteligência emocional nas organizações. Lisboa.
  • Hersey, P., Blanchard, K. H., Johnson, D. E., (2008). Management of Organizational Behavior: Leading Human Resources. Pearson Prentice Hall. Ninth edition.
  • Wren, J. Thomas, (1995). The Leader's Companion: Insights on Leadership Through the Ages. The Free Press, New York.
  • Yukl, G. A. (2010). Leadership in organizations. 7th Ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
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