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Competências transversais para engenharia: LaTeX

Código: LATEX01     Sigla: LATEX

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Competências transversais para engenharia: LaTeX

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LATEX 0 Plano Oficial 1 - 1,5 14 40,5
PDEEC 7 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
PDQUI 0 PE_Doutoramento em Química 1 - 1,5 14 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro Gomes Moreira Pêgo Regente

Docência - Horas

Seminários: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 2 0,00
João Pedro Gomes Moreira Pêgo 1,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade de formação proporciona oportunidades para a aquisição e desenvolvimento de competências do Sistema de Preparação de Documentos LaTeX, uma ferramenta muito útil na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica, que também pode ser utilizada para produção de documentos pessoais, artigos, livros, teses, apresentações, entre outros.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS
1. Escrever um artigo científico para uma revista internacional, usando o estilo LATEX fornecido pelo editor.
2. Escrever uma tese ou um livro, sem ter de se preocupar com o estilo e a formatação.
3. Escrever uma carta ou um memorando com os estilos predefinidos do LATEX.
4. Criar uma base de dados bibliográfica usando BibTeX.
5. Criar um índice remissivo para um livro, usando makeindex.
6. Preparar uma apresentação usando o estilo beamer.
7. Incluir equações matemáticas em páginas Web usando a libraria mathjax.
8. Incluir figuras e fotografias num documento LATEX.
9. Modificar e adaptar um estilo LATEX já existente.
10. Criar um documento LATEX distribuído em vários ficheiros separados.

RESULTADO DA APRENDIZAGEM
- No final desta unidade de formação, o/a participante deverá saber utilizar o LaTeX com proficiência;
- O/a participante deverá ser capaz de escrever um documento em LaTeX, contendo os
elementos comummente usados em textos matemáticos e científicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O curso é de iniciação ao LaTeX, pelo que não são necessários quaisquer pré-requisitos.

Programa

Programa

1. Introdução
- Vantagens e desvantagens do LaTeX em relação a outros sistemas.
- Instalação.
- Preparação de ficheiros fonte.
- Processamento.
- Correção de erros.
2. Estilos
- Estilos e pacotes do LaTeX.
- Capítulos, secções e apêndices.
- O arquivo CTAN.
3. Símbolos especiais
- Símbolos e caracteres especiais.
- Fórmulas matemáticas.
4. Blocos de texto
- Listas.
- Tabelas.
- Blocos preformatados.
- Texto com várias colunas.
- Notas de pé de página.
- Outros blocos especiais.
5. Gráficos
- Inclusão de ficheiros gráficos e fotografias.
- Pacotes para criação de ilustrações e gráficos matemáticos
6. Bibliografias
- Bases de dados bibliográficas.
- Estilos.
- Citações.
7. Índices
- Tabela de conteúdos.
- Lista de figuras.
- Lista de tabelas.
- Índice remissivo.
8. Artigos
- Preparação de artigos científicos usando os estilos próprios fornecidos pelos editores das revistas.
9. Teses
- Estilos específicos para teses e adaptaçãao ao estilo da FEUP.
10. Apresentações
- Preparação de transparências e de páginas Web.
11. Extensões
- Criação de novos comandos.
- Modificação e adaptação de pacotes e estilos.

Bibliografia Obrigatória

Oetiker, T., Partl, H., Hyna, I. & Schlegl, E.; The Not So Short Introduction to LATEX 2, 2003
Wikibooks; LATEX (https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX)

Bibliografia Complementar

Leslie Lamport; Latex. ISBN: 0-201-52983-1
Michel Goossens; The latex companion. ISBN: 0-201-36299-6
Markus Kohm; koma-script – A bundle of versatile classes and packages, 2021 (https://ctan.org/pkg/koma-script?lang=en)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MÉTODOS DE ENSINO E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Em cada semana é lecionada uma aula teórico-prática de duas horas. Essas aulas decorrem
numa sala computadores e com acesso à Internet para o/a participante que pretendam usar
o seu próprio portátil ou tablet. Nas aulas teórico-práticas, o docente expõe a matéria
e permite que os estudantes tenham tempo de experimentar e colocar questões. Cada
aula teórico-prática tem associada um trabalho a desenvolver individualmente de forma autónoma.
Na última aula haverá um teste individual em moodle.

Software

www.overleaf.com

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 11,50
Frequência das aulas 14,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula da nota final: CF = A01*0,2 + A02*0,2 + A03*0,2+ A05*0,2+ Q*0,2
CF - Classificação final
A01 - Trabalho da sessão 01
A02 - Trabalho da sessão 02
A03 - Trabalho da sessão 03
A05 - Trabalho da sessão 05
Q - Quizz no moodle

Observações

 

 

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