Código: | SF01 | Sigla: | SF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Construção civil e engenharia civil |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Sistemas Ferroviários |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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SF | 30 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
Teórico-Práticas: | 7,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 7,00 |
Pedro Aires Moreira Montenegro e Almeida | 0,29 | ||
António José Fidalgo do Couto | 0,875 |
JUSTIFICAÇÃO:
Sendo o transporte ferroviário energeticamente mais eficiente e menos poluente que o rodoviário, o aumento da procura, que começa já a manifestar-se, tem justificado nas últimas décadas o significativo aumento de investimento na sua modernização e consequente avanço tecnológico. Assim, entende-se que os Sistemas Ferroviários devem ser considerados na sua essência como uma unidade curricular nuclear e transversal na formação do Engenheiro Civil com especialização em Transportes e Vias de Comunicação. Por esta razão o programa da unidade curricular que agora se apresenta tem carácter abrangente, privilegiando a formação de profissionais de tipo generalista com amplo leque de intervenção. De uma forma geral procura-se que o conteúdo programático, se corretamente apreendido, permita a formação de técnicos capazes de elaborarem parte significativa e de coordenarem um projeto de trasporte ferroviário.
OBJETIVOS:
Transmitir um conhecimento abrangente do universo ferroviário; - Testar conhecimentos adquiridos em enquadramentos diversos dos habituais; - Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente normativos na elaboração de um projeto de via-férrea; - Enquadrar as especificações normativas relativas ao projeto, construção e manutenção da via-férrea; - Definir critérios de apreciação da qualidade e funcionamento do material de via e de processos construtivos alternativos; - Ser crítico em relação ao seu trabalho e aplicar noções de bom senso.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Descrever os principais conceitos dos sistemas e normas ferroviárias e identificar os domínios em que podem ser aplicadas nas áreas específicas de projeto, fiscalização e produção de obras de construção.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos escritos e desenhados que fazem parte de projetos de ferroviários. Identificar as características de elementos de construção e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica. Desenvolver capacidade de compreensão que permitam e constituam a base de desenvolvimento e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação.
Com a metodologia proposta, espera-se que o estudante obtenha uma formação em ferrovia que o permita:
- Estabelecer processos de hierarquização de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos;
- Saber aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
- Integrar conhecimentos para lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e as responsabilidades éticas e sociais relacionadas com cada decisão possível.
- Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.
- Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes.
- Lidar com informação disponibilizada por empresas e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura, tanto no âmbito nacional como internacional.
Estudo do movimento. Análise do movimento de lacete e conicidade equivalente.
Traçado ferroviário: planta, perfil longitudinal, perfil transversal e gabaritos. Aparelhos de mudança de via.
Influência dos parâmetros geométricos de via no comportamento do veículo e na segurança: medição, cálculo e avaliação. Segurança de circulação e a qualidade da via,
Pontes Ferroviários
Noções básicas relativas à construção/manutenção da via-férrea.
Conteúdo científico – 70%; Conteúdo tecnológico – 30%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Sendo o transporte ferroviário energeticamente mais eficiente e menos poluente que o rodoviário, o aumento da procura, tem justificado nas últimas décadas o significativo aumento de investimento na sua modernização e consequente avanço tecnológico, revelando-se essencialmente na aposta em tecnologia de alta velocidade (TGV). Assim, entende-se que Sistemas Ferroviários deve ser considerada na sua essência como uma unidade curricular nuclear e transversal na formação do Engenheiro Civil com especialização em Vias de Comunicação. Por esta razão o programa da unidade curricular tem carácter abrangente, privilegiando a formação de profissionais de tipo generalista com amplo leque de intervenção. De uma forma geral procura-se que o conteúdo programático, se corretamente apreendido, permita a formação de técnicos capazes de elaborarem parte significativa e de coordenarem um projeto de caminhos-de-ferro.
Aulas teóricas de exposição oral acompanhadas pela projeção de diapositivos previamente disponibilizados na página web da UC. Aulas com vertente teórico-práticas de apoio ao desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Estabelecer processos de hierarquização de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Saber aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir. Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes. Identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis via Web (nomeadamente através do portal da Biblioteca da FEUP) e sua aplicabilidade no contexto nacional. Conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura, tanto em termos nacionais como internacionais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | |
Estudo autónomo | 10,00 |
Frequência das aulas | 14,00 |
Elaboração de projeto | |
Trabalho escrito | 4,00 |
Total: | 28,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Fórmula de avaliação: CF = 0,3 T + 0,7 PA
CF = classificação final; T = classificação do exam; PA = classificação da avaliação relativa às fichas de trabalho ou mini-testes.
Conhecimentos Prévios:
Engenharia do Território e dos Transportes
Vias de Comunicação