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Sistemas Ferroviários

Código: SF01     Sigla: SF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção civil e engenharia civil

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Sistemas Ferroviários

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SF 30 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 7,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 7,00
Pedro Aires Moreira Montenegro e Almeida 0,29
António José Fidalgo do Couto 0,875

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Sendo o transporte ferroviário energeticamente mais eficiente e menos poluente que o rodoviário, o aumento da procura, que começa já a manifestar-se, tem justificado nas últimas décadas o significativo aumento de investimento na sua modernização e consequente avanço tecnológico. Assim, entende-se que os Sistemas Ferroviários devem ser considerados na sua essência como uma unidade curricular nuclear e transversal na formação do Engenheiro Civil com especialização em Transportes e Vias de Comunicação. Por esta razão o programa da unidade curricular que agora se apresenta tem carácter abrangente, privilegiando a formação de profissionais de tipo generalista com amplo leque de intervenção. De uma forma geral procura-se que o conteúdo programático, se corretamente apreendido, permita a formação de técnicos capazes de elaborarem parte significativa e de coordenarem um projeto de trasporte ferroviário.

OBJETIVOS:
Transmitir um conhecimento abrangente do universo ferroviário; - Testar conhecimentos adquiridos em enquadramentos diversos dos habituais; - Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente normativos na elaboração de um projeto de via-férrea; - Enquadrar as especificações normativas relativas ao projeto, construção e manutenção da via-férrea; - Definir critérios de apreciação da qualidade e funcionamento do material de via e de processos construtivos alternativos; - Ser crítico em relação ao seu trabalho e aplicar noções de bom senso.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Descrever os principais conceitos dos sistemas e normas ferroviárias e identificar os domínios em que podem ser aplicadas nas áreas específicas de projeto, fiscalização e produção de obras de construção.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos escritos e desenhados que fazem parte de projetos de ferroviários. Identificar as características de elementos de construção e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica. Desenvolver capacidade de compreensão que permitam e constituam a base de desenvolvimento e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação.

Com a metodologia proposta, espera-se que o estudante obtenha uma formação em ferrovia que o permita:

- Estabelecer processos de hierarquização de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos;

- Saber aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;

- Integrar conhecimentos para lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e as responsabilidades éticas e sociais relacionadas com cada decisão possível.

- Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.

- Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes.

- Lidar com informação disponibilizada por empresas e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura, tanto no âmbito nacional como internacional.

Modo de trabalho

À distância

Programa

Estudo do movimento. Análise do movimento de lacete e conicidade equivalente.

Traçado ferroviário: planta, perfil longitudinal, perfil transversal e gabaritos. Aparelhos de mudança de via.

Influência dos parâmetros geométricos de via no comportamento do veículo e na segurança: medição, cálculo e avaliação. Segurança de circulação e a qualidade da via,

Pontes Ferroviários

Noções básicas relativas à construção/manutenção da via-férrea.

Conteúdo científico – 70%; Conteúdo tecnológico – 30%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Sendo o transporte ferroviário energeticamente mais eficiente e menos poluente que o rodoviário, o aumento da procura, tem justificado nas últimas décadas o significativo aumento de investimento na sua modernização e consequente avanço tecnológico, revelando-se essencialmente na aposta em tecnologia de alta velocidade (TGV). Assim, entende-se que Sistemas Ferroviários deve ser considerada na sua essência como uma unidade curricular nuclear e transversal na formação do Engenheiro Civil com especialização em Vias de Comunicação. Por esta razão o programa da unidade curricular tem carácter abrangente, privilegiando a formação de profissionais de tipo generalista com amplo leque de intervenção. De uma forma geral procura-se que o conteúdo programático, se corretamente apreendido, permita a formação de técnicos capazes de elaborarem parte significativa e de coordenarem um projeto de caminhos-de-ferro.

Bibliografia Obrigatória

Profillidis, V.A.; Railway engineering. ISBN: 0-291-39828-6
Esveld, Coenraad; Modern railway track. ISBN: 90-800324-1-7
António Fidalgo Couto; Apontamentos de Caminhos de Ferro (Teórica), 2009 (Disponivel nos conteúdos da unidade curricular (SiFEUP))
Cecília Maria Nogueira Alvarenga Santos do Vale; Influência da qualidade dos sistemas ferroviários no comportamento dinâmico e no planeamento da m
CEN; EN 13848 -5 Railway applications - Track - Track geometry quality - Part 5: Geometric quality levels - Plain line, switches and crossings, CEN

Bibliografia Complementar

Bonnett, Clifford F.; Practical railway engineering. ISBN: 1-86094-515-5
Andrews, H. I.; Railway traction. ISBN: 0-444-42489-X
American Railway Engineering Association 400; Manual for railway engineering
Oliveros Rives, Fernando; Tratado de ferrocarriles. ISBN: 84-7207-015-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição oral acompanhadas pela projeção de diapositivos previamente disponibilizados na página web da UC. Aulas com vertente teórico-práticas de apoio ao desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Estabelecer processos de hierarquização de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Saber aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir. Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes. Identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis via Web (nomeadamente através do portal da Biblioteca da FEUP) e sua aplicabilidade no contexto nacional. Conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura, tanto em termos nacionais como internacionais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 14,00
Elaboração de projeto
Trabalho escrito 4,00
Total: 28,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: CF = 0,3 T + 0,7 PA

CF = classificação final; T = classificação do exam; PA = classificação da avaliação relativa às fichas de trabalho ou mini-testes.

Observações

Conhecimentos Prévios:
Engenharia do Território e dos Transportes
Vias de Comunicação

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