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Spinoff Académica: Do Laboratório ao Mercado

Código: SALM01     Sigla: SALM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 07-10-2024 a 22-11-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Spinoff Académica: Do Laboratório ao Mercado

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.BIO 4 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
MEB 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EIC 6 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
M.EM 8 Plano de Estudos Oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.IA 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
2
SALM 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Wilson Caldeira da Silva 1,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

- explicar o conceito de start-up e de spin-off académica

- identificar e discutir oportunidades para a valorização de ideias

- demonstrar o potencial de mercado de uma tecnologia ou resultado de investigação

- selecionar os perfis adequados à constituição de uma start-up tecnológica

- desenhar o plano para a constituição de uma spin-off académica

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS (EntreComp - O Quadro Europeu de Competências para o Empreendedorismo. UE, 2018)

- Detetar oportunidades e valorizar ideias

- Mobilização de recursos

- Planeamento e gestão

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Introdução ao conceito de start-ups e spinoffs académicas

- De estudante a founder.

- Equipa, papéis e responsabilidades.

- Propriedade intelectual.

- Como elaborar o roadmap para a constituição de uma start-up.

Bibliografia Obrigatória

Don Rose, Cam Patterson; Research to Revenue: A Practical Guide to University Start-Ups, The University of North Carolina Press, 2023. ISBN: 978-1-4696-7677-7
Tony Fadell; Build: An Unorthodox Guide to Making Things Worth Making, HarperCollins Publishers, 2022. ISBN: 978-0-0630-4606-1
Steve Blank, Bob Dorf; The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company, K & S Ranch, 2020. ISBN: 978-1-119-69068-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MÉTODOS DE ENSINO

O método de ensino-aprendizagem tem uma componente de exposição baseada em palestras convidadas sobre temas específicos e de uma componente de trabalho em que os estudantes desenvolvem, em grupo e de forma colaborativa, o plano para a constituição de uma spin-off académica.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

- modalidade: distribuída sem exame final

- componentes: relatórios intermédios de progresso (2), relatório do trabalho e apresentação individual

- fórmula de cálculo da classificação final: 50% relatórios + 30% apresentação + 20% participação

- escala: de acordo com o regulamento de avaliação da UPorto, a classificação final será expressa numa escala de zero a vinte valores. Para ter aprovação, o estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores nas componentes e uma classificação final mínima de 10 valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 8,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos

Fórmula de cálculo da classificação final

Para ter aprovação, o estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores nas componentes e uma classificação final mínima de 10 valores.

- componentes: relatórios intermédios de progresso (2), relatório do trabalho e apresentação individual

- fórmula de cálculo da classificação final: 50% relatórios + 30% apresentação + 20% participação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idênticas às dos estudantes ordinários

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.
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