Spinoff Académica: Do Laboratório ao Mercado
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 07-10-2024 a 22-11-2024) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.BIO |
4 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
MEB |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EIC |
6 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EM |
8 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
2 |
SALM |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- explicar o conceito de start-up e de spin-off académica
- identificar e discutir oportunidades para a valorização de ideias
- demonstrar o potencial de mercado de uma tecnologia ou resultado de investigação
- selecionar os perfis adequados à constituição de uma start-up tecnológica
- desenhar o plano para a constituição de uma spin-off académica
Resultados de aprendizagem e competências
COMPETÊNCIAS (EntreComp - O Quadro Europeu de Competências para o Empreendedorismo. UE, 2018)
- Detetar oportunidades e valorizar ideias
- Mobilização de recursos
- Planeamento e gestão
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao conceito de start-ups e spinoffs académicas
- De estudante a founder.
- Equipa, papéis e responsabilidades.
- Propriedade intelectual.
- Como elaborar o roadmap para a constituição de uma start-up.
Bibliografia Obrigatória
Don Rose, Cam Patterson; Research to Revenue: A Practical Guide to University Start-Ups, The University of North Carolina Press, 2023. ISBN: 978-1-4696-7677-7
Tony Fadell; Build: An Unorthodox Guide to Making Things Worth Making, HarperCollins Publishers, 2022. ISBN: 978-0-0630-4606-1
Steve Blank, Bob Dorf; The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company, K & S Ranch, 2020. ISBN: 978-1-119-69068-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
MÉTODOS DE ENSINO
O método de ensino-aprendizagem tem uma componente de exposição baseada em palestras convidadas sobre temas específicos e de uma componente de trabalho em que os estudantes desenvolvem, em grupo e de forma colaborativa, o plano para a constituição de uma spin-off académica.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
- modalidade: distribuída sem exame final
- componentes: relatórios intermédios de progresso (2), relatório do trabalho e apresentação individual
- fórmula de cálculo da classificação final: 50% relatórios + 30% apresentação + 20% participação
- escala: de acordo com o regulamento de avaliação da UPorto, a classificação final será expressa numa escala de zero a vinte valores. Para ter aprovação, o estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores nas componentes e uma classificação final mínima de 10 valores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
8,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos
Fórmula de cálculo da classificação final
Para ter aprovação, o estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores nas componentes e uma classificação final mínima de 10 valores.
- componentes: relatórios intermédios de progresso (2), relatório do trabalho e apresentação individual
- fórmula de cálculo da classificação final: 50% relatórios + 30% apresentação + 20% participação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idênticas às dos estudantes ordinários
Melhoria de classificação
Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.