Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S (edição n.º 1) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DSEPASE |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EA |
7 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EC |
16 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EMAT |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EMG |
0 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EQ |
2 |
Plano Oficial do ano letivo |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens
Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050
Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os participantes terão uma visão geral das políticas para a descarbonização do Setor dos Edifícios, das principais metodologias a seguir, técnicas (existentes e em desenvolvimento) disponíveis e obstáculos existentes, e ficarão com a competência para abordar esta temática que irá estar presente na sua vida profissional, pelo menos nos próximos 30 anos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os participantes devem ter uma ideia genérica sobre a utilização de energia em edifícios.
Programa
1 - Introdução. O contexto da descarbonização do Setor dos Edifícios (Eduardo Maldonado) - 12/10.
2 - Atuar na envolvente dos edifícios: a perspetiva legislativa, passado, presente e futuro (Prof. Vasco Freitas - VF) - 19/10.
3 - Atuar nos sistemas AVAC: a perspetiva legislativa, passado, presente e futuro (Isabel Sarmento and Luis Malheiro) - 26/10.
4 - Energia inorporada nos edifícios: métodos de contabilizar e impactos (Prof. Ljubomir Jankovic - Univ of Hertfordshire, UK, and Prof. Ricardo Mateus – UMinho) - 9/11.
5 - Eletrificação: teremos um sistema eletrico 100% renovável até 2030-2050? (Prof. Peças Lopes - JPL) - 16/11
6 - Inovação nas renováveis e no armazenamento de energia: Hidrogénio/biogás como susbtitutos de gás natural, células de combustível, fotovoltaicos, baterias, etc. (Prof. Adélio Mendes - AM) - 23/11
7 - O financiamento da renovação e impactos sociais - visões nacional e europeia (Paulo Santos - ADENE - and Dinis Rodrgues - EIB) - 30/11.
8 - Discussão final com os 4 docentes da FEUP, conclusões após a abordagem das temáticas setoriais (EM, VF, JPL, AM).
Bibliografia Obrigatória
European Union; EPB, Energy Efficiency and Renewables Directives, 2022
EU; Stepping up Europe’s 2030 climate ambition Communication, 2020
UE;
A Renovation Wave for Europe, 2020
DR; Regulamentação nacional sobre energia nos edifícios, 2021
DGEG;
Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios de Portugal, 2021
DR;
Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), 2020
EU Commission;
Recast of the EPBD, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participar ativamente nas aulas presenciais, onde pelo menos 1/3 do tempo será dedicada a discussão livre entre participantes e formadores. As 8 sessões da UC, cada uma com 1,5 horas, terão um ou mais especialistas convidados que abordarão os diversos aspetos do programa previsto.
Software
nenhum software nesta UC
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia energética
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
12,00 |
Trabalho escrito |
28,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Frequentar as aulas (FA) e apresentar trabalho (TRB) escrito de 10 páginas.
Fórmula de cálculo da classificação final
(FA+TRB)/2
Provas e trabalhos especiais
não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não aplicável.
Melhoria de classificação
Nova inscrição na UC.
Observações
Não aplicável.