Código: | M.IA032 | Sigla: | PLR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
OFICIAL | Engenharia Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Inteligência Artificial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.IA | 0 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Esta Unidade Curricular (UC) aborda os paradigmas da Programação em Lógica (PL) e Programação com Restrições (PR), especificamente na Programação em Lógica com Restrições (PLR).
O paradigma da PL apresenta uma abordagem declarativa à programação, baseada em processos formais de raciocínio, mais apropriada para a resolução de alguns tipos de problemas.
PLR permite abordar problemas de satisfação de restrições e de otimização de forma eficiente, modelizando-os de uma forma direta e elegante.
No final da UC, os estudantes deverão:
- Estar familiarizados com os paradigmas da programação declarativa, nomeadamente PL e PLR.
- Identificar as categorias de problemas em que a PL e PLR são particularmente adequadas.
- Possuir capacidades de raciocínio abstrato e de resolução de problemas de forma declarativa.
- Ser capazes de aplicar adequadamente técnicas de PL e PLR.
- Ser capazes de construir aplicações completas usando Prolog com ou sem restrições.
As aulas são usadas tanto para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos, como para resolução de exercícios de programação propostos, e acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos práticos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Um aluno inscrito obtém frequência se cumprir a assiduidade às aulas teórico-práticas (máximo de faltas permitido corresponde a 25% das aulas previstas).
Todos os componentes de avaliação são exigidos a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes sessões de acompanhamento e avaliação prática. Devem igualmente comparecer nas datas previstas para as avaliações.
A melhoria da classificação só pode ser obtida na edição seguinte da Unidade Curricular.