Comportamento Organizacional e Mudança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia e Gestão Empresarial |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EGI |
61 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
39 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A presente Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver nos/as estudantes competências fundamentais para o desenvolvimento da sua atividade profissional em contexto organizacional, quer do ponto de vista individual, quer grupal (integração em equipas de trabalho e funções de liderança), assumindo que práticas organizacionais transformadoras de pessoas e contextos são sustentadas no conhecimento científico, no conhecimento do contexto real de trabalho e na cooperação entre diversos agentes.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes devem ser capazes de:
- Identificar e definir conceitos de base relativos ao comportamento e mudança organizacionais;
- Reconhecer as principais tendências globais e nacionais com impacto nos contextos de trabalho, pessoas e equipas;
- Posicionar a dimensão das pessoas e das equipas de trabalho enquanto elemento estratégico na gestão da organização;
- Reconhecer o papel da cultura organizacional na gestão de pessoas e equipas de trabalho;
- Reconhecer a relevância de atuar ao nível individual (do seu próprio desenvolvimento) e grupal (do desenvolvimento dos outros, sejam pares, parceiros ou liderados);
- Conhecer práticas sustentáveis de gestão das pessoas, do recrutamento à transição para a reforma;
- Identificar, recolher e analisar indicadores capazes de evidenciar o impacto das práticas implementadas ao nível organizacional, grupal e individual;
- Resolver casos práticos relacionados com a gestão de pessoas e equipas, considerando os conhecimentos teóricos e a dimensão da ética empresarial;
Construir e apresentar, de forma coerente e eficaz, propostas de intervenção em contexto organizacional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Conceitos base
- Comportamento Organizacional
- A organização como sistema fechado vs aberto
- A organização como construção social
2. Desafios globais e impacto nas organizações
- Desenvolvimento tecnológico e alterações demográficas
- Novas modalidades de trabalho
- (Re)construção de percursos profissionais e de vida
- Construção do propósito organizacional e individual
- Potencial da inclusão da diversidade
3. Posicionamento estratégico
- Contributo das pessoas e equipas na definição e implementação da estratégia
- Sustentabilidade da força de trabalho
- Saúde e bem-estar no trabalho
- Definição e monitorização de indicadores organizacionais
4. Cultura Organizacional
- Propósito organizacional
- Valores
- Alteração das fronteiras organizacionais
5. As pessoas nas organizações
- Percursos profissionais e pessoais
- Aprendizagem ao longo da vida
- Ética enquanto orientadora da ação
6. Os grupos nas organizações
- Dinâmica de grupos
- Liderança
- Gestão do ciclo de vida das equipas
Bibliografia Obrigatória
Buchanan, D. ; Organizational Behavior, 2013. ISBN: 0-273-68222-9
Goffee, R. & Jones, G.;
). Why should anyone be lead by you? What it takes to be an authentic leader., Harvard Business School Press, 2016
Isson, J. P. & Harriott, J. S. ;
People Analytics in the Era of Big Data: Changing the Way You Attract, Acquire, Develop, and Retain Talent. , John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey., 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Enquadramento concetual das temáticas centrais da Unidade Curricular, complementado com análise crítica e coletiva de dados e de casos de organizações de diferentes setores de atividade, dimensão, geografia e propósito. Partilha de práticas desenvolvidas por empresas e outras instituições, com recurso a apresentações por parte de profissionais capazes contextualizar os desafios e respostas da organização que representam. Recurso a leituras prévias, preparação de guiões com questões, e resolução de casos práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Trabalho escrito |
55,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
14,00 |
Estudo autónomo |
39,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A definir em linha com as orientações da FEUP
Fórmula de cálculo da classificação final
Resolução de casos de estudo ao longo do semestre - 15%
Entrega intermédia relatório do trabalho - 15%
Apresentação oral do trabalho – 15%
Entrega do Trabalho individual escrito– 55%