Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M.EGI021

Comportamento Organizacional e Mudança

Código: M.EGI021     Sigla: COM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 61 Plano de estudos oficial 2 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Antónia Torrão Cadilhe Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Maria Antónia Torrão Cadilhe 3,00
Ana Filipa dos Santos Ferreira 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A presente Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver nos/as estudantes competências fundamentais para o desenvolvimento da sua atividade profissional em contexto organizacional, quer do ponto de vista individual, quer grupal (integração em equipas de trabalho e funções de liderança), assumindo que práticas organizacionais transformadoras de pessoas e contextos são sustentadas no conhecimento científico, no conhecimento do contexto real de trabalho e na cooperação entre diversos agentes.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular, os/as estudantes devem ser capazes de:

  • Identificar e definir conceitos de base relativos ao comportamento e mudança organizacionais;
  • Reconhecer as principais tendências globais e nacionais com impacto nos contextos de trabalho, pessoas e equipas;
  • Posicionar a dimensão das pessoas e das equipas de trabalho enquanto elemento estratégico na gestão da organização;
  • Reconhecer o papel da cultura organizacional na gestão de pessoas e equipas de trabalho;
  • Reconhecer a relevância de atuar ao nível individual (do seu próprio desenvolvimento) e grupal (do desenvolvimento dos outros, sejam pares, parceiros ou liderados);
  • Conhecer práticas sustentáveis de gestão das pessoas, do recrutamento à transição para a reforma;
  • Identificar, recolher e analisar indicadores capazes de evidenciar o impacto das práticas implementadas ao nível organizacional, grupal e individual;
  • Resolver casos práticos relacionados com a gestão de pessoas e equipas, considerando os conhecimentos teóricos e a dimensão da ética empresarial;
Construir e apresentar, de forma coerente e eficaz, propostas de intervenção em contexto organizacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos base

  1. Comportamento Organizacional
  2. A organização como sistema fechado vs aberto
  3. A organização como construção social

2. Desafios globais e impacto nas organizações

  1. Desenvolvimento tecnológico e alterações demográficas
  2. Novas modalidades de trabalho
  3. (Re)construção de percursos profissionais e de vida
  4. Construção do propósito organizacional e individual
  5. Potencial da inclusão da diversidade

3.  Posicionamento estratégico

  1. Contributo das pessoas e equipas na definição e implementação da estratégia
  2. Sustentabilidade da força de trabalho
  3. Saúde e bem-estar no trabalho
  4. Definição e monitorização de indicadores organizacionais

4. Cultura Organizacional

  1. Propósito organizacional
  2. Valores
  3. Alteração das fronteiras organizacionais

5. As pessoas nas organizações

  1. Percursos profissionais e pessoais
  2. Aprendizagem ao longo da vida
  3. Ética enquanto orientadora da ação

6. Os grupos nas organizações

  1. Dinâmica de grupos
  2. Liderança
  3. Gestão do ciclo de vida das equipas

Bibliografia Obrigatória

Buchanan, D. ; Organizational Behavior, 2013. ISBN: 0-273-68222-9
Goffee, R. & Jones, G.; ). Why should anyone be lead by you? What it takes to be an authentic leader., Harvard Business School Press, 2016
Isson, J. P. & Harriott, J. S. ; People Analytics in the Era of Big Data: Changing the Way You Attract, Acquire, Develop, and Retain Talent. , John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey., 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Enquadramento concetual das temáticas centrais da Unidade Curricular, complementado com análise crítica e coletiva de dados e de casos de organizações de diferentes setores de atividade, dimensão, geografia e propósito. Partilha de práticas desenvolvidas por empresas e outras instituições, com recurso a apresentações por parte de profissionais capazes contextualizar os desafios e respostas da organização que representam. Recurso a leituras prévias, preparação de guiões com questões, e resolução de casos práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho escrito 55,00
Participação presencial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 14,00
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A definir em linha com as orientações da FEUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Resolução de casos de estudo ao longo do semestre  - 15%
Entrega intermédia relatório do trabalho - 15%
Apresentação oral do trabalho – 15%
Entrega do Trabalho individual escrito– 55%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 10:28:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias