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Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico

Código: M.EGI020     Sigla: LET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 46 Plano de estudos oficial 2 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Alberto Vieira Campos Pereira Claro Regente
José Pedro Coelho Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
José Pedro Coelho Rodrigues 0,50
João Alberto Vieira Campos Pereira Claro 0,50
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
João Alberto Vieira Campos Pereira Claro 0,50
Daniel Fernando Marques de Vasconcelos 2,00
José Pedro Coelho Rodrigues 1,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
1) Ter um entendimento do que é necessário para trabalhar com engenheiros, cientistas, e outros profissionais para construir uma empresa.
2) Ter um entendimento das pressões e exigências do trabalho num novo negócio em fase embrionária.
3) Ser capazes de realizar contactos com clientes, parceiros e concorrentes, no caos e incerteza típicos de ambientes de novos negócios.
4) Ser capazes de usar um modelo de negócio para idealizar cada parte de um negócio, tendo em consideração as questões ambientais e sociais associadas.
5) Ser capazes de usar o desenvolvimento de clientes para propor um “produto mínimo viável”, sair da sala, iterar sobre ele e identificar um modelo de negócio repetível e escalável, com base em feedback externo.
6) Ser capazes de desenvolver um plano operacional, projeções de custos, e um modelo de receitas, e integrá-los num modelo financeiro.
7) Ser capazes de utilizar de modo adequado ferramentas LLM ao longo do processo de desenvolvimento de clientes, incluindo a validação dos resultados obtidos e a referência à respetiva utilização.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante participará em aulas expositivas, e com peritos convidados, e será integrado em equipas que trabalham em combinações solução/problema(s). O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho (autónomo e tutorado) do estudante e será efetuada uma monitorização constante da evolução e da aquisição de conhecimentos e competências pelo mesmo, privilegiando a aquisição das competências, especializadas e específicas, que capacitam para o exercício profissional competente, para a intervenção social e para a investigação aquando da passagem do estudante para o mercado de trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Desenvolvimento de Clientes e Modelo de Negócio.
2. Proposta de Valor.
3. Clientes, Canais de Distribuição, Relação com Clientes e Modelos de Receitas.
4. Parceiros, Recursos, Atividades e Estrutura de Custos.
5. Plano Operacional e Modelo Financeiro.

Bibliografia Obrigatória

Steve Blank, Bob Dorf; The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
ed. Stefanos Zenios, Josh Makower, Paul Yock; Biodesign. ISBN: 978-0-521-51742-3
Ethan R. Mollick; “ChatGPT is my co-founder” (Webpage), 2022 (https://www.oneusefulthing.org/p/chatgtp-is-my-co-founder)
Ethan R. Mollick and Lilach Mollick; Assigning AI: Seven Approaches for Students, with Prompts, 2023 (http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4475995)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões são organizadas à volta de:
- Uma palestra sobre metodologias de trabalho, componentes do modelo de negócio, e/ou planeamento operacional e financeiro, sendo certos temas complementados pelo testemunho de empreendedores com experiência relevante no respectivo bloco do modelo de negócio;
- Apresentações das equipas sobre “lições aprendidas” nas saídas da sala e nas iterações e pivots do seu modelo de negócio, seguidas de discussão com colegas das outras equipas e equipa docente;
- Registo do progresso na Descoberta do Cliente através da manutenção de um registo on-line, incluindo o registo detalhado da utilização de ferramentas LLM de acordo com as orientações disponibilizadas nos materiais da unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da inovação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 37,00
Trabalho de campo 42,00
Trabalho escrito 11,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 36,00
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 28,00
Trabalho escrito 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas de acordo com o estipulado no Regulamento Específico de Avaliação de Discentes da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incide sobre:
- Apresentações dos componentes do modelo de negócio – 5 apresentações, com idêntico peso, num total de 5.4 valores;
- Participação nas sessões – 2.0 valores;
- Registo on-line do progresso – 2.4 valores;
- Relatório e apresentação final – 4.2 valores;
- Contributo para o trabalho em equipa - 6.0 valores.

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de um novo projeto/trabalho no ano letivo seguinte.
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