Código: | M.EGI010 | Sigla: | AGP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão de Operações |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EGI | 131 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José António Rodrigues Pereira de Faria | Regente |
Américo Lopes de Azevedo | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 5 | 15,00 |
Filipe David Maia Ferreira | 4,00 | ||
Francisco Guilherme de Magalhães Peres Pinto Leite | 4,00 | ||
José António Rodrigues Pereira de Faria | 3,75 | ||
Américo Lopes de Azevedo | 3,25 |
A unidade curricular (UC) tem por objetivo central o estudo de uma metodologia de análise e modelação que, a partir do modelo de negócio da empresa, identifica e documenta os processos de negócio, o conjunto de indicadores de desempenho (KPI’s) e o sistema de informação de gestão.
É introduzido um conjunto completo de ferramentas de modelação e análise que suportam as etapas da metodologia: (i) análise do modelo de negócio, (ii) análise e modelação dos processos de negócios (iii) análise do dashboard de gestão e (iv) e o sistema de gestão de workflow que suporta a execução dos processos.
Ao longo do semestre, os estudantes, organizados em equipas de projeto, percorrem as várias etapas da metodologia, desde o desenvolvimento de uma ideia de negócio no âmbito da economia circular até à implementação do sistema de gestão. No contexto da economia circular, são introduzidos e aplicados conceitos e metodologias na área da sustentabilidade, dos eco-sistemas de negócio, da análise e avaliação de impactos ambientais, em particular da pegada de carbono.
Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o estudante seja capaz de:
Objetivo 1 - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação.
Objetivo 2 - Identificar e analisar os processos de uma organização, segundo uma abordagem multinível que se desenvolve a partir do modelo de negócio da organização.
Objetivo 3 - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação dos processos de negócio.
Objetivo 4 – Especificar dashboards de gestão e aplicações de workflow a partir dos modelos dos processos.
Objetivo 5 - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e introduzir as metodologias de alinhamento com o modelo de negócio e de gestão da melhoria dos processos.
Objetivo 6 – Desenvolver ideias de negócio no âmbito da economia circular.
Parte I - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio;
Parte II – Conceitos de Sustentabilidade e de Economia Circular; Análise de Exemplos de eco-sistemas circulares.
Parte III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelos 'as-is' e 'to-be'.
Parte IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e gestão dos processos e serviços.
Parte V - Gestão por processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão do desempenho. Modelos de Gestão.Aulas teóricas: apresentação de tópicos, juntamente com a discussão de aplicações práticas.
Extra aula: a) pequenos trabalhos individuais para familiarização de conceitos e b) trabalho em equipa para aplicação prática dos conceitos e técnicas em situações reais.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 35,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 56,00 |
Estudo autónomo | 28,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 156,00 |
Classificação Final = 0.35 x Exame + 0,5 x Projeto de Equipa + 0.15 x Participação e Exercícios Individuais
Na avaliação da componente Projeto, serão tidos em conta os seguintes fatores:
- apreciação global pelos docentes do trabalho realizado pelo grupo
- apreciação do desempenho individual de cada estudante pelos seus colegas de grupo
- apreciação do desempenho individual de cada estudante pelos docentes
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- exame: mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) entre a classificação no exame e a classificação na componente Projeto ou na componente Participação e Exercícios Individuais, a classificação superior será diminuída para que a diferença seja de 4 valores.Os Estudantes com estatuto especial, nomeadamente os trabalhadores-estudantes, que não pretendam frequentar a unidade curricular segundo as condições normais, serão avaliados com base num conjunto de componentes de avaliação idêntico aos dos estudantes regulares, mas não incluindo a componente Participação.
Como tal, estes estudantes terão de realizar o exame escrito e de submeter um conjunto de trabalhos práticos, a definir caso a caso pelos docentes, semelhantes aos trabalhos dos estudantes regulares.