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Análise e Gestão de Processos

Código: M.EGI010     Sigla: AGP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Operações

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 131 Plano de estudos oficial 1 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Rodrigues Pereira de Faria Regente
Américo Lopes de Azevedo Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 5 15,00
Filipe David Maia Ferreira 4,00
Francisco Guilherme de Magalhães Peres Pinto Leite 4,00
José António Rodrigues Pereira de Faria 3,75
Américo Lopes de Azevedo 3,25

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A unidade curricular (UC) tem por objetivo central o estudo de uma metodologia de análise e modelação que, a partir do modelo de negócio da empresa, identifica e documenta os processos de negócio, o conjunto de indicadores de desempenho (KPI’s) e o sistema de informação de gestão.

É introduzido um conjunto completo de ferramentas de modelação e análise que suportam as etapas da metodologia: (i) análise do modelo de negócio, (ii) análise e modelação dos processos de negócios (iii) análise do dashboard de gestão e (iv) e o sistema de gestão de workflow que suporta a execução dos processos.

Ao longo do semestre, os estudantes, organizados em equipas de projeto, percorrem as várias etapas da metodologia, desde o desenvolvimento de uma ideia de negócio no âmbito da economia circular até à implementação do sistema de gestão. No contexto da economia circular, são introduzidos e aplicados conceitos e metodologias na área da sustentabilidade, dos eco-sistemas de negócio, da análise e avaliação de impactos ambientais, em particular da pegada de carbono.

Resultados de aprendizagem e competências

Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o estudante seja capaz de:

Objetivo 1 - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação.

Objetivo 2 - Identificar e analisar os processos de uma organização, segundo uma abordagem multinível que se desenvolve a partir do modelo de negócio da organização.

Objetivo 3 - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação dos processos de negócio.

Objetivo 4 – Especificar dashboards de gestão e aplicações de workflow a partir dos modelos dos processos.

Objetivo 5 - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e introduzir as metodologias de alinhamento com o modelo de negócio e de gestão da melhoria dos processos.

Objetivo 6 – Desenvolver ideias de negócio no âmbito da economia circular.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Parte I - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio;

Parte II – Conceitos de Sustentabilidade e de Economia Circular; Análise de Exemplos de eco-sistemas circulares.

Parte III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelos 'as-is' e 'to-be'.

Parte IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e gestão dos processos e serviços.

Parte V - Gestão por processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão do desempenho. Modelos de Gestão.

Bibliografia Obrigatória

Alec Sharp; Workflow modeling. ISBN: 1-58053-021-4
Jan vom Brocke; Handbook on business process management. ISBN: 978-3-642-45099-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentação de tópicos, juntamente com a discussão de aplicações práticas.

Extra aula: a) pequenos trabalhos individuais para familiarização de conceitos e b) trabalho em equipa para aplicação prática dos conceitos e técnicas em situações reais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 35,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 56,00
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 156,00

Obtenção de frequência

Para os estudantes sem estatuto especial: presença num mínimo de 75% das aulas práticas.

Para os estudantes com estatuto especial: de acordo com as regras gerais da UPorto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = 0.35 x Exame + 0,5 x Projeto de Equipa + 0.15 x Participação e Exercícios Individuais

Na avaliação da componente Projeto, serão tidos em conta os seguintes fatores:

- apreciação global pelos docentes do trabalho realizado pelo grupo

- apreciação do desempenho individual de cada estudante pelos seus colegas de grupo

- apreciação do desempenho individual de cada estudante pelos docentes

A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:

- exame: mínimo de 40%

No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) entre a classificação no exame e a classificação na componente Projeto ou na componente Participação e Exercícios Individuais, a classificação superior será diminuída para que a diferença seja de 4 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes com estatuto especial, nomeadamente os trabalhadores-estudantes, que não pretendam frequentar a unidade curricular segundo as condições normais, serão avaliados com base num conjunto de componentes de avaliação idêntico aos dos estudantes regulares, mas não incluindo a componente Participação.

Como tal, estes estudantes terão de realizar o exame escrito e de submeter um conjunto de trabalhos práticos, a definir caso a caso pelos docentes, semelhantes aos trabalhos dos estudantes regulares.

Melhoria de classificação

Dada a natureza da unidade curricular, apenas será possível melhorar a classificação do exame.
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