Metodologias Estatísticas Aplicadas à Análise de Dados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didático/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise, visando introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia. Esta UC pretende garantir a aquisição de sólidos conhecimentos na análise de dados, considerada uma ferramenta imprescindível nas mais diversas áreas e situações de incerteza, fundamentais no domínio da Engenharia. Pretende-se ainda desenvolver nos Estudantes a capacidade de comunicação rigorosa quando se referem a temas que têm por base conceitos de Estatística. Esta unidade curricular pretende ainda desenvolver uma atitude crítica quando necessário proceder à análise de problemas estatísticos, assim como a capacidade de aplicação dos conceitos adquiridos na resolução dos mesmos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos transmitidos estão ligados com a necessidade de desenvolvimento de um raciocínio fundamentado cientificamente, da capacidade de argumentação e da capacidade de comunicação em abordagens técnicas e científicas dos ramos da engenharia, inserindo-se nomeadamente num percurso de aprendizagem de como lidar com a incerteza em engenharia; a necessidade de aquisição de conhecimentos científicos de índole estatística para utilização nas matérias a desenvolver nos restantes semestres do curso e na sua vida profissional futura.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Variável aleatória:
- Noções de variável aleatória, de população e de amostra;
- Amostragem aleatória simples;
- Tipos de escala de medida de variáveis aleatórias:
- Qualitativa: nominal ou ordinal;
- Quantitativa: intervalar, de razão, discreta e contínua.
2. Estatística descritiva:
- Séries estatísticas e dados agrupados;
- Conversão de séries estatísticas em dados agrupados por classes;
- Tabelas de frequência absoluta, frequência relativa, frequência absoluta acumulada, frequência relativa acumulada densidade de frequência absoluta e densidade de frequência relativa;
- Representações gráficas dos dados: diagrama de caule e folha (stem and leaf), diagrama de extremos e quartis e diagrama de caixa e bigodes, gráfico de barras, histograma, polígonos de frequência e polígonos de densidade;
- Parâmetros de localização: Média, Mediana, Moda, Quartil e Percentil;
- Parâmetros de dispersão e de forma: variância (com correcção de Sheppard), desvio padrão, coeficiente de dispersão, coeficiente de assimetria e coeficiente de achatamento (curtose).
3. Relação entre pares de variáveis:
- Gráficos de dispersão, coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman;
- Análise de regressão e correlação.
4. Estimação e testes de hipóteses:
- Intervalos de Confiança e Testes de hipóteses paramétricos;
- Testes de hipóteses não paramétricos.
Bibliografia Obrigatória
MJO; Apontamentos e demais documentação disponibilizados no Consultório Digital
Douglas C. Montgomery;
Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. ISBN: 85-216-1360-1
Bento José Ferreira Murteira;
Probabilidades e estatística. ISBN: 972-9241-17-1
Bibliografia Complementar
Alexander M. Mood;
Introduction to the theory of statistics. ISBN: 0-07-042864-6
Athanasios Papoulis;
Probability, random variables, and stochastic processes. ISBN: 0-07-100870-5
Rui Manuel Campos Guimarães;
Estatística. ISBN: 978-84-481-5589-6
Paul L. Meyer;
Probabilidade. ISBN: 85-216-0294-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas são apresentados conceitos e resultados importantes associados, dando ênfase às interpretações geométricas e às aplicações práticas dos mesmos. No intuito de clarificar as definições e teoremas apresentados, são dadas demonstrações sempre que estas possam ajudar a atingir tal objetivo e são resolvidos exercícios ilustrativos de aplicações. Procura-se, sempre que possível, a participação dos estudantes, não só na resolução dos exercícios, mas também na introdução de novos conceitos. Há ainda que realçar a resolução individual de exercícios bem como a orientação conveniente no estudo da unidade curricular e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir na resolução de exercícios propostos.
Software
Microsoft Excel
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FEUP. Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, estando regularmente inscrito, não excede o número limite de faltas, de acordo com o regulamento da FEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Quanto à avaliação existem três momentos distintos:
- Primeiro Teste;
- Segundo Teste;
- Recurso.
A classificação final da unidade curricular corresponderá:
- média aritmética dos testes;
- à classificação do exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (TE, DA, …) durante o presente ano lectivo, ou que tenham frequência do ano lectivo imediatamente anterior, estão dispensados de frequência. A aprovação pode ser obtida através da realização do exame de época normal (E) ou por exame de recurso (E).
Melhoria de classificação
Os alunos que que pretendam realizar melhoria de classificação deverão sujeitar-se à realização de um exame.