Código: | CINF012 | Sigla: | GI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência da Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CINF | 36 | Plano Oficial em vigor (2022) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Teresa Joana da Silva Silveira | Regente |
Teóricas: | 1,50 |
Práticas: | 1,50 |
Outra: | 0,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 1,50 |
Teresa Joana da Silva Silveira | 1,50 | ||
Práticas | Totais | 2 | 3,00 |
Joana Patrícia de Sousa Rodrigues | 3,00 |
Dotar os alunos de competências necessárias para que sejam capazes de aproveitar e rentabilizar os recursos de informação de uma organização de forma a flexibilizá-la ao meio circundante e a torná-la mais competitiva.
No fim da UC os estudantes devem ser capazes de: (a) explicar os conceitos e os principais modelos de gestão da informação, (b) desenvolver um sistema de informação que aproveite os recursos e capacidades de informação da organização, (c) demonstrar o valor da informação em contexto organizacional, (d) criar planos estratégicos de gestão da informação, (e) identificar os desafios/oportunidades da utilização da AI nas práticas de gestão da informação.
1. Gestão e gestores da informação:
1.1 – Origem e fundamentos de gestão da informação em contexto organizacional,
1.2 -O gestor de informação: 1.2.1- Perfil e competências.
2.O processo de gestão da informação:
2.1- Etapas e modelos
3. O valor da informação em contexto organizacional e na economia da informação e do conhecimento:
3.1 – Bases conceptuais,
3.2 – Informação como ativo de uma organização: Retorno do Investimento (ROI) e Retorno do Investimento em Conhecimento (ROKI).
3.3 – Medidas de impacto da informação no desempenho das atividadesde de uma organização: 3.3.1 – Custo-benefício, 3.3.2 – Custo-Eficácia-Eficiência-Valor.
4. A gestão estratégica da informação nas organizações:
4.1 – Estratrégia e ferramentas para o levantamento da informação estratégica: InfoMaps: diagnóstico e budget; Matriz comportamental e grafo de relação entre ROI e ROKI.
4.2 – Técnicas para a visualização da informação.
4.3 - Gestão do risco.
5. Novas perspetivas e desafios na gestão da informação.
Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada na discussão de documentos de apoio.
A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo na resolução de casos práticos.
Avaliação distribuída com exame final.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Realização de 1 trabalho de grupo com nota mínima de 9,5 valores e realização de um exame final com nota mínima de 9,5 valores.
A média final é sujeita a auto e heteroavaliação, cujo peso na nota final, de 10%, pode causar variações positivas ou negativas na classificação previamente obtida.
Nota final = 0.5 * TG + 0.5 * Exame
TG =1 trabalho em grupo a ser desenvolvimento ao longo das aulas práticas. O trabalho é composto por uma componente escrita e por uma componente de apresentação, com avaliação oral e individual.
A legibilidade para exame obriga a que o estudante obtenha 9,5 valores no trabalho não passível de melhoria, isto é a conclusão da UC implica nova inscrição no ano letivo seguinte.
Exame - É necessária a obtenção de nota mínima de 9,5 valores, sendo possível obter a sua aprovação/melhoria em época de recurso e em época especial de setembro.
Aprovação - É necessária a obtenção de nota mínima de 9,5 de média na classificação do trabalho com o exame. No caso dos estudantes que recorram à época de recurso ou à época especial de setembro é considerada a nota do trabalho, para a média final.
A realização do trabalho previsto é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
A realização do trabalho previsto é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
A melhoria da classificação poderá ser obtida na componente teórica por via da repetição do exame.