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Gestão da Informação

Código: CINF012     Sigla: GI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 36 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Joana da Silva Silveira Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Práticas: 1,50
Outra: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Teresa Joana da Silva Silveira 1,50
Práticas Totais 2 3,00
Joana Patrícia de Sousa Rodrigues 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-09.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de competências necessárias para que sejam capazes de aproveitar e rentabilizar os recursos de informação de uma organização de forma a flexibilizá-la ao meio circundante e a torná-la mais competitiva.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da UC os estudantes devem ser capazes de: (a) explicar os conceitos e os principais modelos de gestão da informação, (b) desenvolver um sistema de informação que aproveite os recursos e capacidades de informação da organização, (c)  demonstrar o valor da informação em contexto organizacional, (d) criar planos estratégicos de gestão da informação, (e) identificar os desafios/oportunidades da utilização da AI nas práticas de gestão da informação.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Gestão e gestores da informação:
1.1 – Origem e fundamentos de gestão da informação em contexto organizacional,
1.2 -O gestor de informação: 1.2.1- Perfil e competências.

2.O processo de gestão da informação:
2.1- Etapas e modelos

3. O valor da informação em contexto organizacional e na economia da informação e do conhecimento:
3.1 – Bases conceptuais,
3.2 – Informação como ativo de uma organização: Retorno do Investimento (ROI)  e Retorno do Investimento em Conhecimento (ROKI).
3.3 – Medidas de impacto da informação no desempenho das atividadesde de uma organização: 3.3.1 – Custo-benefício, 3.3.2 – Custo-Eficácia-Eficiência-Valor.

4. A gestão estratégica da informação nas organizações:
4.1 – Estratrégia e ferramentas para o levantamento da informação estratégica: InfoMaps: diagnóstico e budget; Matriz comportamental e grafo de relação entre ROI e ROKI.
4.2 – Técnicas para a visualização da informação.
4.3 - Gestão do risco. 

5. Novas perspetivas e desafios na gestão da informação.

Bibliografia Obrigatória

Chun Wei Choo ; trad. Ana Fonseca; Gestão de informação para a organização inteligente. ISBN: 972-21-1506-5
Ribeiro, F. ; Gestão da Informação / Preservação da Memória na era pós-custodial: um equilíbrio precário, Repositório Aberto U.P., 2005
Behrens, T. E., Woolrich, M. W., Walton, M. E., & Rushworth, M.F; Learning the value of information in an uncertain world, Nature Neuroscience, 2007. ISBN: https://doi.org/10.1038/nn1954
Silveira, T.; Construir e educar para os ambientes de integração e desenvolvimento de conhecimento organizacional, Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa & Edições Colibri, 2024. ISBN: 978-989-566-427-6
Davenport, L.; Information management: an educational perspective, International Journal of Information Management, vol. 8, nº. 4, p. 255-263, 1988
Rascão, J.P. ; Novas Realidades na Gestão e na Gestão da Informação, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 9789726186724
Wilson, T. ; Information management: a new focus for integration? , IFLA Journal, v. 14, n. 3, p 238-241, 1988
Wilson,T; Information management today and tomorrow, Keynote paper presented at an Information Management Workshop, University of Murcia, Muria, Spain, 29 September, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada na discussão de documentos de apoio.
A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo na resolução de casos práticos.

Avaliação distribuída com exame final.

 

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de 1 trabalho de grupo com nota mínima de 9,5 valores e realização de um exame final com nota mínima de 9,5 valores.

A média final é sujeita a auto e heteroavaliação, cujo peso na nota final, de 10%, pode causar variações positivas ou negativas na classificação previamente obtida.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 0.5 * TG + 0.5 * Exame

TG =1 trabalho em grupo a ser desenvolvimento ao longo das aulas práticas. O trabalho é composto por uma componente escrita e por uma componente de apresentação, com avaliação oral e individual. 
A legibilidade para exame obriga a que o estudante obtenha 9,5 valores no trabalho não passível de melhoria, isto é a conclusão da UC implica nova inscrição no ano letivo seguinte.

Exame - É necessária a obtenção de nota mínima de 9,5 valores, sendo possível obter a sua aprovação/melhoria em época de recurso e em época especial de setembro.

Aprovação - É necessária a obtenção de nota mínima de 9,5 de média na classificação do trabalho com o exame. No caso dos estudantes que recorram à época de recurso ou à época especial de setembro é considerada a nota do trabalho, para a média final.

Provas e trabalhos especiais

A realização do trabalho previsto é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A realização do trabalho previsto é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida na componente teórica   por via da repetição do exame.

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