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Bases de Dados

Código: L.EIC012     Sigla: BD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2425.up.pt/course/view.php?id=4162
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EIC 371 Plano Oficial 2 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Alexandra Teixeira Lopes Regente
Michel Celestino Paiva Ferreira Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Enquadramento

Sistemas de Informação (SI) é uma área fundamental em engenharia informática. Bases de dados são repositórios de dados necessários em qualquer SI. A unidade curricular de bases de dados é uma unidade chave na área de SI. O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os estudantes para projetar e desenvolver sistemas de bases de dados que atendam às necessidades dos utilizadores de acordo com os objetivos de gestão organizacionais.

Objetivos Específicos

Este é um curso introdutório sobre bases de dados. Aborda o paradigma relacional. Abrange o desenho (modelo UML e normalização relacional), construção (linguagem de definição de dados SQL), consulta (linguagem de manipulação de dados SQL) e gestão (organização física e optimização de SQL) de bases de dados relacionais.

Distribuição Percentual

Componente científica: 50%
Componente tecnológica: 50% 

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão desta unidade, o estudante deve ser capaz de:

  • Explicar as principais características de um sistema de gestão de bases de dados;

  • Criar um modelo conceptual para uma base de dados num contexto específico;

  • Mapear um modelo conceptual para um esquema relacional;

  • Identificar dependências funcionais numa relação;

  • Diferenciar formas normais em esquemas relacionais;

  • Decompor esquemas relacionais para a forma normal Boyce-Codd e 3a forma normal;

  • Criar uma base de dados relacional usando a linguagem SQL a partir de um esquema relacional;

  • Usar álgebra relacional para interrogar bases de dados;

  • Consultar bases de dados relacionais usando a linguagem SQL;

  • Compreender a necessidade de índices e identificar o melhor índice a criar numa dada situação;

  • Usar transações e concorrência que garantam a integridade dos dados de uma base de dados;

  • Identificar as diferenças entre uma base de dados relacional, bases de dados multi-dimensionais e bases de dados NoSQL e qual a mais adequada a uma dada situação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de teoria de conjuntos.

Programa

Diagrama de classes UML. Esquema relacional, normalização e mapeamento de UML e E-A para relacional. Linguagem de definição de dados SQL e restricões de integridade. Álgebra relacional como linguagem de interrogação. Linguagem de manipulação de dados SQL. Gatilhos. Vistas. Índices. Transacções. Introdução a armazéns de dados e sistemas NoSQL.

Bibliografia Obrigatória

Ullman Jeffrey D.; A First course in database systems. ISBN: 978-0-13-600-637-4

Bibliografia Complementar

Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke; Database management systems. ISBN: 0-07-116898-2 (Capítulos 18 a 20)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizam-se as aulas teóricas para exposição dos assuntos do programa e exemplos de aplicação. As aulas práticas decorrem em salas de computadores, com recurso ao sistema de gestão de bases de dados SQLite. Nas aulas resolver-se-ão exercícios e efectuar-se-ão pequenos desenvolvimentos.

Software

SQLite

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Gestão de bases de dados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o limite de faltas às aulas teórico-práticas (25% do número de aulas teórico-práticas).

Fórmula de cálculo da classificação final

PROJ - Projeto/Trabalho de grupo
EF - Exame Final

Nota Final = arredonda (0,25 PROJ + 0,75 EF)

Nota mínima de 40% (8 valores em 20) em todas as componentes de avaliação: Projeto e Exame.

O projeto consiste num trabalho de grupo que será avaliado em dois momentos: a primeira entrega vale 40% e a segunda vale 60% da avaliação do projeto.

Os estudantes que obtiveram frequência na edição imediatamente anterior podem optar por manter a classificação do projeto. Devem, neste caso, informar o docente responsável pela UC até ao final da segunda semana de aulas e não devem inscrever-se nas turmas teórico-práticas.

O projeto não é alvo de reavaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A realização do projeto é obrigatória para os estudantes com inscrição TE e equivalentes.

Melhoria de classificação

É permitida a melhoria de classificação de todas as componentes de avaliação por frequência de unidade curricular.

É possível melhorar a classificação final através de um segundo exame a realizar em época prevista para esse efeito.

A classificação do projeto não é passível de melhoria no mesmo ano letivo.

Observações

A língua oficial das aulas é o Português. No entanto, admite-se que as aulas possam ser leccionadas em Inglês se a unidade curricular for frequentada por estudantes estrangeiros. Os diapositivos utilizados nas aulas teóricas serão em Inglês.

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