Código: | M.EC047 | Sigla: | IT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Vias de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EC | 5 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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António José Fidalgo do Couto | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
António José Fidalgo do Couto | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 1,50 |
António José Fidalgo do Couto | 1,50 |
JUSTIFICAÇÃO
Na Unidade Curricular de Infraestruturas de Transportes pretende-se complementar o conhecimento adquirido pelos estudantes na Unidade Curricular de Vias de Comunicação no âmbito de nós, rotundas, interseções e pavimentos. Serão também abordados conceitos de infraestruturas aeroportuárias.
OBJETIVOS
Conhecimento:
- conhecer os materiais utilizados no domínio das infraestruturas de transportes e a respectiva legislação aplicável.
- projetar qualquer obra rodoviária.
Compreensão
- compreender interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projetos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.
Aplicação
- aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias
- projetar e dimensionar pavimentos rodoviários ou aeroportuários.
Síntese:
- desenvolver soluções e análise critica no âmbito do comportamento estrutural e composição dos pavimentos.
- definir materiais e equipamentos a utilizar na realização de uma obra rodoviária ou aeroportuária. Propor novas soluções técnicas e económicas.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
- Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que permita e constitua a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais;
- Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;
- Ser capaz de comunicar conclusões, conhecimentos e os raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Disposições Normativas sobre Traçado rodoviário.
Dimensionamento de interseções:
- Cruzamentos de nível, rotundas e nós de ligação. Disposições normativas;
- Tipos de vias auxiliares e sua construção em planta;
- Execução do” taper” no final das vias de aceleração e abrandamento;
- Cálculo coordenado de um cruzamento com placas separadoras e direcionais;
- Nós tipo. Vantagens e desvantagens de cada tipo de nó;
- Cálculo coordenado dos ramos de ligação face às estradas que vai ligar.
INTERFACES E AERÓDROMOS
Aeródromos: Condições de implementação. Classificação e código de referência dos aeródromos. Configuração de pistas e vias de circulação. Implantação, orientação e número de pistas. Dimensionamento
Portos: Logística marítima. Tipologia. Redes intermodais. Organização/Divisão funcional do espaço terrestre.
Plataformas Intermodais: Requisitos, organização, localização e dimensionamento do espaço.
Pavimentos rodoviários:
- Pavimentos flexíveis. Misturas betuminosas. Normalização e formulação;
- Aplicação de misturas betuminosas (fabrico, transporte, espalhamento e compactação).
- Ensaios de caracterização dos pavimentos.
- Superpave (SUPerior PERforming asphalt PAVEments)
- Pavimentos rígidos (conceitos e dimensionamento).
SGP – Sistema de Gestão de Pavimentos.
Pavimentos aeroportuários (áreas operacionais, tráfego aeronáutico, análise estrutural, modelos de dimensionamento, classificação ACN/PCN).
Análise Estrutural dos Pavimentos:
Estabelecimento dos modelos de resposta dos pavimentos flexíveis e rígidos;
Critérios de ruína;
Modelos de dimensionamento dos pavimentos;
Softwares.
Classificação ACN/PCN.
Caraterísticas relevantes das aeronaves (peso máximo à descolagem, pressão dos pneus, tipo de trens);
ACN das aeronaves;
Classes de resistência da fundação;
Cálculo do PCN dos pavimentos;
As aulas serão leccionadas em modo presencial. A exposição dos assuntos é acompanhada por casos práticos e resolução de problemas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Pela utilização de diferentes estratégias metodológicas pretende-se que os estudantes atinjam os objectivos e as competências referidas de forma variada, enriquecendo-se o processo de aprendizagem.
No final da U.C., os estudantes deverão ser capazes de: Dimensionar os diferentes elementos que compôem um traçado rodoviário; Caracterizar as solicitações sobre os pavimentos; identificar e distinguir os materiais de pavimentação; realizar dimensionamento de pavimentos flexíveis e rígidos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 16,00 |
Elaboração de projeto | 50,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 46,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Conforme as normas gerais de avaliação. REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE: Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa; Frequência de unidades curriculares de graduação introdutórias à temática científica versada na presente unidade curricular; Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Conforme as normas gerais de avaliação.