Código: | M.EC029 | Sigla: | CC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Materiais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EC | 27 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 45,5 | 162/ |
Docente | Responsabilidade |
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Maria de Lurdes da Costa Lopes | Regente |
Castorina Fernanda Silva Vieira | Regente |
Maria Helena Póvoas Corvacho | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 1,00 |
Práticas Laboratoriais: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 2 | 4,00 |
Lino Manuel Serra Maia | 0,65 | ||
Castorina Fernanda Silva Vieira | 1,27 | ||
Maria Helena Póvoas Corvacho | 1,33 | ||
Maria de Lurdes da Costa Lopes | 0,75 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 2 | 2,00 |
Castorina Fernanda Silva Vieira | 0,60 | ||
Lino Manuel Serra Maia | 0,33 | ||
Maria de Lurdes da Costa Lopes | 0,40 | ||
Maria Helena Póvoas Corvacho | 0,67 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 2 | 1,00 |
Maria Helena Póvoas Corvacho | 0,33 | ||
Maria de Lurdes da Costa Lopes | 0,15 | ||
Castorina Fernanda Silva Vieira | 0,30 | ||
Lino Manuel Serra Maia | 0,22 |
O plano de ação para a Economia Circular identifica a Construção e Demolição como um dos cinco setores prioritários de intervenção.
Com esta UC pretende-se alertar o estudante para a importância da sustentabilidade na construção e para o papel da Engenharia Civil na transição para a Economia Circular
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à concepção, dimensionamento, manutenção, reabilitação/demolição de obras de acordo com as premissas da Economia Circular na construção.
No final da UC o estudante deverá ser capaz de:
- tomar decisões técnicas que promovam a Construção Circular;
- dimensionar em engenharia civil com a inclusão de materiais reciclados;
- conhecer novas tecnologias de construção e de gestão alinhadas com os princípios de Economia Circular;
- estar familiarizado com a legislação nacional e internacional relativa à Economia CircularA sustentabilidade ambiental e a promoção de uma construção sustentável tornam imprescindível a adoção da Economia Circular na Construção.
Assim, é importante dotar os estudantes de conhecimentos sobre os conceitos associados à Economia Circular, planos estratégicos para a sua implementação e tecnologias de inovação de modo a capacitá-los para a sua aplicação à construção.
Os conteúdos programáticos constituem uma resposta estruturada aos objetivos da Unidade Curricular, uma vez que incluem a informação e a formação em relação aos diversos aspetos relevantes no âmbito da aplicação da Construção Circular. Os conteúdos programáticos permitirão dotar os estudantes de conhecimentos e competências técnicas, que lhes permitirão intervir de forma fundamentada nos domínios em causa, nomeadamente, na promoção da valorização de diversos tipos de resíduos no projeto e em obra.Módulo I – Economia Circular
- Introdução à Economia circular: O conceito; Desafios Globais; Contexto e Macrotendências; Transição de paradigma da Economia Linear para a Economia Circular Economia Circular e Estratégias Socioeconómicas; C2C “Cradle to Cradle”. Ciclos biológico e técnico. Plano de ação para a economia circular
- Gestão estratégica para economia circular: Logística reversa, novos modelos de negócio e círculos virtuosos; Resíduos como Recursos
- Tecnologia e Inovação: Ecologia e simbiose Industrial; Tecnologias emergentes, remanufactura, ecodesign, biomimética
Módulo II – Gestão e Valorização de Resíduos para a Circularidade
- Gestão e valorização de resíduos em Portugal: Definições e Terminologia; Classificação de resíduos; Hierarquia de resíduos; Operações de gestão de resíduos
- Resíduos de Construção e Demolição: Processamento e operações de tratamento; Legislação aplicável; Protocolo da EU; Auditorias pré-demolição
- Valorização de Resíduos de Construção e Demolição: Viabilidade técnica; Casos práticos
- Valorização de outros resíduos e subprodutos: Casos práticos
Módulo III – Resíduos e subprodutos em argamassas e betões de ligantes hidráulicos
- Utilização de agregados reciclados grossos em betões segundo a LNEC E 471
- Viabilidade técnica da utilização de areia e pó de resíduos de construção e demolição, de resíduos industriais e de subprodutos em betões e argamassas
Módulo IV – Sustentabilidade e circularidade na construção de edifícios
- Sustentabilidade na construção de edifícios. O processo da construção sustentável. Enquadramento.
- Projetar para a durabilidade. Seleção de produtos de construção.
- Produtos de construção sustentáveis. Avaliação do ciclo de vida. Certificação e rotulagem ambiental. Declaração Ambiental de Produto.
- Como construir com menor produção de RCD’s. Sistemas construtivos alternativos. Projetar para a desconstrução.
- Redução do consumo de energia nos edifícios, opções de projeto.
- Fase de utilização dos edifícios. Reabilitação e fim de vida.
- Métodos de avaliação da sustentabilidade da construção. O método LEVELS.
Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital colocada na página da UC.
O modelo de ensino da UC contemplará aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas de laboratório. Nas aulas teóricas serão abordados conhecimentos de base fundamentais e transmitidos conhecimentos teóricos relevantes. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á conciliar exposições teóricas dos conceitos e das metodologias correspondentes aos assuntos a estudar, apresentação e discussão de casos práticos que representem boas práticas ou situações a evitar no âmbito da Construção Circular e, ainda, promover o contacto com projectos relevantes através de palestrantes convidados e(ou) visitas a obras. Nas aulas práticas laboratoriais realizar-se-ão ensaios demonstrativos da aplicação de resíduos como matéria-prima na construção.
A avaliação será do tipo avaliação distribuida sem exame final e consiste em duas provas T1 e T2 sendo a primeira, T1, realizada durante o período de aulas e a segunda prova, T2 realizado no período de exames. Cada prova tem um peso de 50%.Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 45,50 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Total: | 91,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do M.EC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:
A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída sem exame final que consiste em duas provas T1 e T2 sendo a primeira, T1, realizada durante o período de aulas e a segunda prova, T2 realizado no periodo de exames. Cada prova tem um peso de 50%.
A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF=CT1×50%+CT2×50%
Onde,
CT1 – classificação da prova de avaliação 1 a realizar em data a designar
CT2 – classificação da prova de avaliação a realizar na epoca do exame
NOTA 1: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método de avaliação.
NOTA 2: Os estudantes que por motivo de força maior não tenham podido realizar a Prova T1 em que a justificação da falta tenha sido aceite pelo DEC, poderão ser avaliados em data e horário a definir com os docentes.
NOTA 3: Na época de Recurso e também no exame de Melhoria o estudante a frequentar o ano corrente, pode optar por realizar esse Exame numa das três modalidades seguintes:
(i) Repetição do Teste T1
(ii) Repetição do Teste T2
(iii) Realização de um Exame sobre a TOTALIDADE da matéria incluindo as duas partes relativas a T1 e T2.