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Projeto de Estruturas

Código: M.EC023     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estruturas

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EC 33 Plano de estudos oficial 2 - 6 45,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nelson Saraiva Vila Pouca Regente
Mário Jorge de Seixas Pimentel Regente

Docência - Horas

Teóricas: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 2 7,00
Mário Jorge de Seixas Pimentel 2,00
Nelson Saraiva Vila Pouca 2,20
Miguel Ângelo Carvalho Ferraz 1,40
Jorge Manuel Chaves Gomes Fernandes 1,40

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular de Projeto de Estruturas tem como objetivo:

- integrar os conhecimentos adquiridos noutras UCs, visando a concretização de projetos de estruturas de edifícios;

- conhecer e discutir as metodologias de projeto e o seu faseamento;

- adquirir capacidade de reflexão sobre o projeto, tendo em vista especificar os objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes no que respeita às propriedades dos materiais e sua caraterização, aos critérios de dimensionamento, à sustentabilidade, à durabilidade, etc.

- desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto;

- conceber soluções construtivas viáveis e especificá-las adequadamente através das regras do caderno de encargos. Os estudantes devem adquirir uma compreensão aprofundada do tópico particular que escolheram desenvolver.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos constituem uma resposta estruturada aos objetivos da unidade curricular, uma vez que incluem a informação e a formação adequadas tendo em vista proporcionar aos estudantes a capacidade de refletirem e tomarem decisões, técnica e cientificamente suportadas, mas atendendo aos condicionantes envolventes (custos, sustentabilidade, etc.), sobre a melhor solução estrutural para resolver uma determinada necessidade.

O carácter integrador da UC assume igualmente grande importância para que o estudante adquira, através de uma experiência potencialmente concretizável – o desenvolvimento de um projeto para resolução de um problema “real” –, experiência sobre a complexidade que envolve a resolução de um problema e sobre quais as metodologias disponíveis.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Projeto de Estruturas visa:

1) conceber e discutir soluções de projeto para diferentes tipos de estruturas de edifícios;

2) desenvolver essas soluções ao nível de estudo prévio, o que implica comparar soluções alternativas e selecionar justificadamente a que é considerada melhor; essa seleção implica considerações sobre os processos de execução, sobre os impactes ambientais, sobre a durabilidade e sobre custos, numa palavra, sobre a sustentabilidade.

3) realizar o projeto de pormenorização de determinados elementos estruturais devidamente selecionados; especificar os materiais, os processos construtivos e as medidas de controlo da execução. Os projetos a desenvolver podem ser de diferentes tipos: estruturas de edifícios (habitação, comerciais, estacionamento, industriais, etc.). Os materiais estruturais também podem ser distintos.

Bibliografia Obrigatória

Taranath, B. S.; Structural Analysis and Design of Tall Buildings: Steel and Composite Construction., CRC Press., 2016

Bibliografia Complementar

Taranath, B. S.; Wind and Earthquake Resistant Buildings: Structural Analysis, Marcel Dekker, 2005
Zalka, K. A.; Structural Analysis of Regular Multi-Storey Buildings

Observações Bibliográficas

- Textos e notas de apoio preparadas pelos docentes

- Pacheco, P. & Vila Pouca, N. (2007). Manual de Apoio ao Trabalho de Projecto. FEUP.

Teses de Mestrado:

- Carvalhal, J. M. F. (2012). Metodologias de Análise e Dimensionamento de Edifícios de Betão Armado de Acordo com os Eurocódigos. FEUP.

- Hugo Filipe Pinto Morais. (2016). Consideração dos Efeitos Globais de 2a Ordem em Estruturas de Edifícios com Sistemas de Contraventamento em Pórtico ou Sistemas Misto Pórtico-Parede. FEUP.

- Reis, J. P. L. A. G. (2014). Estudo dos Efeitos do Faseamento Construtivo em Edifícios Altos com Diferentes Soluções Estruturais. FEUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os projetos a desenvolver no âmbito da UC serão realizados por grupos de 2 a 3 estudantes.

As sessões obrigatórias contemplam:

- sessões teórico práticas focadas em aspetos relevantes dos projetos a desenvolver;

- sessões coletivas coordenadas pelos docentes, centradas na discussão da conceção estrutural dos projetos;

- sessões de apoio dos docentes a cada grupo para o desenvolvimento do seu projeto.

- sessões especiais com projetistas convidados para apresentação e discussão de projetos relevantes da sua autoria.

Os estudantes terão que desenvolver trabalho de projeto fora da sala de aula.

Cada grupo apresenta o seu projeto proporcionando a sua discussão com os docentes e os outros estudantes.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR

Sendo os objetivos da aprendizagem integrar conhecimentos adquiridos noutras UCs, percecionar e aplicar metodologias de projeto, tendo presente o seu processo evolutivo, refletir sobre o projeto, tendo em vista especificar os seus objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes, desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto e conceber soluções construtivas viáveis e especifica-las adequadamente através das regras do caderno de encargos, entende-se que as metodologias de ensino referidas proporcionam um quadro referencial propício a que esses objetivos sejam alcançados.

O desafio que constitui para os estudantes o fato de terem que desenvolver projetos para resolução de problemas, tanto quanto possível, “reais”, isto é, o fato de os estudantes serem submetidos a uma experiência potencialmente concretizável, confronta-os com a necessidade de integrarem conhecimentos e selecionarem os materiais e as metodologias mais adequados, proporcionando a aquisição de conhecimentos profundos, particularmente sobre os aspetos envolvidos no projeto que lhes tocou desenvolver.


Métodos de avaliação:

As classificações individuais são atribuídas tendo por base o trabalho prático de projeto desenvolvido, considerando-se as seguintes componentes: conteúdo – 65%; forma – 15%; apresentação e discussão – 20%.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 85,00
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do M.EC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas presenciais previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Métodos de avaliação:


As classificações individuais (0 a 20 val.) são atribuídas tendo por base o trabalho prático de projeto desenvolvido, considerando-se as seguintes componentes: conteúdo – 65%; forma – 15%; apresentação e discussão – 20%.

Observações

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