Código: | M.EC023 | Sigla: | PE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estruturas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EC | 33 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 45,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Nelson Saraiva Vila Pouca | Regente |
Mário Jorge de Seixas Pimentel | Regente |
Teóricas: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 2 | 7,00 |
Mário Jorge de Seixas Pimentel | 2,00 | ||
Nelson Saraiva Vila Pouca | 2,20 | ||
Miguel Ângelo Carvalho Ferraz | 1,40 | ||
Jorge Manuel Chaves Gomes Fernandes | 1,40 |
A unidade curricular de Projeto de Estruturas tem como objetivo:
- integrar os conhecimentos adquiridos noutras UCs, visando a concretização de projetos de estruturas de edifícios;
- conhecer e discutir as metodologias de projeto e o seu faseamento;
- adquirir capacidade de reflexão sobre o projeto, tendo em vista especificar os objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes no que respeita às propriedades dos materiais e sua caraterização, aos critérios de dimensionamento, à sustentabilidade, à durabilidade, etc.
- desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto;
- conceber soluções construtivas viáveis e especificá-las adequadamente através das regras do caderno de encargos. Os estudantes devem adquirir uma compreensão aprofundada do tópico particular que escolheram desenvolver.
Os conteúdos programáticos constituem uma resposta estruturada aos objetivos da unidade curricular, uma vez que incluem a informação e a formação adequadas tendo em vista proporcionar aos estudantes a capacidade de refletirem e tomarem decisões, técnica e cientificamente suportadas, mas atendendo aos condicionantes envolventes (custos, sustentabilidade, etc.), sobre a melhor solução estrutural para resolver uma determinada necessidade.
O carácter integrador da UC assume igualmente grande importância para que o estudante adquira, através de uma experiência potencialmente concretizável – o desenvolvimento de um projeto para resolução de um problema “real” –, experiência sobre a complexidade que envolve a resolução de um problema e sobre quais as metodologias disponíveis.
A unidade curricular de Projeto de Estruturas visa:
1) conceber e discutir soluções de projeto para diferentes tipos de estruturas de edifícios;
2) desenvolver essas soluções ao nível de estudo prévio, o que implica comparar soluções alternativas e selecionar justificadamente a que é considerada melhor; essa seleção implica considerações sobre os processos de execução, sobre os impactes ambientais, sobre a durabilidade e sobre custos, numa palavra, sobre a sustentabilidade.
3) realizar o projeto de pormenorização de determinados elementos estruturais devidamente selecionados; especificar os materiais, os processos construtivos e as medidas de controlo da execução. Os projetos a desenvolver podem ser de diferentes tipos: estruturas de edifícios (habitação, comerciais, estacionamento, industriais, etc.). Os materiais estruturais também podem ser distintos.
- Textos e notas de apoio preparadas pelos docentes
- Pacheco, P. & Vila Pouca, N. (2007). Manual de Apoio ao Trabalho de Projecto. FEUP.
Teses de Mestrado:
- Carvalhal, J. M. F. (2012). Metodologias de Análise e Dimensionamento de Edifícios de Betão Armado de Acordo com os Eurocódigos. FEUP.
- Hugo Filipe Pinto Morais. (2016). Consideração dos Efeitos Globais de 2a Ordem em Estruturas de Edifícios com Sistemas de Contraventamento em Pórtico ou Sistemas Misto Pórtico-Parede. FEUP.
- Reis, J. P. L. A. G. (2014). Estudo dos Efeitos do Faseamento Construtivo em Edifícios Altos com Diferentes Soluções Estruturais. FEUP.
Os projetos a desenvolver no âmbito da UC serão realizados por grupos de 2 a 3 estudantes.
As sessões obrigatórias contemplam:
- sessões teórico práticas focadas em aspetos relevantes dos projetos a desenvolver;
- sessões coletivas coordenadas pelos docentes, centradas na discussão da conceção estrutural dos projetos;
- sessões de apoio dos docentes a cada grupo para o desenvolvimento do seu projeto.
- sessões especiais com projetistas convidados para apresentação e discussão de projetos relevantes da sua autoria.
Os estudantes terão que desenvolver trabalho de projeto fora da sala de aula.
Cada grupo apresenta o seu projeto proporcionando a sua discussão com os docentes e os outros estudantes.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR
Sendo os objetivos da aprendizagem integrar conhecimentos adquiridos noutras UCs, percecionar e aplicar metodologias de projeto, tendo presente o seu processo evolutivo, refletir sobre o projeto, tendo em vista especificar os seus objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes, desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto e conceber soluções construtivas viáveis e especifica-las adequadamente através das regras do caderno de encargos, entende-se que as metodologias de ensino referidas proporcionam um quadro referencial propício a que esses objetivos sejam alcançados.
O desafio que constitui para os estudantes o fato de terem que desenvolver projetos para resolução de problemas, tanto quanto possível, “reais”, isto é, o fato de os estudantes serem submetidos a uma experiência potencialmente concretizável, confronta-os com a necessidade de integrarem conhecimentos e selecionarem os materiais e as metodologias mais adequados, proporcionando a aquisição de conhecimentos profundos, particularmente sobre os aspetos envolvidos no projeto que lhes tocou desenvolver.
Métodos de avaliação:
As classificações individuais são atribuídas tendo por base o trabalho prático de projeto desenvolvido, considerando-se as seguintes componentes: conteúdo – 65%; forma – 15%; apresentação e discussão – 20%.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 85,00 |
Estudo autónomo | 32,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 162,00 |
Métodos de avaliação:
As classificações individuais (0 a 20 val.) são atribuídas tendo por base o trabalho prático de projeto desenvolvido, considerando-se as seguintes componentes: conteúdo – 65%; forma – 15%; apresentação e discussão – 20%.