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Sustentabilidade e Alterações Climáticas

Código: M.EC054     Sigla: SAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Hidráulica

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EC 22 Plano de estudos oficial 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tiago João Fazeres Marques Ferradosa Regente
Luciana Paiva das Neves Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Luciana Paiva das Neves 1,00
Tiago João Fazeres Marques Ferradosa 1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Luciana Paiva das Neves 0,75
Tiago João Fazeres Marques Ferradosa 0,75

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Sustentabilidade e Alterações Climáticas compreende a integração dos conceitos sustentabilidade e resiliência na prática de engenharia e pretende dar as primeiras bases para compreender o impacto das alterações climáticas nessa prática. A abordagem integrada destes dois aspetos, Sustentabilidade e Alterações Climáticas, está alinhada com as metas do Pacto Ecológico Europeu, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre o clima, a nível nacional, europeu e internacional.

Assim, os objetivos principais das seis sessões duplas da UC são:

  • Analisar os princípios e as práticas de desenvolvimento sustentável e perceber os impactos nos sistemas sociais, económicos e ambientais.
  • Conhecer as linhas gerais da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas pós-2015, perceber a articulação entre os acordos internacionais e compreender o seu alcance.
  • Conhecer os instrumentos mais significativos em matéria de financiamento sustentável e compreender o seu alcance.
  • Saber distinguir e caracterizar cenários de variabilidade climática e de alterações climáticas, bem como compreender as bases da modelação de fenómenos extremos e a sua influência na prática de engenharia e gestão de bens edificados ou a edificar.
  • Saber distinguir e caracterizar as diferentes componentes do risco (ameaças, exposição e vulnerabilidade) e aplicar metodologias de avaliação de risco.
  • Adquirir conhecimento para o desenvolvimento de estratégias de adaptação a curto, médio e longo-prazo.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Compreender os princípios da transição para uma economia sustentável.

  • Conhecer e aprofundar o conteúdo e os objectivos da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas pós-2015.

  • Aprender a utilizar serviços de dados e monitorização das alterações climáticas.

  • Adquirir conhecimentos para a avaliação de riscos hidro-metereológicos (cheias, secas, erosão costeira, temperatura, subida do nível médio da água do mar, etc.) presentes e futuros a diferentes escalas espaciais e temporais e isto para diferentes sectores.

  • Aprender a utilizar ferramentas numéricas e metodologias existentes para avaliação do impacto de estratégias de adaptação e mitigação de riscos climáticos.

  • Adquirir conhecimentos para avaliar o impacto de estratégias de adaptação na redução de risco hidro-meteorológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta UC está orientada para estudantes com interesse no desenvolvimento de uma economia sustentável, isto é que alia o crescimento económico à preservação e regeneração do capital natural. Será desejável que os estudantes tenham alguns conhecimentos de hidráulica e de matemática - conhecimentos base necessários à aplicação das metodologias de cálculo.

Programa


  1. Módulo 1: Sustentabilidade e resiliência. Agenda internacional para o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas pós-2015.

  2. Módulo 2: Instrumentos financeiros para o desenvolvimento sustentável.

  3. Módulo 3: Mitigação das alterações climáticas. Transição energética e neutralidade carbónica.

  4. Módulo 4: Variabilidade climática e cenários de alterações climáticas.

  5. Módulo 5: Avaliação e previsão de riscos climáticos.

  6. Módulo 6: Estratégias e caminhos de adaptação às alterações climáticas.    

Bibliografia Obrigatória

Tiago Ferradosa; Luciana das Neves; Apontamentos de Sustentabilidade e Alterações Climáticas, 2022 (This literature is provided in the online contents of the Curricular Unit.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC combina aulas teóricas e casos práticos para discussão de diferentes tipos de medidas para resolver desafios societais críticos como o impacto das alterações climáticas na intensificação das desigualdades e de situações de pobreza já existentes e da importância da preservação e regeneração da natureza na resposta à emergência climática. Os casos práticos lecionados irão focar principalmente a caracterização e gestão de riscos climáticos a nível regional/nacional ou sectorial (energia, transportes, turismo, etc.).

Palavras Chave

Ciências Físicas
Ciências Tecnológicas
Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 116,50
Frequência das aulas 45,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do M.EC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é definida com base em quatro trabalhos práticos individuais e um trabalho prático de grupo. Estas componentes têm um peso de 15% (dois trabalhos práticos individuais), 20% (para os restantes dois trabalhos práticos individuais) e 20% para o trabalho prático de grupo.

O tópico e objectivos de cada trabalho serão definidos anuamente e comunicados atempadamente aos estudantes.


A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF = 0.30(TP1+TP2)+0.40(TP3+TP4)+0.20(TG1), escala 0 a 20 valores, arredondada à unidade.

Onde,

TP1 – classificação do trabalho prático individual 1 a realizar sensivelmente até ao final do primeiro terço do semestre em data a definir em cada ano,

TP2 – classificação do trabalho prático individual 2 a realizar sensivelmente até metade do segundo terço do semestre em data a definir em cada ano,

TP3 – classificação do trabalho prático individual 3 a realizar sensivelmente até ao final do segundo terço do semestre em data a definir em cada ano,

TP4 - classificação do trabalho prático individual 1 a realizar sensivelmente até metade do terceiro terço do semestre em data a definir em cada ano,

TG – classificação do trabalho de grupo a realizar até ao final do semestre.

NOTA 1: TODOS os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.

NOTA 2: A Época de Recurso (ER) é constituída por uma prova de avaliação com componente teórica e prática, a realizar durante a época de exames, em dia a definir.

NOTA 3: Os estudantes que reprovem na Avaliação Distribuída, ou aqueles que pretendam fazer melhoria de classificação, poderão optar por realizar a prova de avaliação mencionada na nota 2, sendo considerada a nota mais elevada para efeito de classificação final. Para tal, deverão formalizar o pedido dessa opção até 48h antes do Exame de RecursoA classificação dos trabalhos práticos e do trabalho de grupo não poderá ser melhorada.

NOTA 4: Os exames especiais compreendem a TOTALIDADE da matéria.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes com Estatutos Especiais são classificados de acordo com o método estabelecido em “Cálculo da Classificação Final”, EXCETO quando se submetem a exame em Época Especial. Neste caso, os Estudantes são avaliados em momento único, o qual consistirá de um exame classificado de 0 a 20 valores englobando a TOTALIDADE da matéria (cotações: Teórica – 10 valores; Prática – 10 valores).

Melhoria de classificação

Os Estudantes que já tenham obtido aprovação podem efetuar MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO, uma única vez, nas seguintes condições:

 (i)  realizando a prova de avaliação (classificada de 0 a 20 valores) da ER do ano em que obtiveram aprovação à UC. A classificação do trabalho prático não poderá ser melhorada;

(ii) realizando uma prova de avaliação englobando a TOTALIDADE da matéria (classificada de 0 a 20 valores) após o ER do ano letivo em que obtiveram aprovação à UC;

A Classificação Final na Unidade Curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Observações

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:

Frequência de disciplinas de graduação introdutórias às temáticas versadas na presente unidade curricular.

TEMPO DE TRABALHO ESTIMADO FORA DAS AULAS:

4 horas/semana.

Bibliografia Obrigatória

Os materiais da UC, juntamente com a bibliografia obrigatória e opcional, são fornecidos online por módulos sessão a sessão. Uma lista detalhada de livros para leitura adicional também é fornecida online para os alunos interessados.

Observações Bibliográficas

A bibliografia é apresentada para cada temática lecionada.

Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital (página dos conteúdos da Unidade Curricular no SIFEUP).

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