Código: | M.EMAT010 | Sigla: | SM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência e Tecnologia de Materiais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Metalurgia, Materiais e Processos Tecnológicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EMAT | 36 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Elsa Wellenkamp de Sequeiros | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
Elsa Wellenkamp de Sequeiros | 3,00 |
a. Justificação:
A UC Seleção de Materiais tem por objetivo introduzir uma metodologia de seleção de materiais e processos de conformação para componentes. Esta metodologia, desenvolvida pelo Prof. Michael F. Ashby e comercializada pela Ansys Granta, utiliza o software Granta EduPack tomando por base as solicitações mecânicas a que os componentes possam estar sujeitos, para a seleção de materiais. Este software associa uma base de dados de propriedades de materiais, com ferramentas de representação gráfica interativas, que permitem explorar e comparar propriedades dos materiais, com ferramentas de seleção materiais. A unidade curricular apresenta os conceitos, faz a demonstração, dedução e aplicação dos índices de seleção dos materiais, e aplica-os ao desenvolvimento de produtos e componentes.
Desta forma, os estudantes ampliam os seus conhecimentos dos materiais de engenharia e adquirem competências de seleção de materiais. Saber escolher o material certo para uma aplicação de engenharia ou encontrar um substituto adequado é uma mais-valia para um engenheiro de materiais
c. Competências e resultados de aprendizagem -
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão conseguir:
Explicar os conceitos básicos do procedimento de seleção de materiais, através da formulação de problemas em termos de função, objetivos, restrições e variável livre, usando índices de desempenho, objetivos múltiplos e/ou conflituosos.
Usar as ferramentas do software CES Edupack para criar gráficos, pesquisar e selecionar materiais.
Aplicar o procedimento de seleção a problemas reais, estudo de casos, que envolvem a análise do problema e a definição de requisitos (estabelecendo as condições e funções de trabalho, principais solicitações, objetivos e restrições).
Analisar os casos estudo já resolvidos no livro de suporte. Fazer a derivação dos índices de desempenho, selecionar a melhor solução, justificando as simplificações utilizadas. Avaliar criticamente a solução em comparação com as soluções existentes.
Os estudantes devem ter conhecimento sobre a relação entre o processo de fabrico e as principais propriedades dos materiais.
1. O processo de design: o conceito e os tipos alternativos de design. As ferramentas de design e as bases de dados de materiais. A relação entre a função do componente, o material, a geometria do componente e o processamento. Um exemplo de desenvolvimento do conceito de design. 2. Os materiais de engenharia e as suas propriedades características: As famílias dos materiais – os metais, os polímeros, os vidros, os cerâmicos, os elastómeros e os materiais híbridos. Gama de propriedades típicas de cada família de materiais. 3. As cartas de propriedades de materiais: o conceito, os tipos e a exploração das propriedades dos materiais através do uso de cartas dos materiais. 4. Selecção genérica de materiais: A estratégia de selecção, os índices de seleção de materiais e o perfil dos atributos do componente, processo de selecção através da especificação dos requisitos funcionais: transcrição dos requisitos, a selecção através dos limites dos atributos, e a ordenação dos índices dos materiais. Os limites dos atributos e os índices dos materiais. Os requisitos funcionais dos componentes e a metodologia de selecção dos índices dos materiais. Metodologia de transcrição dos requisitos funcionais do componente. Selecção dos materiais com base nos limites dos atributos. Ordenação: índices e cartas de materiais. A informação complementar. Selecção de materiais com base no software Ces EduPack e consultas a bases de dados de materiais. Os índices estruturais. Realização de exemplos de aplicação e estudos de casos. 5. Restrições e objectivos múltiplos: Selecção com restrições múltiplas. Objectivos antagónicos, funções penalização e constantes de permuta. 6. Selecção de materiais e o efeito da forma do componente: os factores de forma. Limites À eficiência de forma. As secções estruturais. O influência da forma do componente na selecção dos índices de materiais. Selecção simultânea da forma e do material. 7. Processos de conformação: Atributos geométricos dos componentes e a implicação na selecção dos processos de conformação. As famílias de processos: de conformação, de união e de acabamento. Estratégia de selecção sistemática dos processos. Selecção dos processos com base em critérios económicos.
As aulas consistem na apresentação sucinta dos aspetos teóricos mais relevantes e utilização do software CES Edupack na resolução dos problemas de seleção de materiais.
Serão atribuídos projetos aos alunos que consistirão num problema de seleção de materiais em projeto mecânico. O projeto será desenvolvido pelos alunos, organizados em grupos de três ou 4, fora do período de aulas. Os resultados serão apresentados a meio do semestre com uma apresentação e no final do semestre em forma de poster.
Esta unidade curricular é muito baseada na aprendizagem pessoal, e para isso, os estudantes recebem uma licença para usar o software de seleção de materiais. Os estudantes são incentivados a explorar o software para encontrar as suas próprias soluções, expô-las e discuti-las com seus colegas e com os docentes. As soluções e o procedimento de seleção de materiais devem refletir e aplicar o conhecimento adquirido noutras unidades curriculares do ciclo de estudo.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 83,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Elaboração de projeto | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Realização do projeto com presença obrigatória nas apresentações.
60% nota média dos testes/ classificação do exame de recurso + 40% da nota do projeto (10% apresentação intermédia, 10% apresentação do poster e 20% poster final).
É exigida a classificação miníma de 8 valores na média dos testes/exame final.
Exame de Recurso ou prova escrita equivalente
Exame de Recurso ou prova escrita equivalente