Análise de Dados Complexos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MECD |
22 |
Plano de estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O objetivo geral é criar competências no tratamento de dados de natureza complexa. Pretende-se desenvolver a capacidade de tratar dados que não sejam simplesmente tabelas de observações i.i.d. Os tipos de dados complexos (DC) abordados incluem os que são importantes hoje (texto, grafos e dados espácio-temporalmente referenciados) mas irá também acomodar novos tipos ou fontes de dados para preparar os estudantes para o desenvolvimento de técnicas adequadas para os problemas com que sejam confrontados nas suas vidas profissionais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os learning outcomes são:
- compreender a natureza de tipos de DC comuns e o seu impacto nas metodologias de análise de dados, em particular em relação aos algoritmos e à avaliação.
- compreender as abordagens típicas e também o estado da arte para análise dos tipos de DC mais comuns.
- configurar e utilizar tecnologias para análise de tipos de DC.
- desenvolver (criar/adaptar) metodologias para análise de novos tipos e fontes de DC.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Competências básicas em Inteligência Artificial e Aprendizagem Computacional (
Machine Learning), incluindo Estatística e Programação.
Programa
Tópicos avançados em sistemas de recomendação
Processamento de linguagem natural/Text mining
Análise de Redes Sociais
Análise de dados de séries temporais
Análise de dados espácio-temporalmente referenciados
Tendências em análise de dados complexos
Bibliografia Obrigatória
Burke, R.;
Recommender Systems: An Introduction, 2012 (https://doi.org/10.1080/10447318.2012.632301)
David Easley;
Networks, crowds, and markets
Hyndman, R.J. & Athanasopoulos, G.;
Forecasting: Principles and Practice (3rd edition), 2021 (https://otexts.com/fpp3/)
Dan Jurafsky and James H. Martin;
Speech and Language Processing (https://web.stanford.edu/~jurafsky/slp3/)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de conteúdos pelo docente.
Realização de exercícios teórico-práticos pelos estudantes.
Discussão de artigos científicos.
Software
Python
R
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
73,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
No caso de falta de uma das componentes da avaliação, a nota respetiva é de 0 (zero) valores.
Nota mínima em cada componente: 8,0 (oito) valores (em 20).
Fórmula de cálculo da classificação final
50% Mini-testes + 50% Projeto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto que isenta da frequência das aulas têm que realizar todas as componentes de avaliação, devendo contactar o regente para definir datas de acompanhamento do trabalho.
Melhoria de classificação
Pode ser feita melhoria de classificação da componente de mini-testes na época de recurso do ano em que o estudante é aprovado.