Código: | MECD04 | Sigla: | VPD |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MECD | 32 | Plano de estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
José Luís Cabral de Moura Borges | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
José Luís Cabral de Moura Borges | 3,00 |
Esta unidade curricular tem dois objetivos principais, preparar os estudantes para:
(i) utilizar os princípios e técnicas pré-processamento e preparação de dados de forma a obter um conjunto de dados com qualidade para ser analisado, que permita obter resultados com qualidade
(ii) e utilizar métodos de representação visual de dados que permitam melhorar a compreensão de dados complexos.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- aplicar técnicas pré-processamento para melhorar a qualidade de um conjunto de dados;
- desenhar visualizações de dados efetivas que permitam apreender a informação de um conjunto de dados;
- utilizar as ferramentas R, ggplot2 e tableau para a preparação e visualização de dados.
Pré-processamento de dados: Tipos de dados; Integração de dados; Discretização de variáveis contínuas; Tratamento de Outliers; Tratamento de Missing values; Técnicas de redução de dados, de seleção de atributos e de criação de novas variáveis; Amostragem.
Visualização de dados: Fundamentos de visualização de dados; Perceção na visualização de dados; Utilização da Cor; Codificação visual de variáveis discretas e contínuas; A gramática para construção de gráficos; Visualização Interativa.
A lecionação desta unidade curricular baseia-se nas seguintes atividades complementares de ensino e aprendizagem, e correspondente avaliação:
- A exposição de noções teóricas feita nas aulas deverá ser apreendida pelos estudantes através de atividades de estudo e conceptualização.
- A exposição de casos e respetivas resoluções realizadas nas aulas deverá ser objeto de estudo, conceptualização e experimentação com novos problemas por parte dos estudantes.
- A apresentação nas aulas dos métodos disponíveis em pacotes do R para preparação de dados, da ferramenta Tableau para análise exploratória de dados e da linguagem ggplot2 para criação de novas formas de visualização, deverá conduzir à exploração e experimentação autónoma pelos estudantes.
- Realização de um projeto em grupo com o objetivo de possibilitar a experiência prática de conceber e implementar uma solução para um problema concreto de visualização
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 55,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 40,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 0,00 |
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho de investigação | 12,00 |
Total: | 162,00 |
É necessário obter as classificações mínimas indicadas para ter frequência na disciplina e não exceder o número limite de faltas (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação”, Conselho Pedagógico da FEUP).
As provas escritas serão sem consulta, sendo fornecidas as principais fórmulas eventualmente necessárias.
A avaliação terá também em conta a apresentação, correção e qualidade do português utilizado.
P1: Projecto ggplot2 (45%) (É necessária uma nota mínima de 10 em 20)
P2: Mini-teste (55%) (É necessária uma nota mínima de 8 em 20)
Nota Final: 0.45 x P1 + 0.55 x P2
O cálculo das classificações para os alunos com regimes especiais rege-se pelas mesmas normas de avaliação que os alunos ordinários.
Os estudantes com estatuto especial de trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição, com impedimento de frequência das aulas, deverão tal como os restantes estudantes realizar o trabalho de grupo e apresentá-lo nos momentos de avaliação agendados.
Caso optem pela realização de avaliação em época especial, podem realizar o trabalho individualmente ou em grupo (em conjunto com outros estudantes nas mesmas circunstâncias) com um calendário de realização e avaliação previamente acordado com o docente da disciplina.
A componente de avaliação P2 (Mini-teste) poderá ser melhorada na época de exames. A componente P1 (projeto) poderá ser melhorada mediante inscrição na disciplina no ano seguinte.